TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido p1 sistemática

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Presbiteriana Mackenzie

CCBS – Ciências Biológicas

Métodos de Observação e Sistemática dos Seres Vivos – TEORIA

ALUNAS : MICHAELA CALVIELLI  E LETICIA PURCINO PAPA DATA: 05/05/2019

Estudo Dirigido para entregar e ESTUDAR para P2

(citar as fontes de consultas dos conteúdos utilizados por vocês) – no final 

  1. Analise o enunciado identificando os erros nele contidos sob o contexto das regras de taxonomia estudadas e conceitos estudados nesta disciplina:

Diospyros inconstans, da família Ebenaceae, ocorrem entre Minas Gerais e o Rio Grande do Sul. Esta espécie é reconhecida pelo nome popular de marmelinho ou marmelinho-do-mato, e sua madeira é utilizada na confecção de ferramentas. Suas espécies Holótipos, Lectótipos e Neóptipos estão depositadas no Herbário do Instituto Botânico de SP.”

  1. Explique como estão relacionados entre si os termos:

- holótipo, parátipo e sintipo: Holótipo é uma amostra ou espécime única que serve de referência base da primeira descrição e nomeação de uma espécie de organismo vivo, assim os parátipos são as amostras ou espécimes adicionais, ou seja, que sobraram daquela coleta e não são descartadas. Mas quando o pesquisador prefere considerar a amostra inteira como a representação de uma nova espécie se chama sintipo.

-Lectótipo, paralectótipo e neótipo: Lectótipo é quando o pesquisador novamente escolhe novamente um representante, escolhe uma espécime desses sintipos e os demais que sobraram são os paralectótipos. Caso os tipos sejam danificados é necessário outra coleta e conservação se chamando assim: neótipo.

  1. Defina os conceitos:
  1. Homologia: Relação de partes de organismos distintos resultante de ancestralidade comum.
  2. Analogia: Uma parte ou órgão de um animal que tem a mesma função de uma parte ou órgão de outro animal. Semelhança entre partes de diferentes organismos, mas que não são resultado de uma ancestralidade comum.
  3. Filogenia: História evolutiva de um grupo taxonômico, estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos, que é descoberto pelo sequenciamento de dados moleculares e morfológicos.
  4. Ontogenia: Série de transformações que ocorrem em um organismo desde a fertilização até o estabelecimento da forma adulta. Avalia a sucessão de etapas que ocorrem ao longo do desenvolvimento do organismo.

  1. Explique o que são os processos de Anagênese e Cladogênese, diferencindo-os.

ANAGÊNESE: progressiva evolução de características que surgem em uma população, alterando a frequência genética, ao longo do tempo. Ocorre por mutações, recombinações, mudanças ambientais e mecanismo de seleção natural. Não há ruptura.

CLADOGÊNESE: processo que ocorre na especiação alopátrica, há ruptura. Algum evento causa a ruptura na coesão dos indivíduos de uma população formando 2 ou mais grupos separados, que dão origem a 2 ou mais novas espécies ao longo do tempo. Quando reunidas novamente, não se portam mais como uma espécie única, pois já sofreram mutações e recombinações separadamente.

  1. Descreva os papeis/funções dos principais componentes de um cladograma: raiz, ramos, nós, terminais, tempo.    A raiz é sempre por onde o pesquisador ou o biólogo começa a ler/analisar o cladograma. Cada ramo representa uma linhagem evolutiva diferente e as intersecções entre esses ramos são os nós que podem representar : especializações, ancestrais comuns dos grupos acima destes, ocorrência de eventos cladogenéticos, acima destes os táxons evoluem por anagênese, surgindo suas próprias características. Os terminais são os representantes dos táxons.  

 

  1. Explique (e saiba reconhecer em um cladograma) o que são:
  1. Grupos irmãos: grupos ligados a um mesmo nó, são mais próximos evolutivamente entre si.
  2. Grupo monofilético: formado pelo ancestral comum mais recente do grupo e todos os seus descendentes.
  3. Grupo parafilético: inclui o ancestral comum mais recente do grupo e alguns, mas não todos os descendentes desse ancestral.
  4. Grupo polifilético: impõe ao grupo em questão pelo menos duas origens evolutivas distintas.

  1. “Cladogramas construídos com base em apenas alguns aspectos morfológicos são considerados atualmente como representações antigas e muitas vezes erradas. Por outro lado, construir um cladograma com base somente em dados moleculares e genéticos, com técnicas avançadas da sistemática filogenética, pode gerar conclusões inesperadas e de difícil sustentação”.

Este enunciado confronta o “passado” e o “presente” nos estudos sistemáticos.

Com base no que foi discutido em sala, elabore um parágrafo que discuta a utilização de diferentes aspectos para a construção de um cladograma, que possam tornar esta representação mais consistente. Hoje em dia além de características morfológicas também podemos aderir aos cladogramas as seguintes características: morfologia externa, anatomia interna, comportamentos, fisiologia, vias bioquímicas , sequencia de dna e proteínas, características dos fósseis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com