TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia na Biologia

Por:   •  13/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

A importância dos estudos ecológicos

Os estudos ecológicos são importantes, pois o resultado de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e o ecossistema estão em harmonia, através dessas informações o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza.

A poluição dos rios é um assunto de crescente importância no manejo de recursos hídricos em todo o mundo. No Brasil os ecossistemas aquáticos estão sofrendo atualmente a vários impactos antropogênicos, ou seja, as alterações ocasionadas pelo homem sobre o ecossistema aquático fazem com que alterem o seu funcionamento (Silveira, 2004).  Os recursos hídricos são poluídos principalmente por rejeitos domésticos, e os resíduos químicos das indústrias e agrícolas (Tundisi, 2003).

As comunidades de organismos aquáticos têm estado sujeitas às alterações de seus habitats e consequentemente dos seus ecossistemas, sendo que estas estão causando a diminuição ou mesmo a eliminação desses seres vivos do meio ambiente (Salcedo. 2006).

A utilização de organismos bioindicadores no monitoramento de qualidade da água tem sido amplamente difundida, através da divulgação de diversos estudos que apresentam vários organismos com características peculiares para esse tipo de trabalho, como (protozoários, ciliados, algas, macro invertebrados bentônicos e peixes) como sendo os mais utilizados. Destacando-se entre esse grupo os macro invertebrados bentônicos, pois são organismos que habitam o fundo de ecossistemas aquáticos durante pelo menos parte de seu ciclo de vida, associado aos mais diversos tipos de substratos, tanto orgânicos, quanto inorgânicos, por essas  características permitem uma melhor resposta à exposição dos poluentes lançados no sistema hídrico. Mas mesmo assim ainda existe a necessidade de se buscar um maior avanço nestes tipos de estudos, dada à importância ambiental inserida nestes, quanto à preservação da vida no planeta. (Oroczko, 2009)

A preservação e conservação do ambiente natural das diferentes espécies sejam elas macro invertebrados ou não, são conceitos de grande importância quando envolve as relações entre o homem e a biosfera.

Referências

SALCEDO, A. K. M. “Variação temporal e espacial e importância ecológica de macroinvertebrados aquáticos num córrego periurbano do Distrito Federal” Abril de 2006. Disponível em: http://www.pgecl.unb.br/images/sampledata/arquivos/dissertacoes/2000a2010/2006/Ana%20Karina%20Moreyra%20Salcedo.pdf  Acessado em: 05 de junho de 2015.

OROCZKO A. Bioindicadores de qualidade da água: Um levantamento dos mais utilizados, e uma proposta para a utilização no biomonitoramento da água de um município piloto da 2ª regional de saúde. Porto Alegre. Fevereiro de 2009. Disponível em: http://professor-ruas.yolasite.com/resources/Projeto%20_TCC_%C3%81gua.pdf Acessado em: 25 de junho de 2015

TUNDISI, J. G. Água no século XXI: Enfrentando a escassez. São Carlos. RiMa, IIE. 248 p. 2003 Disponível em:https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=9KcMnYQJeyEC&oi=fnd&pg=PT272&dq=%C3%81gua+no+s%C3%A9culo+XXI:+Enfrentando+a+escassez.+S%C3%A3o+Carlos.&ots=p411tJ5d5C&sig=GqTF-VwuyTouApyKzoaMppZJAD8#v=onepage&q&f=false Acessado em 24 de junho de 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com