TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Químico do Dióxido de Carbono

Por:   •  5/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal De Mato Grosso.

Campos Cuiabá.

Instituto De Ciências Exatas E Da Terra.

Licenciatura Plena Em Química.

Disciplina: Química Inorgânica II.

RELATORIO RELATORIO

Comportamento Químico do Dióxido de Carbono

Resultados:

O procedimento foi realizado em duas partes, sendo uma com o aparelho de Kipp e outra com o Tubo de ensaio, sendo a ultima diferente pela adição de água e calor.

Parte I – Aparelho de Kipp        

  1. Observou-se que ao colocar ácido clorídrico concentrado ao carbonato de cálcio (CaCO3) no aparelho, houve a dissociação do CaCO3 resultando em: liberação de gás carbônico, percebendo-se através do borbulhamento da solução, formação do sal de CaCl2 e H2O.
  2. Com a coleta desse gás através de uma mangueira, adicionado a uma solução de Ca(OH)2 + NaOH para basificar mais o meio, observou-se que nada ocorreu. Isso pode ser explicado, pois a solução para que houvesse precipitado precisaria estar com pH = 10.
  3. Adicionou-se BaCl2 + NaOH para formar o hidróxido Ba(OH)2 e alcalinizar o meio, logo adicionou-se o gás a essa solução e ocorreu a formação de um pequeno precipitado branco sendo ele BaCO3.

Não utilizou-se o Ba(OH)2 em solução preparada do laboratório, pois já havia sido reutilizado e possivelmente a concentração de Ba era mínima.

  1. Adicionou-se o gás carbônico a água destilada e verificou-se que não ocorreu a formação de precipitado. Porque houve a formação de H2CO3 e devido a este ser um ácido poliprótico, houve duas desprotonações, resultando em CO32-(aq)  em meio ácido pelo aumento da concentração de H+.
  2. Inseriu-se a uma solução de AgNO3 o CO2 e notou-se a formação de precipitado branco com sua solução turva cinza.

Com o aparelho de Kipp, percebeu-se que a reação ocorreu mais rapidamente, por não ser em meio aquoso e o ácido clorídrico ser concentrado.

A reação que ocorre no aparelho é:

CaCO3(s) + 2HCl(l) [pic 1]CO2(g) + CaCl2(aq) + H2O(l)

A reação ocorrida para a formação de hidróxido de Bário:

BaCl2 + 2NaOH  [pic 2]2NaCl + Ba(OH)2

Com a adição de CO2(g):

Ba(OH)2(aq) + CO2(g) [pic 3]  BaCO3(s) + H2O(l)  

Reação do gás com a água:

CO2(g) + H2O(aq) [pic 4]H2CO3  (Reação de sua desprotonação completa está na questão 3).

Parte II – Tubo de Ensaio

2.1 Inseriu-se no tubo de ensaio o calcário e logo o HCl diluído a 2,0M e fechou-se rapidamente com um sistema de recolha de gás. Assim observou-se a liberação de gás carbônico. O aquecimento no bico de Bunsen foi realizado quando houve a diminuição da liberação de CO2.

2.2 Ao adicionar o gás ao tubo com Ca(OH)2, relatou-se que nada ocorreu, pelo pH estar abaixo do desejado para a precipitação. O mesmo ocorrido no aparelho de Kipp.

2.3 Utilizou-se a solução já preparada de hidróxido de Bário na parte I, assim ao acrescentar o gás carbônico, formou-se pequenas quantidades de precipitado branco, Ba(OH)2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com