TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLETA E ESTUDO EM RESERVA DA MATA ATLÂNTICA

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

BARBARA CAMPOS KEMER MOREIRA

MARIA JULIA DO NASCIMENTO SANTOS

VICTOR AUGUSTO SOARES DE OLIVEIRA

COLETA E ESTUDO EM RESERVA DA MATA ATLÂNTICA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2017[pic 1]

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 – Tabela com os resultados microclimáticos......................... 10

TABELA 2 –Tabela de dados da serapilheira.......................................... 11

QUADRO 1- Fauna ................................................................................. 12

QUADRO 2- Espécies coletadas.............................................................. 12

TABELA 3 – Porcentagem dos métodos de coleta utilizados................... 13

QUADRO 3 - animais coletados por cada método.................................... 13


Sumário

1        INTRODUÇÃO        5

2        METODOLOGIA        6

2.1        MATERIAIS        6

2.2        MÉTODOS        7

2.2.1        FAUNA        7

2.2.2        SERAPILHEIRA        7

2.2.3        SOLO        7

2.2.4        VEGETAÇÃO        8

2.2.5        MICROCLIMA        8

3        RESULTADOS        8

3.1        MICROCLIMA        9

3.2        SOLO E SERAPILHEIRA        9

3.3        VEGETAÇÃO        10

3.4        FAUNA        11

3.5        IDENTIFICAÇÃO DAS EXSICATAS        12

4        DISCUSSÃO        15

4.1        MICROCLIMA        15

4.2        SOLO        16

4.3        FAUNA        16

4.4        FLORA        17

5        REFERÊNCIAS        18


[pic 2][pic 3]

COLETA EM RESERVA DE MATA ATLÂNTICA

Relatório científico realizado pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade Metodista de São Paulo, num estudo de campo, com o objetivo de ampliar os conhecimentos de métodos de coletas de fauna e flora e conhecimentos básicos de Mata Atlântica, treinando a capacidade de observação.

Orientadoras: Prof.ª Rosemeire Aparecida Bom Pessoni

Prof.ª Liliana Rubia de Ascenção Medeiros

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2017[pic 4]

RESUMO

O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo. Sendo um dos mais visados, a Mata Atlântica, possuí um alto índice de diversidade biológica, apesar de todo seu desmatamento. A partir deste índice, utilizamos um pequeno fragmento para análise situado em Ribeirão Pires, onde foi realizado um estudo de campo com intuito de aprimorar a idoneidade de observação, métodos de coletas para a obtenção de dados e novos conhecimentos sobre fauna e flora, utilizando processos metodológicos e técnicas de herborização, seguindo os procedimentos corretos de coleta. O objetivo do estudo de caso foi aprimorar nossos conhecimentos e ter contato maior com a natureza, aumentando nossas experiências e nossas capacidades de observação e preservação. Para a execução do trabalho foram necessários diversos equipamentos, que foram feitos pelo grupo para que a coleta fosse realizada do jeito correto. Materiais reciclados de fácil confecção e alguns disponibilizados pela faculdade facilitaram o processo de medição de amostras, microclimas, acidez do solo, dentre outros. Após a fase de coletas no campo, as amostras coletadas de fauna e flora foram levadas para um laboratório onde seriam analisadas e classificadas quanto sua classe, ordem, filo ou divisão. O microclima foi medido em diversos horários, desde a chegada no período da manhã até o término das coletas, com o ambiente úmido que no caso não apresentou alterações. Também foi analisado o aumento da temperatura do solo, que depois da coleta teve uma perca orgânica de 20%. No caso das plantas foram predominadas no local as Angiospermas, já a fauna os artrópodes de ordens Araneae e Hymenoptera. Todos os resultados foram comparados e apresentaram relações entre si, adquirindo um levantamento de dados para uma melhor execução da metodologia, tanto para fins didáticos quanto para estudos acadêmicos.

Palavras-chaves: biodiversidade, estudo, coleta, amostras, fauna, flora.

  1. INTRODUÇÃO

A Mata Atlântica é um dos principais biomas brasileiros, caracterizada pela sua vasta expansão territorial, ocupando uma área de 1.110 km², que abrange a área leste, sul e sudeste do Brasil. Sendo como uma das mais importantes florestas tropicais do mundo. Esses fatores em conjunto resultam numa diversidade única de paisagens, que abrigam uma extraordinária biodiversidade (CEPF, 2001).

Um bioma com elevado endemismo (CEPF, 2001), são mais de 15 mil espécies de plantas e mais de 2 mil espécies de animais vertebrados, sem contar os insetos e outros animais invertebrados

Mas infelizmente um dos biomas mais ameaçados do planeta. Mori et al. (1981), já acreditavam ser esta floresta, o ecossistema tropical, em todo mundo, em estado mais crítico de degradação. Mas ainda restando 7% de sua cobertura original, mesmo sendo reconhecida pela Unesco e decretada Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988.

No dia 1 de abril de 2017 foi realizado um estudo de campo, em um fragmento de Mata atlântica localizado no Estado de São Paulo, cidade de São Bernardo do Campo (bairro Riacho Grande). O estudo teve como o objetivo principal praticar os conhecimentos básicos de fauna e flora, métodos de coleta e herborização. Com finalidade de aprimorar a capacidade de observação, e um início para pesquisas cientificas, que irão ajudar a classificar as espécies e estudar o ambiente em que eles habitam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (267.4 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com