TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micoses Sistêmicas: Fatores Associados ao Óbito em Pacientes com Infecção Pelo Vírus da Imunodeficiência Humana

Por:   •  8/10/2022  •  Seminário  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

       TRABALHO De Micologia E VIROLOGIA

RESUMO:Micoses sistêmicas: fatores associados ao óbito em pacientes com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, Cuiabá, Estado de Mato Grosso, 2005-2008 

Um estudo com 1300 pacientes portadores de HIV/AIDS foi realizado em Cuiabá ,no estado Mato Grosso,no período de 2005-2008.Com objetivo de identificar fatores associados ao óbito causado por micoses sistêmicas em pacientes com HIV/Aids que receberam tratamento nas unidades especializadas para assistência ao portador de HIV/Aids de Cuiabá.

O estudo se baseou na analise  dos prontuários dos 1300 pacientes em 4 hospitais da cidade :Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, Hospital Geral Universitário e Hospital Universitário Júlio Muller. Foram utilizados  alguns critérios como:

principais sinais e sintomas, registro ou evidência, no prontuário, de infecção fúngica prévia ou de uso prévio de antifúngicos após o diagnóstico de Aids e presença de outras infecções oportunistas associadas. Informações epidemiológicas e demográficas tais como escolaridade, idade, sexo e hábito de usar fumo e álcool também foram registradas. Foram classificados como etilistas e tabagistas os pacientes cujos registros de prontuários constavam qualquer menção a esses hábitos.

As principais espécies de fungos  registradas com algumas ligações aos casos estudados foram o Cryptococcus neoformans , Cryptococcus gattii , Cryptococcus spp , Histoplasma capsulatum  e Paracoccidioides brasiliensis .  foi registrado obito em 32  pacientes, sendo a criptococose a principal causa.

A contagem baixa de linfócitos T CD4+ foi semelhante entre os pacientes que sobreviveram ou faleceram por micose sistêmica. As caracteristicas de etilismo e o nível médio de desidrogenase lática foram  independentemente associadas ao óbito dos pacientes do estudo.

Em conclusão resultados  do mostraram alta letalidade por micoses sistêmicas em pacientes portadores de HIV/Aids de Cuiabá e relacionou que características clínico-laboratoriais tais como o etilismo e a elevação precoce da desidrogenase lática podem ser fatores relacionados ao pior prognóstico nessas condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com