TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Sobre O Corpo

Monografias: Conhecimentos Sobre O Corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de Biologia

Questões:

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

6) Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções? Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

7) Quais são os tipos de cartilagens encontradas?

8) Quais são as células componentes do tecido ósseo, suas funções e sua importância durante o processo de reparo ósseo após fraturas?

9) Como é constituído o tecido muscular? Quais os tipos encontrados e suas funções?

10) Qual a composição celular do tecido nervoso e suas funções?

Respostas:

1) É a menor parte com forma definida que constitui um ser vivo. Células Procariontes, não possuem carioteca. A carioteca é uma membrana que separa o material genético do citoplasma. Eucariontes possuem a carioteca, individualizando o material nuclear da célula.

2) As principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal são os lipídeos, as proteínas, a água, os carboidratos e os ácidos nucléicos (DNA e RNA). A água tem sua função fundamentada na importância que possui para a realização de todas as atividades metabólicas. Os carboidratos têm a função de fornecer energia necessária para as reações metabólicas da célula, e assim também fornece energia. Os lipídeos têm a função de isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e também possui a função de reserva energética estrutural. As proteínas possuem função de sustentação estrutural da célula e dos tecidos, de transporte, de defesa, controle do metabolismo. Os ácidos nucléicos têm a função de armazenar e transmitir as informações genéticas e estão relacionadas com o controle da atividade celular

3) A membrana plasmática é constituída de uma dupla camada de lipídeos, proteínas e carboidratos presos a esses lipídeos. O transporte através da membrana plasmática pode ser dividido em dois tipos principais: o transporte ativo, no qual há gasto de energia e o transporte passivo, ao qual não há gasto energético.

4) Ela é composta por um sistema duplo de membranas, sendo uma membrana externa e uma membrana interna, formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço intermembranoso. Ela é responsável pela respiração celular.

5) O tecido epitelial é constituído por células justapostas, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Existem dois tipos de epitélios, os de revestimentos e os glandulares. Os epitélios de revestimentos atuam no revestimento das superfícies externas e das cavidades do corpo, elas apresentam funções de proteção do organismo, formando uma barreira contra a entrada de micro-organismos, além de atuar na absorção de nutrientes e na divisão do organismo em compartimentos funcionais. O tecido epitelial glandular se especializa na produção e na secreção de substâncias, elas são originadas do tecido epitelial de revestimentos, cujas células se proliferaram, aprofundaram e invadiram o tecido conjuntivo adjacente, apresentando uma lâmina basal ao seu redor, formando assim, uma glândula.

6) O tecido conjuntivo é constituído por células bem diferenciadas e por abundante material intercelular. Este material intercelular é formado por substância fundamental, também chamada de matriz, e por elementos fibrilares. A substância fundamental é formada por água e por macromoléculas alongadas, como pelas glicosaminoglicanas, pelas proteoglicanas, pelas glicoproteínas e pelo ácido hialurônico. Os elementos fibrilares são as fibras elásticas, as fibras reticulares e as fibras colágenas. Este tecido possui vasos sanguíneos, nervos e células sem justa posição. As principais funções são Suporte estrutural, Amortecer impactos, Transportar nutrientes, Espalhar células de defesa pelo corpo, Armazenar gordura. Classificam-se em Tecido conjuntivo frouxo: é o de maior distribuição no organismo. Nele não há predominância de qualquer um de seus componentes, todos estão em quantidades iguais: pouca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com