TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Supervisionado de Licenciatura de Ciências Biológicas

Por:   •  17/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.581 Palavras (19 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 19

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Manaus

 2019-2

Discente: Sávio Oliveira da Silva

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

[pic 1]

Manaus

 2019-2

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio supervisionado I tem como objetivo desenvolver o estudante dos cursos de licenciaturas, a oportunidade de vivenciar a rotina de um professor dentro de uma sala de aula, botando em praticas as teorias estudadas durante a graduação, mas também a maneira de como aplicar seu conhecimentos de forma clara e objetiva para que o aluno compreenda o conteúdo estudado. E o principal papel do professor é transformar e contribuir para a construção da cidadania pelos seus estudantes.  “A educação é responsável pela transformação e desenvolvimento social, por isso a necessidade e importância do futuro professor ter consciência de estar abraçando algo que vai exigir dele uma entrega de corpo e alma.” (SCALABRIN,2013).

De acordo SCALABRIN (2013) O aprendizado é muito mais eficiente quando é obtido através da experiência; na prática o conhecimento é assimilado com muito mais eficácia, tanto é que se torna muito mais comum ao estagiário lembrar-se de atividades durante o percurso do seu estágio do que das atividades que realizou em sala de aula enquanto aluno. Por isso, o estudante deve perceber no estágio uma oportunidade única e realizá-lo com determinação, comprometimento e responsabilidade. Seria apenas um desgaste caso não houvesse interesse em aprender e preparar-se para a futura profissão.

Conforme Cury (2003, p.55) “educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração”. E neste contexto, o professor necessita ter sede de ensinar e esta realidade se efetivará se o aluno buscar um comprometimento com sua prática.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
  1. A Organização do Ambiente Físico

A Escola Estadual Aldeia do Conhecimento Professora Ruth Prestes Gonçalves inaugurada em 2003, localizada no bairro da Cidade Nova, zona Norte de Manaus-AM, tem como Missão, o “Ensino Médio de Qualidade” e como principal Meta a “Formação de Cidadãos com Valores Éticos e Morais para a sociedade”. A clientela em sua maioria é de jovens que cursam o ensino Básico no nível de Ensino Médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A escola conta com uma infraestrutura de 02 pisos , contendo 17 salas de aulas, 01 laboratórios, 01 auditórios, 01 sala de mídias, 01 hall, 01 praça, 01 quadra poliesportivas, equipamentos de projeção e equipamentos de som.

1.1.2 - Projetos institucionais

                Projeto de Ciência, Tecnologia, Inovação e Meio Ambiente.

                       

  1. RELATOS DE OBSERVAÇÃO

2.1- Tema da aula: A Evolução      Turma: (3º ano 1)             Duração: 45 min

        Metodologia: Tradicional

        Recursos: Lousa, Pincel e Notebook.

        Descrição da aula do professor supervisor: O professor tem aproximadamente 45 min/aula, um terço desse tempo é utilizado para realizar a chamada dos alunos, mas o sistema da chamada é digital por isso ele perde muito tempo só nessa atividade, pois ele depende do sistema de rede para acessar o conteúdo da chamada mas nem sempre a velocidade da internet está rápida e isso prejudica o desempenho dos professores na administração de conteúdo passado na sala de aula. O professor apenas comentou o que ele ia abordar nesse assunto.

2.2- Tema da aula: Sistema Nervoso    Turma: (2º ano 5)       Duração: 45 min

        Metodologia: Tradicional

        Recursos: Lousa, Pincel e Notebook.

        Descrição da aula do professor supervisor: O professor chegou fez uma breve apresentação da minha presença dentro da sala de aula, logo em seguida fez a chamada dos alunos, teve um pequeno bate papo com os alunos e apresentou o que ia trabalhar dentro do assunto da aula, falou algumas definições sobre o sistema nervoso Parassimpático e Simpático e como é compostos os neurônios.

2.3- Tema da aula: Sistema Esquelético     Turma: (2º ano 3)       Duração: 45 min

         Metodologia: Tradicional

         Recursos: Pincel e Lousa

         Descrição da aula do professor supervisor: Chegamos à sala de aula o Professor fez uma breve apresentação da minha presença dentro da sala de aula, e em seguida fez a chamada online. Em seguida deu algumas definições sobre o esqueleto humano e sobre o sistema Muscular.

2.4- Tema da aula: Evolução     Turma: (3º ano 3)       Duração: 45 min

         Metodologia: Tradicional

         Recursos: Pincel e Lousa

         Descrição da aula do professor supervisor: O professor fez a chamada online, em seguida fez a minha apresentação a turma, desta vez ele só fez comentar o conteúdo que ia trabalhar com eles.

2.5- Tema da aula: Sistema Nervoso     Turma: (2º ano 6)       Duração: 45 min

         Metodologia: Tradicional

         Recursos: Pincel e Lousa

         Descrição da aula do professor supervisor: Como era o inicio do meu estágio o professor fez a apresentação da minha presença em sala de aula em todas as turmas daquela noite, pois ele sabia que os alunos são bastante curiosos talvez perdesse o foco do aprendizado, então as aulas desse primeiro dia foram repetidas em todas as series. Apresentação e comentando o que ia abordar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (328.3 Kb)   docx (206.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com