TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Sobre O Corpo I

Trabalho Universitário: Conhecimentos Sobre O Corpo I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade no Portfólio

Objetivos

Compreender as características morfológicas e a composição química das células ani¬mais.

Analisar as principais biomoléculas e suas funções para o metabolismo celular.

Compreender a importância da membrana plasmática e do núcleo da célula eucarió¬tica animal.

Compreender o sistema de endomembranas.

Conhecer os principais tipos de tecidos.

Classificar cada tipo tecidual.

Compreender a importância destes tecidos na composição do organismo humano.

Descrição da atividade

Com base nos estudos das unidades 1, 2, 3 e 4, que trataram dos principais conceitos em Biologia Celular e Histologia, responda às questões a seguir. Depois, poste-as no Portfólio, intitulando o exercício de Atividade de Biologia.

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

R: É a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos. Dessa maneira, de acordo com a teoria celular, todos os organismos vivos são compostos por células. Os dois tipos básicos são: Procarióticas a principal característica dessas células é uma pobreza em membranas, apresentando somente a membrana plasmática. Eucarióticas são mais complexas, a principal característica é a presença de membranas. Os seres constituídos por elas são chamados de eucariontes e são representados pelos reinos protista, plantae, fungi e animália (no qual os humanos estão incluídos)

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

R: As principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal são: água, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos. De todas as biomoléculas, a água possui propriedades químicas que a tornam indispensável para os organismos vivos. O corpo humano é composto por cerca de 70% de água, fazendo-se, portanto, necessária para todos os processos metabólicos celulares. Os carboidratos têm a função de fornecer energia necessária para as reações metabólicas da célula, e assim fornece energia. Os lipídios têm a função de isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e também possui a função de reserva energética estrutural. As proteínas possuem função de sustentação estrutural da célula e dos tecidos, de transporte, de defesa, controle do metabolismo. Ácidos nucléicos possuem a função do armazenamento das informações genéticas.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

R: A membrana plasmática é constituída de uma dupla camada de lipídios, proteínas e carboidratos presos a esses lipídios. O transporte de moléculas através da membrana plasmática pode ser divido em dois tipos principais: o transporte passivo e o transporte ativo. Passivo é o transporte em que não há gasto energético. A molécula passa do meio de maior concentração para o de menor concentração, tendo um caráter decrescente e bidirecional, que pode ser dividido em três tipos, que são: difusão simples, difusão facilitada e osmose. Ativo é o tipo de transporte no qual há gasto de energia. O gasto energético ocorre porque a molécula deverá ser transportada contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio de menor concentração para o de maior concentração.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

R: Estruturalmente, o mitocôndrio apresenta um sistema duplo de membranas, sendo uma membrana externa e uma interna, formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço intermembranoso. As composições químicas dessas membranas são distintas. De modo que a membrana interna apresenta 80% de proteínas e 20% de lipídios, enquanto a membrana externa apresenta 50% de proteínas e 50% de lipídios. Sua principal função é respiração celular e produção de energia.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

R: O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Distinguem-se basicamente dois tipos de tecidos epiteliais, segundo sua estrutura e função, sendo eles o epitélio de revestimento e o epitélio glandular. Epitélio de revestimento sua função é o revestimento das suas superfícies externas e das cavidades do corpo. Devido à sua localização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com