TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOFÍSICA AUDITIVA: FATORES QUE PREJUDICAM A AUDIÇÃO HUMANA

Por:   •  13/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

BIOFÍSICA AUDITIVA: FATORES QUE PREJUDICAM A AUDIÇÃO HUMANA

Marcia Gabrielle¹, Flavia Nonata², Lanucia Campos³, Ramize Soares.

RESUMO

A biofísica é uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões de biologia. Em outras palavras podemos dizer que a biofísica é o estudo da matéria, espaço, energia e tempo que ocorrem nos sistemas biológicos. A biofísica busca enxergar o ser vivo com um corpo, que ocupando lugar no espaço, e transformando energia, existe num meio ambiente o qual interage com este ser. Aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e mesmo nucleares estão na fundamentação de vários fenômenos biológicos, e, portanto, podem ser tratados pelos conhecimentos das ciências físicas. O sistema aditivo é responsável por um dos sentidos humanos e precisa de uma serie de fenômenos físicos para ocorrer foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de destacar sobre a biofísica auditiva e como prejudica. As diferentes frequências de sons e ruídos podem ser um fator que prejudica de forma direta no sistema auditivo do ser humano, ou também desde o nascimento, onde são necessárias ações de prevenções quanto a traumas acústicos, Pair e outras que afeta na nossa audição.  

PALAVRAS CHAVES: Biofísica Auditiva; Problemas Auditivos; Ruídos.

ABSTRACT

Biophysics is an interdisciplinary science that applies the theories and methods of physics to solve biology issues. In other words we can say that biophysics is the study of matter, space, energy and time that occur in biological systems. Biophysics seeks to see the living being with a body, which occupies space in space, and transforming energy, exists in an environment that interacts with this being. Electrical, gravitational, magnetic and even nuclear aspects are in the foundation of various biological phenomena, and therefore can be treated by the knowledge of the physical sciences. The additive system is responsible for one of the human senses and needs a series of physical phenomena to occur. A review of the literature was carried out in order to highlight the auditory biophysics and how it harms. The different frequencies of sounds and noise can be a factor that directly affects the human auditory system, or also from birth, where preventive actions regarding Acoustic, Pair and other trauma that affects our hearing are necessary.

KEY WORDS: Auditory Biophysics; Hearing Problems; Noise.

INTRODUÇÃO

   A biofísica é uma ciência e/ou área interdisciplinar que estuda os diferentes sistemas biológicos, bem como a matéria, o espaço, a energia o tempo, o ensino é destinado a todos os cursos da área da saúde e biológicas (DELATORRE, 2015). Já na biofísica auditiva pesquisa-se a propagação de ondas, intensidade sonoras, ultrassons e ressonância (RUI e STEFFANY, 2006).

  O ouvido humano é um órgão que converte um estimulo mecânico, produzido em meios externo, em estímulos nervosos. Os órgãos dos sentidos são responsáveis por captar e transmitir as informações externas para o cérebro. Os receptores e as vias nervosas permitem a detecção dos sinais sonoros pela audição. Parte das informações recebidas pelo ser humano pode ser representada por um movimento ondulatório.

  A forma como os ruídos no dia a dia ocorrem é muitas vezes ao natural, mas vale analisar e discutir a influencia das perturbações nas perdas e/ ou complicação auditivas sendo elas às vezes no nascimento ou no decorrer do crescimento humano como exposição prolongada a ambientes ruidosos que acometem sistema auditivo (ARAUJO, 2002). Este trabalho tem por objetivo descrever o funcionamento do ouvido, os sons e analisar os fatores que acarreta na audição e/ou sistema auditivo.

METODOLOGIA

O método foi realizado através de pesquisas e leituras sobre o tema para assim, concretizar a revisão de literatura, onde a busca pelas matérias foram nas plataformas virtuais como o Google Acadêmicos, Biblioteca virtuais a respeito do tema “audição” ou “sistema auditivo”. Segundo BOCCATO (2006), a pesquisa bibliográfica permite encontrar as respostas às perguntas sobre as duvidas, através das publicações cientificas. Depois de ter feito as seguintes pesquisas, o artigo foi elaborado chegando a esta revisão de literatura.

BIOFISICA HUMANA: AUDITIVA

     A biofísica é uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões de biologia. A biofísica busca enxergar o ser vivo com um corpo, que ocupando lugar no espaço, e transformando energia, existe num meio ambiente o qual interage com este ser.

  Os órgãos dos sentidos formam um conjunto que é responsável por captar e transmitir as informações externas para o cérebro através de transformações biofísicas, que convertem os estímulos recebidos em impulsos elétricos. Aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e mesmo nucleares estão na fundamentação de vários fenômenos biológicos, e, portanto, podem ser tratados pelos conhecimentos das ciências físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com