TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública

Por:   •  15/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE METODISTA DE ANGOLA

Faculdade de Ciências da Saúde e Bem-Estar

Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública

INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE

Escherichia coli

[pic 2]

Nome: Denise Marta Punguila da Silva

Nº de Aluno: 41857

Turma: C

Período: Manhã

Curso: Analises Clinicas e Saúde Publica

Docente: Justino Caquarta

LUANDA, 2021

[pic 3]

UNIVERSIDADE METODISTA DE ANGOLA

Faculdade de Ciências da Saúde e Bem-Estar

Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública

INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE

Grelha de avaliação

Nome do estudante: Denise Marta Punguila da Silva                   Nº. estudante: 41857

[pic 4]

 Título do trabalho Escherichia coli    

Professor: Justino Caquarta

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Investigação em Saúde, do 1º ano no Curso de Análises Clinicas e Saúde Publica, da Faculdade de Ciências da Saúde e Desporto na Universidade Metodista de Angola.

Na temática desenvolvida centramos a nossa atenção correlacionada ao tema Escherichia coli que tem comprovado papel como patógeno entérico e também extraintestinal, sendo o agente etiológico de amplo espectro de infecções invasivas no homem e nos animais, além de ser um dos integrantes da microbiota intestinal de mamíferos e aves (Ron, 2006).

Essas bactérias foram consideradas inofensivas durante muitos anos. Contudo, devido aos fatores de virulência que são as proteínas de adesão, de invasão, e proteínas tóxicas que caracterizam diversas manifestações clínicas, que vão desde diarréias coleriformes e colites agudas até disenteria e morte (Nataro e Kaper, 1998; Chen e Frankel, 2004).

O corpo do trabalho é composto por uma revisão dos diferentes tipos de literaturas, que centram directamente na problemática do trabalho, pós a partir destas informações que se basearam o nosso trabalho.

No decorrer da investigação encaramos com problemas de caracter cientifico e social, como falta de artigos nacionais suficientes para engradecer o tema e a utilização principalmente de literatura estrangeira, pós a nível nacional ainda carece de dados principalmente estatístico sobre o estudo da referida bactéria no nosso território, fruto do problema social ainda existente no nosso país.

No âmbito do exercício das nossas actividades académicas, constactamos de facto diversos casos relacionados com a infecção causada pela bactéria Escherichia coli e considerando o indicador de qualidade da agua e alimentos mal conservados ou contaminados, sendo que estes são os principais meios de infecção ou através do contacto com as fezes da pessoa contaminada, e por isso é de fácil transmissão especialmente entre as crianças. Casos destes acontecem constantemente em Angola, más ainda existe falta de conhecimento sobre a existência da bactéria e défice no que concerne a higienização de alimentos, tratamento de água e saneamento básico o que dificulta o combate e tratamento da infecção causando assim complicações graves no trato urinário e intestinal causando assim varias doenças como Gastroenterite, quando afeta o intestino; Infecção urinária, quando chega na uretra ou bexiga; Pielonefrite, quando afeta os rins depois de uma infecção urinária; Apendicite, quando afeta o apêndice do intestino; Meningite, quando chega no sistema nervoso.

Em casos mais graves a infecção por Escherichia coli não é devidamente tratada, é possível que essa bactéria atinja a corrente sanguínea, causando septicemia, normalmente tratada em ambiente hospitalar.

Nesta conformidade por se tratar de uma problemática que afecta o mundo inteiro principalmente o nosso país “Angola”, que carece muito de saneamento básico, despertou um interesse e atenção especial, por isso da escolha do tema Escherichia coli.

Tal como acontece em qualquer parte dos trabalhos de investigação, o conteúdo deste trabalho deverá ser compreendido tendo em conta as suas limitações de ordem intrínseca (objectivo do próprio estudo, conteúdo) e extrínseca (nível académico do trabalho, condições, realização) uma vez que foi encontrada algumas limitações ou restrições no que concerne a literaturas.

Neste trabalho serão abordados temas e subtemas que serão de demasiada importância para o engrandecimento do conhecimento da bactéria, iremos definir o que é Escherichia coli, descrever os sintomas e complicações clinicas, formas de transmissão, tratamento e sobretudo como prevenir a infecção.

Este trabalho teve o objetivo de caracterizar principalmente as quatro formas de E. coli que causam doenças gastrointestinais: enteropatogénica, enterotoxigénica, enterohemorrágica e enteroinvasiva. De forma geral fez-se um estudo das técnicas utilizadas para identificar a bactéria E. coli no laboratório de bacteriologia e de forma especifica analisamos o grau de conhecimento e entendimento de pacientes contaminados, caracterizamos o papel socio-economico e demográfico, técnicas usados no diagnostico e definimos estratégias de adesão ao tratamento da infecção pela bactéria E. coli.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (261.2 Kb)   docx (188.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com