TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Vetal

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FISIOLOGIA VEGETAL -

1. Como está estruturada espacialmente a molécula de água?

[pic 1]

A molécula de água consiste em um átomo de oxigênio, covalentemente ligado a dois átomos de hidrogênio.

2. Por que a molécula de água é polar?

Contém um pólo positivo e um pólo negativo. Por ser mais eletronegativo do que o hidrogênio, o oxigênio tende a atrair os elétrons da ligação covalente. Essa atração resulta em uma carga parcial negativa na extremidade da molécula formada pelo oxigênio, e uma carga parcial positiva em cada hidrogênio, tornando a agua uma molécula polar.

3. Por que a água é considerada um solvente universal?

Sua versatilidade como solvente se deve, em parte, ao pequeno tamanho de sua molécula de água. Entretanto, sua capacidade de formar pontes de hidrogênio e sua estrutura polar se torna um solvente particularmente bom para substâncias iônicas e para moléculas, como açúcares e proteínas, que contem grupos polares OH ou grupos NH2. Pontes de hidrogênio entre moléculas de agua e íons entre agua e solutos polares reduzem a interação eletrostática entre substâncias carregadas e, portanto aumentam sua solubilidade.

4. Diferencia difusão de osmose?

Os processos celulares dependem do transporte de moléculas tanto para dentro da célula como para fora dela. A difusão é o movimento espontâneo de substâncias de regiões de concentração mais alta para regiões de baixa concentração. Ou seja, passagem de soluto através de membranas, de um meio para o outro.  Na escala celular, a difusão é o modo de transporte dominante. A difusão de água por meio de uma barreira seletivamente permeável é referida como osmose, ou seja, é a passagem de água de um lado para o outro.

5. Porque alguns organismos conseguem viver em ambientes com extrema diferença de potencial hídrico com o meio intracelular (ex.: mar)?

Por meio de osmorregulação, que é a capacidade que alguns organismos (animais) têm de manter de forma ativa o equilíbrio da quantidade de água e dos sais minerais no organismo, através da regulação da pressão osmótica interna dentro de certos limites, independentemente da concentração do meio externo. Os animais osmorreguladores mantêm o seu potencial osmótico interno muito diferente do meio. Assim controla ativamente a quantidade de água que entra e sai do organismo por osmose, o que lhes permite viver em condições extremas de salinidade.

6. A um recipiente contendo água pura, foi adicionada uma gota de um corante vermelho. Construa dois gráficos com a distância no eixo X e a concentração no eixo Y mostrando o momento inicial (quando a gota foi pingada sobre o recipiente) e um momento posterior (após a o corante ter se dispersado).

[pic 2]

            (A) Momento inicial                                    (B) Momento posterior

7. Determine o sentido do movimento da água no sistema abaixo.

Solo

Raiz

Ψs -0,5 MPa

Para solo

Ψs -0,3 Mpa

Ψp 0,1 MPa

Ψp 0,1 Mpa

Ψs -0,25 MPa

Para raiz

Ψs -0,2 Mpa

Ψp 0MPa

Ψp -0,5 Mpa

Ψs -0,25 MPa

Para raiz

Ψs -0,73 Mpa

Ψp 0 MPa

Ψp 0,2 Mpa

Ψs -0,25 MPa

Para solo

Ψs 0 Mpa

Ψp -0,25MPa

Ψp -0,25 Mpa

Ψs -0,25 MPa

Para raiz

Ψs -0,25 Mpa

Ψp 1 MPa

Ψp -0,1 Mpa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com