TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ambiental

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  1.953 Visualizações

Página 1 de 5

1) Por que se diz que ao ignorar a visão, o olhar, dos grupos envolvidos em Educação Ambiental há grande chance de não se atingir os objetivos traçados? O que se pode fazer para evitar este tipo de problema? Utilize a aula 1 para responder esta questão. (2,0 pontos)

Resposta:

O ato de iniciar um projeto sem a busca de tais representações do grupo é a não-obtenção dos resultados esperados, ou a participação representativa dos envolvidos pelo simples fato de as pessoas não saberem realmente onde se queria chegar ou até mesmo não compartilharem os mesmos objetivos.

Para evitar esse tipo de problema, é importante buscar as representações sociais das pessoas ou grupos envolvidos. Afinal, cada pessoa interpreta um fato ou uma questão de forma individual. Com estas representações, é possível analisar como uma comunidade encara determinada questão. A partir dessas interpretações, os objetivos podem ser tratados com clareza e, com isto, o projeto pode ser construído em conjunto. A elaboração em parceria de projetos deste tipo é a maneira possível de tornar as pessoas sujeitos de dessas ações, evitando, assim, oferecer Educação Ambiental como pacotes fechados, impessoais, que servem a todos os grupos

2) Pense nos três últimos dias que você vivenciou, desde a hora que acordou até a hora que foi dormir. De onde vem toda a comida que você e sua família consumiram? Para onde ela vai depois de processada? Que tecnologias você usou, que matérias foram usadas para confeccioná-los? Quanto de água você usou? De onde vem esta água? Para onde vai a água depois de processada? Quanto você desperdiçou? Quanto de energia você utilizou? De onde vem esta energia? Você desperdiçou alguma?

Com base nas reflexões que você obteve de você mesmo, responda às seguintes questões:

A) Discuta possíveis relações que levaram à atual situação de uso dos recursos naturais pelo homem. (1,0 ponto)

Resposta:

A natureza é a fonte original de tudo o que existe, e a sociedade humana transforma a natureza original, produzindo, assim outra, uma segunda natureza, ou seja, uma natureza humanizada reconstruídas pelas ações humanas. Ao produzir moradias, cidades, plantações, fábricas etc.., ao reorganizar os espaços criando fronteiras entre as nações, aplainando uma área acidentada, conquistando áreas do mar etc.. o homem se apropria da superfície terrestre e produz seu próprio espaço. Com a revolução industrial a natureza passa a ser profundamente modificada até chegar ao grave problema atual de poluição e degradação do meio ambiente.

B) Como o princípio da precaução poderia ser usado em Educação Ambiental? Cite um exemplo concreto de tomada de decisão ou de alguma política pública que considere este princípio. (1,0 ponto)

Resposta:

Este princípio trata das ações antecipatórias para proteger a saúde das pessoas e dos ecossistemas.

Em Educação Ambiental o uso do princípio de precaução pode ser uma alternativa mais eficaz e muito mais barata do que a remediação dos impactos

ambientais que protagonizam a grande problemática dos dias atuais, evitando a degradação dos ecossistemas.

A Constituição Federal incorporou o Princípio da Precaução no artigo 225, § 1°, V, ao asseverar que: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1o – Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

[...]

IV – Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio do impacto

ambiental.

3) “A consciência ecológica emerge, ao longo da história recente, frente a uma realidade insustentável de ameaça à qualidade de vida no mundo, onde a tecnologia industrial e a explosão populacional têm caminhado ao lado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com