TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Música Contextualização Histórica

Por:   •  31/1/2022  •  Bibliografia  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Música

Contextualização histórica:

A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. 

Neste trabalho vou abordar a arte e apresentar e explicar as teorias essencialistas e não essencialistas e associar música e associar aos estilos de música e responder as questões problemas de acordo com a minha atividade critica e reflexiva.

O que arte e a sua importância:

A arte e uma maneira do homem para marcar sua presença no mundo.

A arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa. O processo criativo se dá a partir da percepção com o intuito de expressar emoções e ideias, objetivando um significado único e diferente para cada obra.

Mas a arte pode ser muito, mas abrangente e assim podendo classificar com teorias essencialistas e não essencialistas.

A arte é importante porque é uma forma de expressar os nossos sentimentos do mais feliz ate mais profunda tristeza e angústia, e de poder compartilhar com outras pessoas, as vezes sem necessitar de uma palavra. A arte une todas as pessoas a um ponto e na qual faz nos ver várias maneiras e compreender de diferentes perspetivas e assim conseguir observar a nossa vida e mundo com outros “olhos”. A arte esta em nós, ela esta dentro de cada pessoa e por ela que todos estamos conectados por mais diferentes sejamos.

A música é arte?

Na minha opinião a música e uma arte pois me faz sentir diferentes emoções como por exemplo eu ouço músicas vibrantes nos dias felizes e músicas tristes nos dias mais depressivos, com a música se pode compreender as outras pessoas e conseguir saber o seu estado de espírito. A música liga nos por um fio no qual é um gatilho para o desenvolvimento humano e proporcionando ao mundo o bem-estar.

Como em cima disse que a música era arte e fundamentei com a minha opinião, mas para definir a arte utiliza-se as teorias essencialistas e as teorias não essencialistas.

As 3 teorias essencialistas são; Imitação, Expressão e Formalista.

A arte como imitação (mimesis) é a teoria criada para definir as obras produzidas pelo Homem em que são imitadas perspetivas da Natureza e a ação do Homem. A palavra mimesis é grega e é traduzida por imitação. A arte era considerada uma espécie de espelho que refletia a imagem da Natureza.Como a musica e arte,logo pode se designar que a  musica e uma imitação da natureza ou uma açao do homem por mais que seja indiretamente.

Na teoria da expressão chama se arte aquela que expressa beleza, emoções, sentimentos autênticos do autor e contagia ou não o outro. A música cria emoções de todos o tipo e sentimentos autênticos e únicos logo a música e arte logo esta teoria se aplica na música.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (286.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com