TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio supervisionado em ciencias biologicas

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.273 Palavras (14 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 14

O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO MÉDIO[pic 1]

Métodos de avaliação escolar no ensino médio

Diane Criscila de Sá

Tutor: Suely Bim

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Ciências Biológicas BID 0237 – Estágio III

01/06/2015

RESUMO

A avaliação escolar é vista de maneira muito superficial por quase todas as pessoas, ou seja, para muitos serve apenas para aprovar ou reprovar um educando, no entanto diante das pesquisas realizadas e descritas no decorrer deste trabalho fica visível que a avaliação vai muito além do simples fato da aprovação, mas sim como uma maneira personalizada de acompanhar o nível de aprendizado individual de cada educando e posteriormente o docente analisar onde falhou e melhorar suas aulas para que o processo de ensino aprendizagem seja completo. O processo avaliativo é complexo e requer muita atenção pois esta relacionada aos jovens e crianças que formaram o futuro de nosso país. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica e posteriormente a pesquisa a campo com professores e alunos da escola. Este trabalho tem como objetivo pesquisar e descrever as metodologias de avaliação empregadas pelos professores da escola Benedito Laurindo Gonçalves, sendo analisadas tanto as informações passadas pelos professores quanto pelos alunos. E com isso percebe-se que os professores se preocupam sim com a forma de avaliar seus alunos e a si mesmo, porem existem fatores limitantes a este processo, sendo o tempo o maior deles. Os alunos também se queixam de certos tipos de avaliação, a principal dela sendo a prova escrita, sendo esta a predominante no contexto escolar pesquisado.

Palavras-chave: Métodos de avaliação, ensino, aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

A avaliação escolar é um processo que permite o professor acompanhar de forma personalizada o desenvolvimento de seus alunos. O ato de avaliar no processo de ensino não deve se limitar em apenas dar notas, embora que seja isso que normalmente esteja acontecendo em nosso país, muito por causa do próprio sistema de ensino que se baseia na classificação.

Este trabalho vem com o objetivo de mostrar as classificações das funções da avaliação no contexto escolar. E realizar uma pesquisa a campo com professores atuantes em sala com o ensino médio com o objetivo de analisar as principais formas de avaliar os alunos e a preocupação dos professores com esta etapa do processo de ensino que é de suma importância para medir qualitativamente e quantitativamente o aprendizado dos alunos e também diagnosticar se a forma de ensino que o professor trabalha esta sendo funcional para o aprendizado dos alunos ou precisa ser reorganizado.

O terceiro estágio foi realizado na Escola Estadual Benedito Laurindo Gonçalves que se localiza na cidade de Parecis. Onde as observações e regências foram realizadas nas turmas de 3º do ensino médio com o acompanhamento da Professora Deise Bernadeli formada e licenciada em Ciências biológicas na FACIMED de Cacoal. Essa pesquisa tem principal finalidade analisar e defender o processo avaliativo no meio escolar.

 

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E VIVENCIA DO ESTAGIO

Avaliar é medir, quantificar, comparar valores, ao se avaliar algo se atribui então valor, isso se faz presente no dia-a-dia nas mais diversas esferas da vida social e cotidiana avalia-se o que é melhor pra vida. Qual seria o melhor negocio a se fazer, a melhor pessoa pra se casar. Na escola não é diferente a avaliação é parte importante do processo educacional por ela, é possível perceber como o conteúdo abordado foi assimilado e quão eficaz foi o método adotado, e é claro o que se precisa mudar para o melhor aproveitamento do processo ensino-aprendizagem, porém esta importante ferramenta não pode ser encarada como isolada, pois ela também depende de fatores externos, como ambiente, materiais usados no processo de aprendizagem, além de fatores subjetivos do aluno, logo avaliação não pode ser apenas um método e seu resultado não pode ser adotado como soberano, ela deve ser vista como instrumento crucial na aprendizagem e feita de diversas maneiras.

A avaliação e utilizada de varias formas em sala de aulas, cada professor tem sua maneira de avaliar, por exemplo; são provas escritas, trabalho em grupo, auto- avaliação do aluno. É por meio da avaliação que obtém o resultado da aprendizagem do aluno. Muita das vezes o aluno encaram a avaliação como uma maneira de ser reprovar e aprovar o aluno, ou seja, a avalição e uma maneira de ver a o desenvolvimento da aprendizagem do individuo.

Trabalhar com a educação é algo muito complexo, pois vai além de apenas passar um conteúdo aos alunos e posteriormente aplicar as tão conhecidas “provas” que na grande maioria das vezes é o único método de avaliação empregada em sala de aula. Um educador que busque fazer coerentemente o processo de ensino-aprendizado deve não apenas se limitar ao modismo que se resume em apenas o professor ditar as regras e os alunos desenvolverem, mas sim em provocar no aluno a busca incessante pelo conhecimento resultando na aprendizagem e para que ele note que realmente os alunos estão desenvolvendo a aprendizagem ele deve aplicar diferentes formas de avaliações dentro e fora da sala de aula.

Ensinar Ciências para o ensino fundamental e Biologia para o médio é uma tarefa bastante complexa, partindo do pressuposto de que são diversas as duvidas dos alunos e devemos saber ajudar e também incentivar os educandos a busca de conhecimento. Essa complexidade pode ser vista durante o período dos dois estágios realizados no decorrer do curso de Ciências Biológicas e que contribuíram de forma positiva em minha formação quanto docente, pois com o estagio pude notar como trabalhar e o que fazer para melhorar o processo de ensino aprendizagem dos alunos.

Na linha de pensamentos sobre a importância da avaliação para o processo de ensino aprendizado dos alunos Bloom (1973) já afirmava que a avaliação deve cumprir a três finalidades que são a Diagnostica, que é o momento em que o professor faz uma analise sobre como esta o nível de ensino de seus alunos, descobrindo isso através do dialogo e de mais formas de verificação de aprendizagem. Também é necessário saber sobre o que o professor pode usar de materiais para que realize uma avaliação eficaz, saber também sobre o que o aluno já aprendeu sobre suas habilidades e especificidade no modo de transmitir seu conhecimento é de certa forma indispensável para uma boa avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (110.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com