TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO

Monografias: CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Referente Conhecimentos do Corpo I

Descrição da Atividade:

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos 4)organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (possui uma única célula). Outros organismos, tais como seres humanos, são pluricelulares.

Células eucarióticas: possuem núcleo organizado, é uma célula bem complexa.

Células procarióticas: não possuem núcleo organizado e não possuem certas organelas, é bem simples. Exemplo: bactérias.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

Água: principal biomolécula, responsável por setenta por cento do peso total de uma célula. Além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de suas estruturas e funções. É o fator primário de definição das complexas estruturas espaciais das macromoléculas.

Proteínas: constituem a maior fração da matéria viva, são as macromoléculas mais complexas, possuem inúmeras funções na célula;

Ácidos nucléicos: são as maiores macromoléculas da célula, são os responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética.

Carboidratos: são os principais combustíveis celulares, possuem também função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular.

Lipídios: formam nossa principal fonte de armazenamento de energia, assim como desempenham importante função na estrutura das membranas biológicas; são biomoléculas hidrofóbicas.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

A membrana plasmática envolve a célula e separa o meio intracelular do meio extracelular, controlando a passagem da substância entre esses meios (permeabilidade seletiva e transporte de molécula) e mantendo a constância do meio intracelular. É também responsável pela interação entre as células e proporciona suporte para a célula.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

A mitocôndria possui a matriz, DNA, membrana interna, espaço inter-membrana, membrana externa e ribossomos. É importante lembrar que como as mitocôndrias possuem DNA próprio elas não dependem de ninguém para serem criadas, elas mesmas geram outras mitocôndrias. Sua principal função é a respiração celular e produção de energia.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

O tecido epitelial é formado por um conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados, realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas.

Da combinação dessas características, temos os seguintes tipos de tecidos:

- Epitélio pavimentoso dos alvéolos pulmonares, proporcionando a hematose do sangue, permitindo a passagem de oxigênio para as hemácias;

- Epitélio cúbico simples dos rins, com função de absorção e secreção;

- Epitélio cilíndrico simples do intestino delgado, efetuando a absorção do alimento digerido;

- Epitélio estratificado pavimentoso, exercendo a função de proteção revestindo todo o nosso corpo (a epiderme);

- Epitélio cilíndrico pseudoestratificado e ciliado da traqueia e brônquios, desempenhando função de proteção, remoção e eliminação de impurezas na via respiratória;

- Epitélio de transição da bexiga, com função de distensão e retração (propriedade elástica) de acordo com o teor de urina armazenada.

- Epitélio glandular: tecido especializado na síntese de secreções (hormônios, enzimas digestivas e substâncias como: suor, lágrimas, gametas e leite). Podem ser endócrinas, exócrinas ou mistas.

6) Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções? Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

O tecido conjuntivo caracteriza-se pela presença de diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular ou matriz extracelular.

Ele proporciona a sustentação estrutural e metabólica para os tecidos e órgãos do corpo humano, estabelecem a integração entre os diferentes tecidos corporais, bem como regula a troca de nutrientes, gases e metabólitos entre os tecidos e sistema circulatório. Armazena gordura e participa das defesas do organismo, fazendo uma barreira contra a entrada de micro-organismo e participando do sistema imune nos meios de suas células.

Suas células e fibras participam ativamente do processo de cicatrização e reparo após lesões teciduais.

Pode ser classificado em:

1- Tecido conjuntivo propriamente dito: pode ser frouxo, denso (modelado ou não modelado).

2- Tecido conjuntivo com propriedades especiais: tecido adiposo, tecido elástico, hemocitopoético, tecido mucoso.

3- Tecido ósseo.

4- Tecido cartilaginoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com