TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais

Por:   •  25/8/2017  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Paraíba

Licenciatura em Ciências Biológicas

Centro de Ciências Exatas e da Natureza

Fisiologia Humana e Animal Comparada

A Fisiologia no Ensino Médio

          A biologia, no ensino médio, ao longo dos anos tem sido organizada de maneira que apenas o entendimento de sua lógica interna era importante, porém esse pensamento vem passando por uma transformação importante. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) enfatizam a importância de o aluno ter domínio sobre os conhecimentos biológicos, não apenas por uma questão educacional mas, também, para que esse se torne um cidadão capaz de compreender e opinar nos debates importantes que surgem. Também destacam o corpo humano, enfatizando a manutenção do seu equilíbrio para uma vida saudável. Nesse contexto, a fisiologia entra como um assunto que vai perpassar por vários assuntos, principalmente quando diz respeito ao corpo humano e suas interações, sejam elas internas ou externas.

          A primeira vista temos a fisiologia aparecendo nos principais assuntos que são a digestão, excreção, respiração e circulação, tradicionalmente enfatizando apenas o entendimento dos conceitos, da lógica funcional, da metodologia de trabalho, perdendo de vista um aspecto muito importante que é o entendimento dos fenômenos biológicos e das vivências práticas. Então, olhando por esse lado temos um estudo muito descontextualizado, quando, na verdade, deveria ser o contrário, aprender esses assuntos, como a fisiologia principalmente, de uma maneira que eles possam ser usados para interpretar a realidade e nela interferir da maneira correta.

          A fisiologia é abordada também em outros assuntos como, por exemplo, a zoologia e botânica, porém o que se pode observar é que esses seres são abstraídos dos lugares em que vivem, e o estudo passa a ser quase que classificatório, colocando de lado as interações estabelecidas com outros seres vivos. É trabalhada a evolução dos sistemas nervosos ao longo dos táxons deixando de lado o ambiente em que isso aconteceu, o que é completamente errado quando pensamos em evolução, pois é justamente o meio um dos principais fatores para a evolução.

          No ensino médio não há possibilidade de tratar tudo que envolve a fisiologia, mas é muito importante que ela seja contextualizada, de como e por que seus conhecimentos foram produzidos. Mais do que entender como o sistema endócrino funciona, é fundamental fazer com que os discentes desenvolvam competências que os permitam lidar com as informações que, constantemente, chegam até eles. E esse contextualizar não fica apenas para a biologia, mas deve, também, ser entrelaçado com as outras áreas do conhecimento, para que seja entendimento que o mundo está completamente ligado, e não existem barreiras para o conhecimento. Quando se tem essa visão sistêmica, o que o estudante passa a entender é, por exemplo, a relação entre degradação ambiental e agravos na saúde física, e para isso entender a fisiologia humana se faz extremamente importante. A partir daí, entender que a vida, do ponto de vista biológico, se manifesta de formas diversas, mas sempre como sistema organizado e integrado, que interage com o meio físico-químico através de um ciclo de matéria e de um fluxo de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com