TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia do Neuronio

Por:   •  4/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 5

1 FISIOLOGIA DO NEURÔNIO

O neurônio é a célula mais importante do nosso corpo, o cérebro, por exemplo, e o nosso sistema nervoso tem aproximadamente 100 bilhões dessas células (neurônio). É importante saber que o neurônio contém 3 partes:  dendritos (receptor de estímulos), corpo celular  e o axônio (onde ocorre toda a transformação do estimulo). O que faz o neurônio ser diferente de outras células? Os neurônios se diferem de outras células por um aspecto importante: Processam informações. Eles captam informações do ambiente interno e externo do organismo, avaliam, e coordenam as atividades de acordo com as informações.

Nem todo neurônio é desprotegido.  Como assim? O neurônio tem uma especie de proteção no axônio, é como se fosse um fio elétrico coberto por fita isolante. Sabemos que o neurônio é capaz de conduzir pequenos sinais eletricos, esses apresentam a chamadas "bainhas de mielina", que na verdade são grupos de outras células, as celula glia ou neuroglia, na verdade não temos apenas nerônios envolvidos no sistema nervoso, mas possuimos outros tipos de células que o compôe. A vantagem de neurônios mielinizados é a condição do impulso nervoso que costuma ser mais rápida, os que não contêm a bainha, a condicão é ser mais lenta, se essa bainha de mielina vai se degenerando o impulso nervoso fica mais lento, no caso são pessoas que sofrem de: dificuldade de movimentação, dificuldade de raciocínio, os reflexos ficam mais lentos.

[pic 1]

Figura 1- Legenda: 1- Dendritos; 2- Corpo celular; 3- Bainha de Mielina; 4- Núcleo; 5- Axônio.

  1. Tipos de Neurônios

Existem tres tipos de neurônios, multipolares bipolares e pseudo-unipolares. Os neurônios multipolares constituem a maioria dos neurônios do tecido nervoso, eles possuem um único axônio e vários dendritos. Os bipolares são frequentes nas estruturas sensoriais, eles apresentam um único axônio e um único dendrito. Os neurônios pseudo-unipolares possue um único axônio com uma só neurofibra.

        

[pic 2]

Figura 2 - Tipos de neurônios


2 PRODUÇÃO DO ESTÍMULO OU IMPULSO ELÉTRICO

Em um neurônio os estímulos se disseminam sempre no mesmo sentido: são captados pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio até seu terminal e passado para o próximo neurônio.

[pic 3]

Figura 3- Diagrama representativo de um neurônio, as setas vermelhas representam a propagação do impulso nervoso.

O tecido nervoso tem a importante função de captar estímulos e desencadear respostas a ele, o neurônio é a célula que realiza essa função. A produção desses estímulos depende de dois íons, o sódio e o potássio. Quando o neurônio esta em repouso se encontra polarizado. Durante a propagação do impulso nervoso há uma inversão de cargas na membrana do neurônio, ou seja, acontece troca de íons. A fibra nervosa pode ser mielínicas (com bainha de mielina que conduz o impulso com maior velocidade) ou não amielínicas (conduz o impulso nervoso mais lentamente).

2.1 Captação do estímulo

        O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.

É assim que enxergamos o que está ao nosso redor, sentimos quando alguém nos belisca, percebemos se a água do banho está fria, sentimos o gosto das comidas, entre muitas outras sensações.

2.2 Formação do impulso elétrico

Todas as células do corpo apresentam um potencial elétrico por meio de sua membrana. Quando ela se encontra em repouso (ausência de estímulos) esse potencial é negativo no interior da membrana e positiva no lado externo, nessas condições o neurônio se encontra em estado de polarização. A diferença desse potencial elétrico ocorre devido às diferenças nas concentrações iônicas dos líquidos intra e extracelulares, o liquido intracelular contém concentração de potássio (K+), enquanto o liquido extracelular contém concentração de sódio (Na+). A membrana de um axônio possui a bomba de sódio-potássio, essa bomba transporta íons sódio do interior do axônio para o exterior, e íons potássio para o interior.

[pic 4]

Figura 4 – Polarização

Quando o neurônio recebe um estimulo o potencial da membrana passa por variações que no seu conjunto são denominadas de potencial de ação. O potencial da membrana em repouso é negativo no interior. Quando ocorre o inicio do potencial de ação o potencial da membrana fica positivo retornando alguns décimos-milésimos depois ao seu valor negativo, esse processo é o potencial de ação também chamado de impulso nervoso.

Quando o estimulo chega ao neurônio acontece o aumento da permeabilidade da membrana aos íons sódio, permitindo grande entrada de íons sódio para o interior da fibra, o que produz positividade no interior da membrana, esse é o primeiro estagio do potencial de ação chamado de despolarização.

[pic 5]

Figura 5 - Despolarização

Após essa onda de despolarização ou impulso nervoso se propagar ao longo de toda a fibra nervosa, a membrana torna-se novamente impermeável a íons sódio, permanecendo permeável a íons potássio. As perdas dessas cargas positivas faz com que a fibra volte a ser negativa no seu interior, este é chamado de repolarização. Nesse ponto a fibra pode novamente transmitir um novo impulso nervoso.

[pic 6]

Figura 6 - Repolarização

  1. LIBERAÇÃO DO ESTIMULO

Após o impulso nervoso ocorrer até os terminais do axônio, chega até a fenda sináptica. Basicamente, sinapse é a apenas o ponto de união entre duas células, um espaço que existe entre uma célula e outra. As sinapses servem como meio de comunicação entre as células e é através delas que o potencial de ação (impulso elétrico que leva uma informação) é transmitido. Elas podem ser de dois tipos:

3.1 Sinapse

Sinapse química: O potencial de ação é transmitido através de proteínas especiais chamadas de neurotransmissores. Os neurotransmissores saem de uma célula (célula pré-sináptica), passam para a fenda sináptica e interagem com a próxima célula (célula pós-sináptica), dessa forma a informação é repassada. Esse tipo de sinapse é encontrada em todo o sistema nervoso, é a forma com que os neurônios se comunicam, através de substâncias químicas.

Sinapse elétrica: Nesse tipo, as células estão praticamente coladas e existe uma abertura, como um canal, que une as membranas; esses canais são chamados de junções comunicantes. O potencial de ação corre diretamente de uma membrana para outra, sem precisar do auxílio de mediadores químicos. Essa é a sinapse utilizada pelos músculos, inclusive o próprio coração.

[pic 7]

Figura 7- Sinapse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (400.3 Kb)   docx (257.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com