TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

RELAÇÕES DOS CONCEITOS:

I) Bioma X Biocenose

No que se assemelham: Ambos os termos tem haver com as interações de espécies distintas.

No que se diferem: O termo “Bioma” apresenta-se, relaciona-se mais com o conceito de área, local e/ou espaço geográfico; já o termo “Biocenose” relaciona-se com “ações” de determinadas espécies, ou seja, as chamadas interações.

II) Bioma X Biótopo

No que se assemelham: Ambas englobam o conceito de local ou espaço geográfico, ou seja, o meio físico onde vivem os seres vivos e também condições ambientais.

No que se diferem: O termo “Bioma” apresenta os aspectos geográficos de clima e vegetação do local, diferenciando-se de “Biótopo” que se preocupa mais, ou apenas, com o conceito de ambiente (lugar), incorporando as condições físicas e químicas do meio ambiente.

III) Bioma X Ecossistema

No que se assemelham: Os dois têm haver com interações de espécies distintas e se englobam ao conceito de local ou espaço geográfico, ou seja, o meio físico onde vivem os seres vivos e suas condições ambientais.

No que se diferem: O termo “Bioma” apresenta-se os aspectos geográficos de clima e vegetação do local e, relaciona-se mais com o conceito de área, local e/ou espaço geográfico; já o termo “Ecossistema” relaciona-se com “ações” de determinadas espécies, ou seja, as chamadas interações físicas e químicas do meio ambiente.

IV) Bioma X Clima

No que se assemelham: Ambos dizem respeito às fatores físicos em uma determinada região.

No que se diferem: O termo “Clima” dever analisado a partir de determinado(s) períodos ao logo do ano, já o termo “Bioma” conceitua-se com referência a uma área do espaço geográfico. Em outras palavras, “Bioma” é um macro clima.

V) Bioma X Espécie

No que se assemelham: Ambos os termos quando possuem condições naturais favoráveis entre si, são capazes de se reproduzirem, originando assim indivíduos férteis.

No que se diferem: O termo “Bioma” apresenta-se uma área do espaço geográfico, que tem por características a uniformidade de um macro clima definido, de uma determinada fitofisionomia ou formação vegetal. Já o termo “Espécie” relaciona com o conjunto de indivíduos que se assemelham e são capazes de se cruzarem em condições naturais e estando isoladas quando se cruzam, não originam indivíduos férteis.

VI) Bioma X População

No que se assemelham: Os dois termos têm em comum a região demográfica em que os indivíduos vivem.

No que se diferem: A diferença se caracteriza pelo fato do termo “Bioma” se um conjunto formado por elementos biótipos e abióticos e o termo “População” formado por indivíduos.

VII) Bioma X Nicho Ecológico

No que se assemelham: Ambos os termos englobam o modo de vida de cada espécie e outros organismos vivos associados a determinada região.

No que se diferem: O termo “Nicho Ecológico” abrange apenas aos aspectos relacionados ao modo de vida da espécie em uma dada região. Já o termo “Bioma”, outras condições ambientais, como altitude, salinidade do solo, clima, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com