TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo educacional

Seminário: Processo educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

O processo educacional deve levar em consideração as particularidades de cada individuo, respeitando suas capacidades e limitações com o objetivo de oferecer pleno desenvolvimento ao aluno. O trabalho pedagógico apropriado deve ter como ponto de partida os conhecimentos que o aluno já possui para que possam ser ampliados e que novos conhecimentos sejam construídos.

Aos pais cabe o papel de acompanhar o desenvolvimento da criança e dar constantes respostas aos professores no sentido de esclarecer as necessidades do filho e apresentar caminhos ao educador, afinal para ele esta também pode ser uma situação nova e desafiadora. Nesta jornada, pais e professores passam a ser parceiros na meta de educar aquela criança que apresenta diferenças linguísticas em virtude do distúrbio auditivo. É claro que isso dificulta o acesso aos conteúdos escolares de forma igualitária em relação aos demais alunos que desenvolveram a linguagem oral de forma natural, na convivência com outras crianças ou com alunos.

Como o desenvolvimento do aluno é estreitamente relacionado aos sentidos, a educação de um individuo com deficiência auditiva deve ser planejada executada por pessoas capacitadas, educando através de atividades que estimulem a interação com o meio em que o aluno esta inserido.

Confira abaixo algumas atividades que podem ser usadas para o desenvolvimento de deficientes auditivos e salas regulares:

Atividades rítmicas

Serve para desenvolvimento da coordenação motora global e pode ser realizada em grupos. Ajuda a demonstração à utilização da comunicação através de gestos, o que facilita no aprendizado e fluência em LIBRAS, e também apresenta o conceito de cores para comunicação.

Um exemplo de atividade rítmica é jogo de bola de acordo com a velocidade ditada pelo professor, com bolas verdes, amarelas e vermelhas, que simbolizam ações a serem executadas.

Atividades de Mimica

É útil para ajudar na desenvoltura gestual, no posicionamento e conhecimento corporal, oque ajuda na comunicação. A utilização de gestos pode ser estimulada para o aluno entender.

Desenhos e pinturas

Ajudam no conhecimento e na pratica da leitura e estudos diversos. Também podem ser usado reforço para o estudo de LIBRAS, através da associação do sinal, do objeto que ele representa e da palavra escrita, possibilitando que o deficiente auditivo possa mais facilmente com o seu meio.

Brinquedos e jogos

Funcionam como uma ponte entre deficientes auditivos e não deficientes, sendo ótimos para educação integrada, pois a forma de jogar pode ser descrita facilmente através de símbolos, estimulando a interação entre os jogadores de forma natural.

Jogos como damas, xadrez, dominó , lego, entre outros, podem ser utilizados como forma de exercitar o raciocínio como passatempo.

Existem varias atividades que podem ser desenvolvidas para deficientes auditivos, bastante apenas saber respeitar as limitações e ressaltar as capacidades de cada individuo.

No caso especifico dessas crianças, o professor precisa estar atento ao que possui significado na vida delas. Usar exemplos como o trajeto do ônibus ou o troco de uma negociação no supermercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com