TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências

Por:   •  3/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

Filo Cordados

As características fundamentais desses animais são a presença de fendas branquiais na faringe, sistema nervoso dorsal e notocorda, estrutura fibrosa de sustentação. O filo Chordata compreende três subfilos:

Urochordata - Com cerca de 1300 espécies, toda vivendo em ambiente marinho. Com forma de saco, a maioria vive fixada nas rochas. O corpo é protegido por uma espécie de túnica, motivo pelo qual são conhecidas como tunicados. As ascídias são urocordados fixos (sésseis), enquanto as salpas e oicopleuras são planctônicos.

Cephalochordata - Com cerca de 25 de espécies, toda de ambiente marinho. São animais semelhantes a pequenos peixes afilados. O exemplo típico é o anfioxo, que vive enterrado na areia das praias.

Vertebrata (Vertebrados) - Com cerca de 52 mil espécies, vivem em todos os tipos de ambientes. Neste subfilo encontram-se desde peixes muito pequenos, com alguns milímetros, até animais muito grandes, como as baleias de muitos metros. Como característica gerais dos vertebrados, podemos citar: sistema esquelético constituído por coluna vertebral ( formada por vértebras), sistema muscular com três tipos de tecidos e sistema tegumentar formado por duas camadas: epiderme e derme.

As classes mais importantes são:

Peixes

Superclasse que reúne os vertebrados aquáticos. Os peixes são divididos em três classes:

Ciclóstomos - Com 50 espécies, são peixes sem mandíbulas, possuidores de boca circular que funciona como ventosa sugadora. A lampreia é o exemplo mais típico.

Condríctes - Com cerca de 550 espécies, os condrictes são peixes com esqueleto cartilaginoso. Possuem boca ventral, cloaca, intestino com válvula espiral e ausência de bexiga natatória. Ex: tubarões, cações e raias.

Osteíctes - Com cerca de 200 mil espécies, os osteíctes são peixes com esqueleto ósseo. Possuem boca anterior, bexiga natatória, presença de ânus e orifício urogenital. Ex:  sardinha, carpa, tucunaré, manjuba, etc. Um grupo especial de osteíctes são os dipnóicos, com capacidade de respiração aérea graças à adaptação da bexiga natatória para função pulmonar. Ex: pirambóia.

Anfíbios

Com quatro mil espécies, foram os primeiros vertebrados a invadir o ambiente terrestre. São animais com uma fase de vida aquática e outra terrestre. Existem três ordens:

Urodelos - São anfíbios que apresentam cauda, possuindo quatro patas empregadas na locomoção. São as salamandras e os tritões. O termo urodela deriva de uros, que significa cauda.

Anuros - São anfíbios que não possuem cauda, como as rãs, os sapos e as pererecas.

Ápodes - São anfíbios desprovidos de patas, com o corpo cilíndrico em forma de verme. As cobras-cegas são exemplos típicos.

Répteis

Com cerca de sete mil espécies, os répteis são vertebrados terrestres, ovíparos, cujo corpo é revestido por escamas córneas, membros locomotores situados no mesmo plano do corpo, pecilotérmicos e de respiração estritamente pulmonar. Existem três ordens:

Quelônios – inclui as tartarugas, os cágados e os jabutis. São animais com respiração pulmonar, desova terrestre e corpo protegido por carapaça resultante da fusão de placas ósseas dérmicas.

Crocodilianos – inclui os crocodilos e os jacarés. São animais com coração com quatro cavidades distintas e o corpo revestido de placas dérmicas. São os maiores e mais evoluídos répteis atualmente resistentes.

Escamados – são os répteis mais numerosos, incluindo os lagartos, os camaleões e as lagartixas (subordem lacertíllia) e as cobras (ophidia). A característica básica é a presença de escamas córneas recobrindo todo o corpo. Os ofídios possuem membros atrofiado, reduzidos a vestígios apenas no esqueleto. Muitas espécies são peçonhetas. Ao contrário dos demais répteis, as cobras não possuem tímpano nem ouvido médio. A língua bífida recolhe partículas odoríferas e tateia o ar a sua volta.

Aves

São os animais vertebrados e homeotérmicos, cuja principal característica é a presença de penas. São bípedes, pela transformação dos membros anteriores em asas, o que lhes garante a capacidade de voar. Outras características que facilitam o vôo: sacos aéreos nos pulmões e ossos pneumáticos. Na bifurcação da traquéia existe a siringe, um órgão sonoro. O alimento é ingerido pelo bico córneo; a ausência de dentes é compensada por um estômago mecânico, a moela, além do estômago químico, o proventrículo. Existem várias ordens:

Apterigiformes (quivi); Anseriformes (pato, ganso, cisne); Apodiformes ( beija-flor e andorinhão); Caradriiformes (gaivota); Casuariformes (casuar); Ciconiformes (colhereiro, garça, cegonha); Columbiformes (pomba, rolinha); Esfenisciformes (pingüim); Estrigiformes ( coruja); Estrutioniformes (avestruz); Falconiformes ( gavião); Galiformes (galinha, pavão, faisão, peru); Gruiformes ( grou, saracura, seriema); Passeiformes (mergulhão e pelicano); Piciformes (pica-pau, tucano); Procelariformes (albatroz); Reiformes (ema); Tinamiformes (codorna, macuco, inambu); Psitaciformes ( papagaio, cacatua, arara, periquito).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com