TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecoturismo

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.538 Palavras (15 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 15

Etec Santa Isabel,29 de Novembro de 2013

        

        

Ecoturismo e Turismo em Santa Isabel


Nomes:

Joice de Oliveira Rosa Nº: 22

Giovana Rabelo Nº: 11

Jaqueline Gomes Nº: 18

Erick Kogake Nº: 06

Dayse Nº: 04

Daira Caroline Nº: 03


Sumário

Introdução        

Ecoturismo        

Ecoturismo no Brasil        

Principais Roteiros de Ecoturismo no Brasil        

Esportes relacionados ao Ecoturismo        

O Turismo no Brasil        

O turismo em São Paulo        

Prédio da Bienal de Artes de São Paulo.        

Baixada Santista        

Litoral norte        

Litoral sul        

O turismo no interior        

Serra Negra, um dos destinos mais procurados no interior paulista.        

Hopi Hari, um dos parques temáticos mais visitados da América Latina localizado no interior paulista.        

O turismo e ecoturismo em Santa Isabel        

Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat        

Igreja Nossa Senhora do Rosário        

Capela de São Benedito dos Treze de Maio        

Igreja Matriz        

Cachoeira do Ouro Fino        

Represa do Jaguari        

Mirante do Monte Serrat        

Resultado das pesquisas em campo        

Problemática encontrada        

Proposta de intervenção        

Conclusão        

 

Introdução

O nosso trabalho abordará o tema do turismo e do ecoturismo em nosso País, em nosso estado de São Paulo e em nossa cidade Santa Isabel.

Destacaremos também qual a importância do turismo e ecoturismo para as cidades e o significado de seu aumento e os benefícios que isso traz.

Veremos que nos últimos anos o turismo cresceu muito para o País, estados e cidades e com isso os turistas gastam muito dinheiro em nosso País, contribuindo assim para a nossa economia.

Veremos também a importância do ecoturismo no nosso país, estado e região e a importância da conscientização da população sobre os problemas ambientais e quais atitudes devemos tomar para mudar esse senário.  


Ecoturismo

Este segmento é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que possam proporcionar a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Ou seja, assenta-se sobre o tripé: interpretação, conservação e sustentabilidade. Assim, o ecoturismo pode ser entendido como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental.

Deste modo, o Ecoturismo está diretamente relacionado com o conceito de turismo sustentável, que relaciona as necessidades dos turistas e das regiões receptoras, protegendo e fortalecendo oportunidades para o futuro. Contempla a gestão dos recursos econômicos e sociais e necessidades estéticas, mantendo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas de suporte à vida.    

Ecoturismo no Brasil

Em nosso país, a atividade do ecoturismo está em ascensão e possui potencial para se ampliar em todos os estados. Além do turismo ecológico, há pacotes que vendem nas viagens a prática de esportes radicais junto à natureza.

O ecoturismo no Brasil também busca enfatizar o traço cultural das cidades que estão no entorno de reservas e áreas verdes, e do patrimônio pré-histórico encontrado em cavernas e grutas. A procura pelo ecoturismo brasileiro tem se firmado pelas demandas de turistas brasileiros e estrangeiros.

O ecoturismo incentiva o consumo do artesanato e da culinária local dessas cidades situadas próximas às áreas verdes, litorâneas históricas.

Por outro lado, além da troca econômica e cultural, o ecoturismo requer planejamento e respeito ao meio ambiente. O ecoturismo possui em si uma mensagem de visitação que respeita a fauna e flora.

Principais Roteiros de Ecoturismo no Brasil

Bonito – MS: Possui ampla extensão de florestas preservadas e o maior aquário natural de água doce do país. As águas são extraordinariamente cristalinas.
Caconde – SP: Situada entre represas e montanhas, apresenta uma heterogeneidade de paisagens e alternativas de esportes x turismo.
Chapada dos Veadeiros em – GO: A região é avaliada como patrimônio geológico nacional. Seus panoramas memoráveis são misturados de cachoeiras, cânions, minas de cristal, montanhas, piscinas naturais, rios e trilhas.
Caverna do Diabo – SP: É um ambiente excitante e místico, é uma gruta com mais de 3 mil metros de expansão, pelo qual os turistas podem contemplar outra face da natureza, e o encanto de cascatas de calcita, cortinas de pedras, estalactites e estalagmites.
Lençóis Maranhenses – MA: É um deserto de dunas que se movem impelidas pelos constantes ventos. As dunas são rasgadas por várias lagoas de águas doces e cristalinas, em um show excepcional e memorável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com