TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Aluno:Amanda Pardim de Assis e Maria Luiza Boechat __Turma: 104____

Profa Simone Pita/Disciplina:Bio IV

 Data 18/01/2015

  1. (2,0) A figura abaixo mostra uma estrutura muito importante do sistema respiratório. Descreva a estrutura e o processo de hematose.

[pic 2]



R.: A figura representa os alvéolos pulmonares que são “bolsas” que apresentam uma parede fina que possibilita a troca gasosa com os capilares. É nessa estrutura que acontece o processo denominado hematose que é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.

  1. Descreva a respiração mecânica.

    R.: A respiração mecânica é executada em um ciclo de duas fases: a inspiração, movimento ativo pode atrair o ar exterior para os pulmões e a expiração, pelo contrário, é um fenômeno passivo, para relaxar o diafragma, muito a elasticidade dos pulmões causada pela expulsão de ar carregado com dióxido de carbono e retorna à posição inicial. O ar entra nos pulmões quando a pressão interna é inferior à atmosférica. Pelo contrário, o ar é expelido quando a pressão é maior do que atmosférica. O volume respiratório por minuto normal é de doze a quinze vezes e em cada respiração nós introduzimos a metade de um litro de ar nos pulmões. 

3)  Relacione o controle da respiração mecânica com o centro respiratório.
R.: A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Tem por objetivos, além da manutenção das trocas gasosas, ou seja, correção da hipoxemia e da acidose respiratória associada à hipercapnia: aliviar o trabalho da musculatura respiratória que, em situações agudas de alta demanda metabólica, está elevado; reverter ou evitar a fadiga da musculatura respiratória; diminuir o consumo de oxigênio, dessa forma reduzindo o desconforto respiratório; e permitir a aplicação de terapêuticas específicas. São aglomerados de neurônios que são responsáveis pelos impulsos nervosos da contração dos músculos respiratórios. Há contração quando existe o estímulo, e relaxamento quando há ausência de estímulo.


  1. Explique a respiração química, ou seja, o transporte de oxigênio e gás carbônico, pelo sangue.
    R.:  O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxi-hemoglobina. Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar (processo chamado hematose). Nos tecidos ocorre um processo inverso: o gás oxigênio dissocia-se da hemoglobina e difunde-se pelo líquido tissular, atingindo as células. A maior parte do gás carbônico (cerca de 70%) liberado pelas células no líquido tissular penetra nas hemácias e reage com a água, formando o ácido carbônico, que logo se dissocia e dá origem a íons H+ e bicarbonato (HCO3-), difundindo-se para o plasma sanguíneo, onde ajudam a manter o grau de acidez do sangue. Cerca de 23% do gás carbônico liberado pelos tecidos associam-se à própria hemoglobina, formando a carboemoglobina. O restante dissolve-se no plasma. 
  2. Em sua prática laboratorial, poderá ocorre exposição à vários agentes tóxicos. Considerando aqueles com que você trabalha, faça uma lista, separe-os em ácidos, bases e solventes,  e responda as perguntas utilizando o texto de apoio.
  1. Explique a interação de ácidos e bases com o sistema respiratório, levando em consideração as diferenças entre as vias superiores e inferiores. Cite exemplos.
    R.: Os gases irritantes são substâncias de ação local que agridem o aparelho respiratório e os olhos, e podem levar à inflamação tecidual, com risco de infecção secundária. São percebidos em concentrações baixas.

B) Descreva os principais efeitos dos ácidos e bases sobre o sistema respiratório.
R.: Os gases e vapores irritantes produzem uma inflamação nos tecidos das vias respiratórias que pode levar ao edema pulmonar, derrame pleural e outras reações. Eles também podem causar manifestações como rinite, faringite e laringite, tosse e dor no peito que deve ser encarada como um sinal de agravamento e de alarme para prevenir exposições excessivas que podem afetar gravemente o aparelho respiratório. Outros irritantes agem sobre os brônquios originando bronquites ou broncopneumonia. O edema pulmonar que em geral é uma manifestação grave pode acontecer de 4 a 24 horas após a exposição.


c)  Os solventes interagem com o sistema respiratório de forma diferente dos ácidos e bases. Explique e dê exemplos de solventes.

R.:  Os solventes possuem a capacidade de dissolver moléculas orgânicas, pois possuem fraca polaridade ou são apolares. Assim, ocorre a interação e penetração dos solventes nos tecidos biológicos. Sua a cão é sistêmica, pois ao atingirem a corrente sanguínea,irão interagir com orgãos e tecidos causando seus efeitos tóxicos.




  1. Quais os principais efeitos dos solventes, sobre o organismo?
    R.: Os solventes ou seus metabólitos podem atuar sobre diferentes órgãos, chegando a causar lesões em determinadas circunstancias, no fígado, rins, sistema hematopoiético. Uma parte do solvente inalado percorre o trato respiratório, chega ao sangue, e daí a diferentes órgãos e tecidos. Ao cessar a exposição, começa a eliminar-se seguindo o sentido inverso, até que seja eliminado com o ar expirado.

 .EXPOSIÇÃO A GASES E VAPORES

[pic 3]

Segundo HENDERSON E HAGGARD, os gases e vapores podem ser classificados em quatro grupos:

  • irritantes,
  • asfixiantes  (simples e químicos),
  • narcóticos,
  • tóxicos sistêmicos.

. Irritantes

São numerosos os gases e vapores que podem estar presentes na atmosfera dos ambientes de trabalho e quando inalados, desenvolvem efeitos irritantes, principalmente  nas vias respiratórias. Eles também podem agir, quando no estado líquido, sobre a pele determinando queimaduras ou inflamação.

O controle dos riscos causados por estas substâncias se faz através da detecção de sua presença no ambiente de trabalho e das observações clínicas de seus sintomas em trabalhadores expostos. Ainda há que se levar em consideração  a concentração e as propriedades químicas destas substâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (364.4 Kb)   docx (463.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com