TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Sobre O Corpo

Artigo: Conhecimentos Sobre O Corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

1)QUAIS SÃO AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O TECIDO NERVOSO E AS SUAS FUNÇÕES? Neurônios, GLIÓCITOS, NERVOS ,SINAPSES . OS NEURÔNIOS são células responsáveis pelos impulsos nervosos, altamente especializadas, dotadas de um corpo celular e numerosos prolongamentos citoplasmáticos, denominados neurofibras ou fibras nervosas. OS GLÍOCITOS possuem a função de envolver e nutrir os neurônios, mantendo-os unidos. Os principais tipos de células desta natureza são os astrócitos, oligodendrócitos, micróglias e células de Schwann. AS FIBRAS NERVOSAS organizam-se em feixes. Cada feixe, por sua vez, é envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro. Vários feixes agrupados paralelamente formam um nervo. O nervo também é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo chamada epineuro. As sinapses são regiões de conexão química estabelecidas entre um neurônio e outro; entre um neurônio e uma fibra muscular ou entre um neurônio e uma célula glandular. Logo, as sinapses podem ser interneurais (entre um neurônio e outro), neuromusculares (entre um neurônio e uma fibra muscular) ou neuroglandulares (entre um neurônio e uma célula glandular).

2) Como os neurônios se comunicam? Qual é a importância da bainha de mielina? OS NEURÔNIOS COMUNICAM-SE ATRAVÉS DE SINAPSES OS VÁRIOS TIPOS DE NEURÔNIOS, BIPOLAR, MONOPOLAR, PSEUDOBIPOLAR... LANÇAM VÁRIOS DENDRITOS QUE SE COMUNICAM COM TERMINAÇÕES DE AXÔNIOS DE OUTROS CHAMADO SINAPSE. NESTA SINAPSE SÃO LIBERADAS SUBSTÂNCIAS QUE PASSAM A INFORMAÇÃO DE UM NEURÔNIO AO OUTRO. A bainha de mielina é uma éspecie de dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio dos neurônios. É de grande importância p/ a nossa saúde.Sua função é acelerar a velocidade da condução do IMPULSOS NERVOSOS.

3) Explique o mecanismo de contração muscular. Qual o papel do sistema nervoso na contração muscular? Um estímulo faz com que o cérebro mande um impulso ao longo de um nervo motor até as fibras musculares, onde secreta uma pequena quantidade de acetilcolina, que abre em moléculas protéicas da membrana da fibra canais acetilcolina-dependentes que propiciam a fluência de íons sódio para o interior da mesma no ponto terminal neural, o que gera um potencial de ação que irá despolariza-la penetrando também na fibra, fazendo com que o retículo sarcoplasmático libere íons cálcio para as miofibrilas. Esses íons cálcio promover grande força atrativa entre os filamentos de actina e miosina, caracterizando a contração e, logo após, são bombeados de volta ao lugar de origem, o que caracteriza o fim da contração. A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.O estímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retículo sarcoplasmático (um conjunto de bolsas membranosas citoplasmáticas onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contração muscular. Assim que cessa o estímulo, o cálcio é rebombeado para o interior do retículo sarcoplasmático e cessa a contração muscular.

4) EXPLIQUE OS TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES ESTRIADAS ESQUELÉTICAS? O músculo estriado constitui-se de células musculares denominadas fibras musculares que são interligadas por tecido conectivo. Tal músculo é de caráter voluntário ou não, sendo inervado por neurônios motores. Pode ser do tipo estriado esquelético ou estriado cardíaco. Este tipo de músculo contém terminações nervosas para a dor e possui proprioceptores sendo responsável pela produção de movimentos e manutenção da postura corporal e constituem cerca de 40 a 45% do peso corporal de um adulto. O sistema muscular esquelético inclui aproximadamente 434 músculos onde 75 pares estão envolvidos com a postura geral e movimento, enquanto que os demais são músculos menores e envolvidos com mecanismos não diretamente relacionados ao movimento de todo o corpo (ex: controle da voz e deglutição). Este tipo de músculo é denominado estriado por possuir estriações transversais formadas pela O músculo estriado constitui-se de células musculares denominadas fibras musculares que são interligadas por tecido conectivo. Tal músculo é de caráter voluntário ou não, sendo inervado por neurônios motores. Pode ser do tipo estriado esquelético ou estriado cardíaco. Este tipo de músculo contém terminações nervosas para a dor e possui proprioceptores sendo responsável pela produção de movimentos e manutenção da postura corporal e constituem cerca de 40 a 45% do peso corporal de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com