TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DAS PESQUISAS PALEONTOLÓGICAS

Por:   •  2/2/2016  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário de Capanema

Licenciatura Plena em Ciências Naturais

Disciplina: Paleontologia

Docente: Elielton Monteiro

Discente: Cleberson R. Castro da Silva

RESUMO

HISTÓRICO DAS PESQUISAS PALEONTOLÓGICAS

NO BRASIL

AULA DIA: 11/05/2015

 

UFPA Capanema

Histórico das Pesquisas Paleontológicas no Brasil

A aula do dia 12/05/2015, ministrada pelo Prof. Msc. Elielton Monteiro se deu a respeito dos assuntos históricos das pesquisas paleontológicas no Brasil. As primeiras sociedades paleontológicas no Brasil se deu no inicio do século XIX, com as primeiras publicações e com o primeiro relato em 1817 de achados de fosseis brasileiros. A primeira instituição brasileira voltada para paleontologia foi o Museu Nacional no Rio de Janeiro é a mais antiga instituição cientifica do Brasil, considerado o maior museu de historia natural da América Latina, foi criado por D. João VI em 1818.

As primeiras noticias foram relatos de ossadas de mamíferos quaternários na metade do século XIX, também relatos de  restos de mamíferos pleistocênicos na Bahia em 1817. Também foi de fundamental importância às contribuições dos viajantes estrangeiros como o botânico inglês George Gardner, que coletou fósseis de peixes no Ceará em 1841. Posteriormente o suíço Louis Agassiz estudou os matérias coletados por George Gardner, datando-os como da idade cretácea, outros viajantes estrangeiros foram de fundamental importância para a paleontologia no Brasil como, por exemplo, Peter Wilhelm Lund, coletando uma grande quantidade de mamiferos em grutas calcarias da Bacia do Rio das Velhas, Minas Gerais, datado do pleistocênico. Organizou uma vasta coleção de espécimes, descrevendo mais de 100 novas espécies e publicando 30 trabalhos, foi considerado o pai da Paleontologia Brasileira. Dentre os estrangeiros os mais influentes para a Paleontologia no Brasil foram os ingleses e pode-se observar os utensilios utilizados nas pesquisas em campo, eram equipamentos rusticos se comparados aos dias atuais tornando assim o trabalho mais dificil.

Em 1904 o governo federal criou a Comissão de Estudos das Minas de Carvão do Brasil e dirigida pelo geólogo americano Israel C. White que com o encerramento de suas atividades em 1908 publicou um relatório com ênfase em três partes; As camadas de carvão e rochas associadas (Israel White); O réptil permiano Mesosaurus brasiliensis (Mac Gregor); Floras fósseis nas camadas de carvão (David White). Em seguida foi criado o Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil, criado em 1907 em virtude dos estudos anteriores sobre o carvão sendo coletado vasto material fossilifero, transformado após no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A expansão das instituições de pesquisas na paleontologia no Brasil se deu primeiramente no Rio de Janeiro como capital do império naquele momento. No estado do Pará no ano de 1889 foi criado em Belém o Museu Paraense Emílio Goeldi, sendo referência em todo Brasil. A partir de 1950 aumenta a demanda de escolas de geologia e surgem instituições em SP, RS, RJ, PA e MG. Atualmente a Petrobrás incentiva, impulsiona e financia a pesquisa micropaleontológica, tendo a sua criação em 1953 e estabelecendo diversos núcleos regionais espalhados pelo Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com