TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecoturismo

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CURSO TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

ECOTURISMO

SALVADOR

2012

Amanda Maia

Claudio Santos

Gilson Marques

Lidinéia Nunes

Mário Otacílio

Raquel Marques

Rebeca Alexandrino

Rogério Costa

Trabalho referente à disciplina de Patrimônio ambiental do curso tecnólogo em Gestão Ambiental do 4º semestre.

Orientado pelo profº Saraiva.

SALVADOR

2012

Resumo

O Ecoturismo tem sido a prática de turismo que mais cresce no Brasil, porém devemos pensar que este tipo de turismo deve ser praticado de forma consciente e que vise em primeiro lugar à preservação do meio ambiente; portanto é necessário que haja projetos de incentivo a proteção ambiental, integrando comunidade a preservação do ecossistema. O simples reconhecimento de que é necessário preservar os recursos naturais para as gerações futuras já tem sido feito por grande parte da população. O Ecoturismo é uma atividade econômica que se caracteriza em promover o uso sustentável dos recursos buscando a consciência ambiental, envolvendo no processo as populações locais.

“Na Natureza nada se tira a não ser fotos Nada se deixa a não ser pegadas nada se leva a não ser recordações”

Palavras chave: Meio ambiente preservação.

Introdução

Segundo relatos da Organização Mundial de Turismo, o turismo movimenta mais de US$ 3,5 trilhões anualmente, sendo hoje considerado como um dos ramos de atividade que mais cresce no mundo, calculando-se que mais de 180 milhões de pessoas vivem direta ou indiretamente dessa atividade. Por isso, o turismo passou a segmentar-se em áreas diferentes de atuação, surgindo várias modalidades como: turismo cultural, turismo religioso, turismo esportivo, turismo infantil, turismo da terceira idade, turismo ecológico ou ecoturismo.

Com o crescimento econômico desordenado pela sociedade, a preocupação entre as nações sobre o destino do planeta aumentaram a fim de evitar enormes problemas hoje inúmeros instituições estão trabalhando na questão de minimizar possíveis impactos provocados pelo ser humano, empregando assim atividade sustentavelmente corretas, nisso entra essa atividade que esta a cada dia mais crescendo o ecoturismo.

Desenvolvimento

O termo ecoturismo foi introduzido no Brasil na década de 1980, mais só ganhou visibilidade no Brasil no Rio 92, essa introdução acompanhou uma tendência mundial na valorização do meio ambiente.  O instituto brasileiro de turismo (EMBRATUR) criou em 1985 o projeto “Turismo Ecológico”, criando dois anos depois a Comissão Técnica Nacional constituída, conjuntamente com o IBAMA. A Bahia tem uma vocação natural para esse tipo de turismo, como exemplos podem citar a Chapada Diamantina, entretanto em todo estado há uma grande oferta para esse tipo de turismo entre eles estão, Morro de São Paulo, Abrolhos, Península de Maraú, e Itararé, entre outros.

Conceito de ecoturismo: Segundo a EMBRATUR, esse termo pode ser definido como uma atividade turística que tem por finalidade, utilizar de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivar sua conservação é buscar a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do meio ambiente. Proporcionando o bem estar da população envolvida. (Fonte de pesquisa Wikipédia enciclopédia livre, acesso ás 19h57min).

Etimologicamente, o termo “eco”, origina-se do prefixo de origem grega “oikos”, que significa lar ou habitat, desta forma o termo ecoturismo significaria um deslocamento de pessoas interessadas em conhecer o nosso planeta e seus habitat.

O ecoturismo é o turismo que mais cresce no mundo, isso em parte se explica, pela necessidade cada vez mais da criação de uma cultura voltada para o meio ambiente, e também pela crescente exposição da mídia, dos problemas ambientais, cada vez mais, as pessoas sentem a necessidade de conhecer o meio ambiente e a cultura de outros povos, isso, tem um dado importante, pois, contribui com o comércio e gera renda, estima-se que hoje, no planeta terra, o ecoturismo arrecada anualmente 260 bilhões de dólares, sendo que o Brasil tem uma arrecadação anual em torno de 70 milhões de dólares, o ecoturismo cresce entre 15% e 25% ao ano, segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) e estima que 10% dos turistas do mundo tenham como prioridade o ecoturismo. Atualmente há dois programas que incentivam e promovem a prática do ecoturismo no Brasil, o Programa Nacional do Ecoturismo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS/MMA) e o Programa de Visitação nos Parques Nacionais da Secretaria da Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA, 2006), ambos têm por finalidade aumentar a participação das comunidades em atividades de desenvolvimento ecoturístico brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com