TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo dirigido

  1. Como é a inervação de aferências e eferências para controle da mastigação? Quais são os principais músculos envolvidos nesta ação.

A mastigação é coordenada por neurônios localizados no complexo sensomotor trigeminal, localizado no tronco encefálico. A maior parte da informação sensorial provém da região orofacial, transcorre por aferentes trigeminais, enquanto que os principais músculos mastigatórios são controlados pelo núcleo motor trigeminal. Outros núcleos motores e outros nervos sensoriais estão também envolvidos. O núcleo hipoglosso controla a musculatura lingual, o núcleo motor do facial controla os músculos da face e lábios. A informação sensorial nascida na cavidade oral transcorre também nos pares craniais VIIIX e X.

Os músculos da mastigação que controlam, de cada lado, os movimentos da mandíbula de cada lado são: masseter, pterigoideo medial, pterigoideo lateral e temporalis.

  1. Descreva 8 funções da saliva.

Limpeza mecânica de restos alimentares e bactérias;

Lubrificação das superfícies orais;

Proteção dos dentes e mucosa orofaríngea;

Neutralização de ácidos orais e diluição de detritos;

Atividade antimicrobiana;

Funções excretoras (metais pesados e uréia);

Formação do bolo alimentar para deglutição;

Digestão inicial de amido e lipídeos.

  1.  Qual é a composição da saliva? Quais são as vantagens da sua utilização como fluido diagnóstico?

A saliva é composta por componentes inorgânicos (Ca+, Na+, Cl-, K+,...), componentes orgânicos (enzimas, glicose, ureia, ...) e 99% de água.

As vantagens de se utilizar a saliva como fluido diagnostico são: Coleta de acordo com análise, Facilidade de transporte e estoque, econômico, Diagnóstico preciso, coleta não invasiva, Redução do desconforto, Menor risco de contaminação e não coagula.

  1. Cite o nome de 4 proteínas presentes na saliva e indique sua função.

Histatinas: Proteção contra a desmineralização;

Cistatinas, Histatinas, proteínas ricas-em-Prolina (PRP) e Estaterinas: Remineralização;

Mucinas,  Estaterinas: Tamponar e lubrificar.;

Cristatinas,  Mucinas: função antivíral.

  1. Quais são algumas complicações orais de indivíduos diabéticos? Por que elas ocorrem?

Periodontites e gengivites, hiposalivação (xerostomia), Cáries, Candidíase, Síndrome da, ardência bucal, Abcessos periodontais e Edentulismo (perda dos dentes). Essas complicações ocorrem devido a hipofunção das glândulas salivares.

  1. Como é a secreção salivar durante o sono?

Durante o sono ocorre uma diminuição da secreção salivar.

  1. Descreva o processo de secreção salivar que ocorre no estágio 1 da secreção salivar. Informe características da saliva primária. Qual é a via fisiológica que permite a formação de saliva pelo estímulo simpático e parassimpático?

No primeiro estágio Os ácinos secretam a saliva que compreende as enzimas salivares em soluções iônicas. Os mecanismos de controle nas células acinares serosas se dão por: acetil-colina, norepinefrina, substância P e VIP que são liberados nas glândulas salivares por terminações nervosas específicas. Cada um deles eleva a secreção de amilase salivar e o fluxo de saliva.

  1. Em qual situação ocorre um aumento da secreção de proteínas salivares?

  1. Como o sistema nervoso simpático pode aumentar a secreção salivar em comparação com uma situação controle e também pode reduzir a secreção salivar enquanto ocorre estimulação do parassimpático?

 Pela estimulação do sistema nervoso simpático, há uma vasoconstrição acentuada, ocorrendo uma saliva pouco volumosa, causando a sensação de boca seca. Ao contrário, a estimulação parassimpática provoca a vasodilatação glandular, ocasionando a produção de secreção salivar abundante e bastante diluída. A estimulação, tanto simpática como parassimpática, causa contração das células mioepiteliais que circunda os ácinos. Essa contração ajuda a lançar o conteúdo acinar nos canais e, dessa forma, aumentar o fluxo salivar.         

  1. Descreva quais são os canais iônicos e transportadores presentes no ácino que são responsáveis pela mobilização de íons que permite a secreção da saliva primária.

  1. Quais são os íon absorvidos e secretados no estágio 2 de secreção salivar? Quais são os canais iônicos envolvidos neste processo?

A secreção primária pode fluir pelos ductos, e quando isso acontece ocorre dois tipos de transporte ativo que alteram significantemente as concentrações iônicas da secreção. Primeiramente, os íons sódio são rigorosamente reabsorvidos dos ductos e os íons potássio são ativamente secretados neles, em troca pelo sódio. Por isso, a concentração salivar de sódio e a de íons cloreto diminui, enquanto que a de íons potássio aumenta. Em segundo, os íons bicarbonato são secretados nos ductos; este processo é catalisado pela anidrase carbônica encontrada nas células epiteliais dos ductos. Durante a secreção de íons bicarbonato, ainda mais íons cloreto são passivamente absorvidos dos ductos em troca dos íons bicarbonato. A aldosterona em excesso, atuando sobre os ductos estriados, produz reabsorção acentuada de sódio e cloro, podendo causar redução de suas concentrações a níveis muito baixos, enquanto que há aumento considerável da secreção de potássio.

  1. Como o fluxo salivar pode alterar a composição salivar. Faça uma correlação da concentração de Na+, Cl-, HCO3- e K+ em relação ao sangue em uma situação de fluxo salivar baixo e muito alto.

Quando o fluxo salivar for baixo, haverá uma alta concentração de Na+, Cl-, HCO3- e K+. Porém,  quando o fluxo salivar for alto, haverá uma baixa concentração de Na+, Cl-, HCO3- e K+.

  1.  Descreva as três fases da deglutição.

Fase oral ou voluntária: a língua separa parte ou todo o bolo alimentar (BA) e o comprime para cima contra o palato duro e para trás (palato mole)..., forçando-o contra a farínge, o estímulos tácteis iniciam o reflexo da deglutição.

Fase faríngea: fechamento das pregas vocais, elevação da epiglote, oclusão da abertura da laringe, alimento se dirige a farínge e abertura do esfíncter esofágico superior (inibição da respiração). Logo após a passagem do BA, abrem-se as cordas vocais, a epiglote relaxa e o EES se fecha  (reiniciando a respiração ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com