TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gattaca Experiência Genética

Por:   •  24/10/2016  •  Resenha  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 4

Gattaca – Experiência Genética

Ficha Técnica

Título        Gattaca (Original)

Ano produção: 1997

Dirigido por: Andrew Niccol

Estreia: 7 de setembro de 1997 (Mundial)

Duração: 106 minutos

Classificação: 14 - Não recomendado para menores de 14 anos

Gênero: Drama e Ficção Científica

País de Origem: EUA

Análise do Filme

        O cenário do filme Gattaca pertence a uma sociedade futurista, em que há um avanço científico significativo no que diz respeito a manipulação genética. Tal avanço é tão grande que torna a sua atividade uma obsessão. Ao longo do filme é mostrado o processo de eugenia desenvolvida pela ciência genética, no qual casais se submetem à manipulação de seu código genético, com o propósito de produzir seres humanos superiores, quer dizer, sem doenças, defeitos indesejáveis ou qualquer característica herdada natural e aleatoriamente. Apesar de ser uma ficção científica, os aspectos abordados até aqui são considerados antiéticos e o indivíduo ou sociedade que o fizer estará ferindo os preceitos da comunidade científica e o Código de Ética.

         Através da produção dos seres humanos superiores (eugenia legitimada) há uma distinção entre estes e os seres humanos naturais (inferiores), no que diz respeito a possibilitar as pessoas geneticamente modificadas os melhores empregos e melhores condições de vida, com gratificação por suas características distintas. Em compensação os seres humanos naturais são discriminados, possuem os empregos menos nobres, portanto são marginalizados pela sociedade. Sendo assim, Gattaca faz parte de uma sociedade que possui duas categorias de seres humanos: os válidos (seres humanos modificados geneticamente) e os inválidos (originados através herança natural e aleatória). Mais uma vez é notório que essa sociedade faz parte de um grupo antiético e isso fere a Constituição Federal que declara que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza [...] (art. 5º caput), sendo portanto as atitudes mostradas no filme discriminatórias, pois depende de uma conduta ou ato (ação ou omissão) e viola direitos com base na raça, e racismo porque faz parte da ideologia que defende a existência de hierarquia entre grupos humanos,  ou seja, algumas raças são superiores a outras, assim os superiores teriam o direito de explorar e dominar os inferiores.

        O protagonista de Gattaca, chama-se Vincet Anton Freeman, que foi concebido da forma natural e aleatória de reprodução, sendo, portanto, um inválido. Logo após o seu nascimento, ao ser verificado através de exames obrigatórios que provavelmente morreria antes dos trinta anos devido a doenças cardíacas, foi condenado a marginalização, exclusão social e até familiar por causa da sua condição genética fora dos padrões impostos por Gattaca. Vincent cresceu disputando com seu irmão mais novo, Anton, que foi desenvolvido através do processo de eugenia, em que foi manipulado e selecionado como o melhor e, portanto, superior a ele em vários aspectos. Os aspectos abordados aqui também fazem parte de discriminação e racismo, portanto ferem a Constituição Federal, pois o protagonista sofre com a sua condição diante de uma sociedade que aceita apenas os seres geneticamente humanos modificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com