TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensões da Educação Ambiental

Por:   •  18/4/2016  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

AP_II – Dimensões da Educação Ambiental

A partir da leitura do texto abaixo, reflita e exponha seu ponto de vista sobre o que o autor coloca.

“O esforço da educação ambiental deveria ser direcionado para a compreensão e busca de superação das causas estruturais dos problemas ambientais por meio da ação coletiva e organizada. Segundo esta percepção a leitura da problemática ambiental se realiza sob a ótica da complexidade do meio social e o processo educativo deve pautar-se por uma postura dialógica, problematizadora e comprometida com transformações estruturais da sociedade, de cunho emancipatório. Aqui acredita-se que ao participar do processo coletivo de transformação da sociedade, a pessoa também estará se transformando. ” (QUINTAS,1995).

Referência

QUINTAS J.S; GUALDA M. J. A formação do educador para atuar no processo de gestão ambiental. IBAMA, Brasília, 1995.

A grande meta da educação ambiental é o entendimento das causas raízes e o foco na busca por suas soluções, de forma coletiva e organizada, contribuindo assim com a transformação da sociedade e consequentemente transformando os hábitos do indivíduo também.

Esse tipo de ação de forma coletiva se mostra muito mais proficiente do que quando realizada de forma individual, pois educando cada indivíduo a fazer sua parte, a transformação da sociedade dependeria muito do sucesso da transformação de cada um, e por muitas vezes, isso não é possível porque por mais que se acredite e contribua com os ideais para a prevenção e solução dos problemas ambientais muita coisa foge da alçada individual.

Exemplos disso são visíveis no cotidiano, como, por mais que se tenha ciência da importância do transporte público na redução de emissão poluentes, de consumo de fontes de energia, entre outros, não há disponível para a sociedade um serviço de transporte público eficiente, rápido, confortável, com grandes malhas ferroviárias, corredores exclusivos para ônibus e toda a infraestrutura necessária, de forma a incentivar sua utilização e diminuir assim com o transporte individual. Esse é apenas um dos vários exemplos de situações em que as pessoas vivenciam diariamente e que são obrigadas a praticar mesmo com ideais diferentes.

Está claro que a proposta é educar ambientalmente a sociedade de forma que se enfatize que a problemática ambiental está diretamente relacionada a consequência de ações entre toda a sociedade e a natureza, como sendo sim um problema de todos, e que coletivamente deve-se buscar o entendimento da causa desses problemas e por consequência, alternativas para supri-las ou ao menos minimizá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com