TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico organizacional

Projeto de pesquisa: Diagnóstico organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.250 Palavras (17 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 17

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA ESTÁGIO I

TEMA: Diagnóstico Organizacional

Grupo: ASA

Componentes:

Francisca das Chagas Duarte da Silva

Francisca Vilaní Pereira de Macêdo

Ivila Maria Soares Macedo

Luciana do Amarante Almeida

Sidney de Carvalho Vieira

Teresina – PI

Março 2011

1. Caracterização da Empresa

O objeto de estudo para a realização desse plano de Estágio é uma empresa privada de pequeno porte. Nela desenvolvem-se algumas atividades do mercado de varejo tais como, produtos do vestuário e acessórios.

A mesma tem como razão social o nome de Maria Pereira de Macêdo e nome de fantasia ‘’Hilma Moda’’, e CNPJ: 09.161.992/001-03.

Possui dois colaboradores externo, que não possui formação profissional apenas ensino médio básico e cursos de aperfeiçoamento.

Encontra-se situada em Campo Maior Piauí, na Avenida Demerval Lobão nº 1011,Bairro centro da cidade , CEP 64280-000.

Os principais produtos comercializados por esta empresa são artigos de vestuário, acessórios e moda íntima feminina e masculina. Atendendo principalmente uma demanda para o público jovem.

Dentre as pequenas empresas daquela cidade a ‘’Hilma Modas’’ se difere das demais da região pelo bom atendimento ao cliente, e por oferecer produtos de qualidade.

2. INTRODUCÃO

A empresa em estudo para se chegar ao objeto desta pesquisa é ‘’Hilma Modas”, organização de pequeno porte que nasceu a partir de uma oportunidade encontrada no mercado , o comércio de varejo,segmento que atualmente apresenta-se como um setor de considerável crescimento naquela região.

”Hilma Modas “ é uma empresa recém criada , com apenas cinco anos de atuação na pequena cidade de Campo Maior - Piauí. A mesma foi fundada em 29 de outubro de 2007. Desde a sua criação nunca houve mudança de proprietário.

Uma das metas desta empresa é apresentar ao cliente algumas das principais tendências da moda brasileira, seguindo o estilo moda de rua, que se enquadram no perfil da juventude daquela região.

O quadro funcional de “Hilma Modas” é composto pelo proprietário , um gerente e dois funcionários. Somente com este pessoal esta realiza as funções pertinentes a rotina de uma organização.

Quanto à estrutura organizacional é constituído apenas em dois departamentos: gerencial e operacional, os mesmos desenvolve as funções cabíveis dos vários departamentos que uma empresa deve ter . A proprietária deste estabelecimento é quem exerce as funções de gestão cuidando dos assuntos pertinentes a uma organização empresarial: estoques, finanças e recursos humanos, merchandising e caixa.Quanto aos funcionários ,esses exercem atividades de atendimento ao cliente, organização dos produtos nas prateleiras, vitrines e limpeza da loja. (Vide anexo1)

Em relação à parte física da empresa é constituída de duas salas, uma para atividades de atendimento, vendas, caixa, gerência e outra para estocagem de produtos.

A ‘’Hilma Modas ‘’ tem como principal atividade de comercio, produtos do vestuário, ou seja, roupas, peças íntimas e acessórios femininos e masculinos.

Seu público alvo é toda e qualquer Pessoa física do público jovem que necessite do uso daqueles produtos. Sua segmentação está focada em uma razoável parcela de moradores da cidade e de cidades circunvizinhas que tem preferência por seus produtos de vestuários voltados para uma tendência versátil da moda de rua. A empresa vem mantendo uma parte de suas vendas fidelizadas com seus clientes desde que foi criada e vem despontando no comércio local.

A missão desta empresa é estabelecer crescimento contínuo através de investimentos no mercado de varejo, mantendo o espírito crítico,profissional com honestidade, ética e inovação.

A visão é ser uma empresa de destaque na região pela agilidade financeira e eficácia nos serviços prestados e oferecidos.

Os valores são honestidades, transparência integridade, ética e valorização dos integrantes da equipe.

Chegando a hora de ressaltar os pontos fracos convém destacar que estes fazem parte de qual quer empresa, o que não é diferente na “Hilma modas”. Um ponto fraco seria o pequeno espaço de que a mesma dispõe para o bom funcionamento do atendimento aos clientes. Mas o diferencial é que a mesma está sempre tentando minimizar os seus pontos fracos com o objetivo de fortalecer o seu principal ponto forte que e o atendimento ao cliente, ofertando-lhes produtos de qualidade.

Um outro ponto forte, é a localização da mesma, que se encontra numa área central da cidade e de fácil acesso.

2.1 METODOLOGIA

Entre as metodologias desenvolvidas, considerou-se a mais apropriada: coleta de dados, através da pesquisa de campo, pesquisa bibliográficas e empírica

Em relação á coleta de dados, optou-se pela observação direta dos dados , e através de entrevista chegou –se aos resultados.

3. Desenvolvimento

3.1- Diagnóstico organizacional

É um instrumento de coleta de dados utilizado para fazer o mapeamento da situação global da empresa, levantando os pontos fortes e os pontos fracos sobre a ética de seus funcionários, clientes internos com o objetivos de conhecer a organização e propor uma análise para que se tenha conhecimento das principais dimensões envolvidas.

De acordo com Oliveira (2004) um diagnóstico organizacional corresponde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com