TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislipidemias Antidislipidêmicos

Por:   •  23/11/2018  •  Bibliografia  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 14

Antidislipidêmicos

Existem 4 grupos de lipídios biologicamente ativos: Fosfolipídios, AG, Triglicerídeos e colesterol;

Dislipidemia é um distúrbio dos níveis de colesterol, ácidos graxos etc., que pode provocar uma série de doenças, como aterosclerose (formação de um trombo e a consequente diminuição das artérias, causando nos órgãos processos isquêmicos, culminando em doenças coronarianas, AVC, doenças renais). A formação de placas não tem sintomas, então por isso é importante acompanhar LDL, HDL.

Principais fatores de risco: hipertensão, tabagismo, colesterol elevado, baixo peso, obesidade, sedentarismo, histórico familiar de aterosclerose prematura etc. Diabetes, hipertensão e tabagismo vão causar estresse de cisalhamento (em situações normais, o sangue passe de forma laminar, seguindo um fluxo, mas em situações como diabetes e tabagismo, o sangue passa a circular de forma turbilhonada, causando o estresse de cisalhamento), o que descama o endotélio e comça um processo inflamatório -> Deixa de ser laminar e fica turbulento

Criança: Precisa de colesterol, pq ele esta envolvido com produção de hormônios, bainha de mielina. Logo, o tratamento farmacológico pra criança so é permitido pra ↑10 anos, mas com restrição médica, pq pode influenciar na síntese de hormônios sexuais, bainha de mielina.

Formação de gordura no fígado e o que comemos, então o colesterol vem da via exógena (dieta) e endógena (fígado)

        Nenhuma gordura é solúvel em água, ela precisa ser transportada de alguma forma pelo sangue para atingir os diversos órgãos. Uma das formas desse transporte acontecer é através do LDL e HDL, duas lipoproteínas. Essas duas estruturas são formadas a partir de algum tipo específico de lipídeos (fosfolipídeos, ácidos graxos, triglicerídeos) e que se arrumam na formam de micelas, com a parte apolar voltada para dentro e a parte polar voltada para fora; além disso, na formação desses estruturas a tem proteínas inseridas, por isso, então, são chamadas de lipoproteínas.

Lipoproteínas: Via de transporte num ambiente aquoso. Composta por fodfolipídeos e são micelas responsáveis pela solubilização e transporte dos Lipídios no sg. São anfipáticas – tem arcabouço exterior lipofílico e inserido nesses fosfolipideos tem apolipoptns;

  • Apolipoptns: diferenciam LDL e HDL. Podem ser co-fator da lipoptn lipase.

        A gordura por ser lipofílica, não se mistura no plasma, então é carreada no sg pelas lipoptns. Os receptores dos tecidos reconhecem as apolipoptns e essas micelas com AG, colesterol caem dentro do tecido. [pic 1]

                Como podemos observar na imagem, a gordura mais apolar encontra-se dentro da lipoproteína (não apresenta cabeça polar), colesterol localizado numa região intermediária e fosfolipídeos simulando uma estrutura membranar fosfolipídica (cabeça polar para fora e as cadeias de hidrocarbonetos para dentro). As apolipoproteínas podem ser transmembranares ou superficiais e são importantes para ditar o tipo de lipoproteína que está sendo formada, ou seja, se é LDL, HDL etc.

Principais lipoptns:

        O que diferencia uma liproproteína é a sua densidade, que é conferida pela quantidade de gordura que está presente na estrutura. Como podemos observar, o quilomícron, lipoproteína que recebe uma grande quantidade de gordura proveniente da dieta, é aquele que apresenta maior diâmetro e é o menos denso. Sucessivamente, tem-se VLDL, LDL e HDL, sendo o HDL aquele que apresenta a menor quantidade de gordura e maior quantidade de lipoproteína. Essa característica do HDL é que permite que retire gordura da periferia e leve para o fígado, apresentando um papel de “lixeiro”. Já LDL, VLDL e quilomícron são as principais causadoras de placa de ateroma, uma vez que apresentam uma grande quantidade de gordura, ou seja, são capazes de fazer beta-oxidação, e por apresentarem lipoproteínas em sua estrutura que são capazes de serem reconhecidas por receptores presentes em vasos sanguíneos.

Quanto + gordura elas carreiam, + leves

Quanto > densidade, + leve, pouca gordura, > quantidade de ptn -> HDL

Quanto < densidade, - leve, muita gordura, < quantidade de ptn -> quilomícron[pic 2]

Quilomícron: São as primeiras lipoptns que carreiam a gordura.

Quilomicron -> HDL: tem diâmetro ↓, pq há perda de gordura e mais ptns.

HDL: > densidade e mt apolipoptn;

Conforme vai indo de LDL-VLDL: vai ↑densidade, gordura;

Lipoptn A: ↑dela no sg esta relacionado com ↑de probabilidade de desenvolver placa de ateroma.

         A Lp(a) acaba sendo um indicador muito importante para a dislipidemia, sendo o seu aumento, independente da relação LDL:HDL.

        Transporte de gordura no sangue: Didaticamente, apresenta-se das vias principais: endógena (proveniente do metabolismo interno) e exógena (proveniente da dieta).

Via exógena: No intestino delgado é onde ocorre a maior taxa de absorção de gorduras e AG. Os enterócitos são ligados com os vasos sanguíneos através do mesentério, sendo a comunicação direta da célula com o vaso é realizada através dos vasos linfáticos. Como a gordura é lipossolúvel, os receptores pra gordura nessa célula permitem a passagem da gordura pela membrana, chega no interior da célula intestinal e, nesse momento, há formação de quilomícron (QM) – sintetizado no fígado- pela associação da gordura com apolipoproteínas presentes no interior da célula. Por sua vez, o QM cai nos vasos e é encaminhado, pela veia porta, para o fígado. No entanto, no caminho até o fígado, o QM encontra o tecido adiposo e uma parte de gordura acaba sendo perdida para esse tecido para forma triglicerídeo. Como o QM perdeu uma parte da gordura, agora ele é chamado de QM remanescente (QMr), que apresenta diâmetro parecido com o do VLDL. Voltando para o fígado, os hepatócitos apresentam receptores que reconhecem apolipoproteínas específicas do QMr e promovem a entrada dessa lipoproteína para o interior do órgão. Uma vez dentro do fígado, o QMr se desmonta, entra em lisossomas, liberando colesterol, ácido graxo, triglicerídeos, fechando a via exógena e uma vez desfeito retorna pra circulação vazio. [pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (826.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com