TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que prejudicam a aprendizagem

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  6.307 Visualizações

Página 1 de 2

FATORES QUE PREJUDICAM A APRENDIZAGEM

No texto Fatores que Prejudicam a Aprendizagem, percebe-se a preocupação com a escola e o sistema social do qual a escola faz parte. Muitos fatores que prejudicam a aprendizagem estão ligados à desigualdade social promovida pelo sistema em que vivemos, existem diversos fatores que prejudicam a aprendizagem dentre eles os fatores escolares, fatores familiares e fatores individuais.

Dentro dos fatores da escola fala-se muito sobre autoridade. Autoridade segundo Morais, 2001, é tudo que faz com que as pessoas obedeçam. Ou seja, a relação é estabelecida desde muito cedo em cima da autoridade, nem sempre passa por discursão que leve a reflexão. E muitas vezes essa autoridade, não passa pela elaboração, fiscalização e nem execução das políticas de educação pública. E assim segue um caminho, inimizade, desinteresse do professor, passa pela relação entre alunos baseado na dominação e na competição, os métodos didáticos utilizados pelos professores, o ambiente escolar estático e rígido, favorece a submissão, a passividade e a dependência.

Nos fatores familiares nossa sociedade é caracterizada por situações de injustiça e desigualdade e a compreensão dessa dificuldade é o ponto de partida do trabalho do professor, ou seja, a escola não está adaptada à realidade da maioria de seus alunos que, por isso não aprendem o que lhes é ensinado. O número de irmãos pode afetar o rendimento escolar, no caso de filho único ou filho caçula esses podem desenvolver bloqueios à aprendizagem já que é alvo de todas as atenções familiares. O tipo de educação também afeta a aprendizagem, a educação familiar adequada é feita com amor, paciência e coerência.

No que se refere aos fatores individuais, convém que o professor esteja atento ao nível de maturidade, ao ritmo pessoal a as preferências dos alunos. O ensino antes de ser padronizado e igual para todos, deve adaptar-se às características individuais. Os comportamentos que podem ser prejudiciais à aprendizagem são os fatores de origem nervosa (hiperatividade, cacoetes, insônia, falta de apetite, etc.). Outro grupo que pode apresentar distúrbios de aprendizagem é grupo de fatores que se refere a características orgânicas, que traz como consequência o atraso ou a interrupção no desenvolvimento físico e mental. Valem ressaltar as deficiências físicas, essas crianças com deficiência física muitas vezes são discriminadas em casa, na escola, na sociedade em geral, enfrentando uma série de barreiras para estudar e aprender.

  Através da temática estudada, foi possível observar, que a aquisição da “Aprendizagem” se dá por meio diferentes fatores, onde, uns dependem dos outros para que esta aconteça de forma promissora durante todo processo de desenvolvimento psicossocial do homem. Trazendo este fator para o meio escolar, podemos concluir que é de fundamental importância a atuação do professor para o rendimento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, visto que o papel fundamental no trabalho escolar é contribuir para o desenvolvimento físico e psicológico do aluno no processo de escolarização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com