TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE PODEM CAUSAR O FRACASSO DAS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS DE FLORIANO

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERALDO PIAUI

CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALEF DE SOUSA E SILVA

SABRINE RODRIGUES NOGUEIRA

FATORES QUE PODEM CAUSAR O FRACASSO DAS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS DE FLORIANO.

FLORIANO

2014

ALEF DE SOUSA E SILVA

SABRINE RODRIGUES NOGUEIRA

FATORES QUE PODEM CAUSAR O FRACASSO DAS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS DE FLORIANO.

Projeto desenvolvido como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia Científica.

Orientador: Prof. MSc. João Carlos Hipólito B. do Nascimento

FLORIANO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS        

2.1  Objetivo geral        

2.2 Objetivos específicos        

3 PROBLEMA E HIPÓTESE        

3.1 Problema        

3.1 Hipótese        

4 JUSTIFICATIVA        

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.1 Definições        

5.2 Teoria Base        

5.3 Revisão da Literatura        

6 METODOLOGIA        

7 RECURSOS        

8 CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

No atual contexto de desafios e incertezas, o desenvolvimento das organizações e até mesmo sua sobrevivência depende, em grande parte, de indivíduos que conseguem identificar novas oportunidades de negócio através de um processo visionário, combinarem recursos e habilidades de forma inovadora para a concretização da ideia e conduzir de forma eficaz o empreendimento, objetivando o relacionamento amistoso entre a empresa, seus membros e o mercado, altamente competitivo. O empreendedor precisa ter competências que possibilitem, não só inserir uma empresa no mundo dos negócios, como, também, manter sua sobrevivência. Ele deve estar capacitado para criar e, também, para conduzir a implementação do processo criativo, elaborando estratégias que permitam o desenvolvimento da sua organização, pois o empreendedor é caracterizado como um indivíduo que possui altos níveis de energia e altos graus de perseverança e imaginação que, combinados com a disposição para correr riscos moderados, o capacita a transformar o que frequentemente começa como uma ideia (visão) simples e mal definida em algo concreto (VRIES, 2001 apud GREATTI et al,2004).

Dados do SEBRAE indicam que, entre 1990 e 1999, foram criadas no Brasil em torno de 500 mil empresas a cada ano. Muito se tem comentado a respeito do Brasil ser o país mais empreendedor do mundo, mas somente com esses dados, tais afirmações não podem ser consideradas verídicas. Apesar de haver um grande número de abertura de empresas o índice de mortalidade das mesmas também é alto. De acordo com o órgão, em 1999, 475.005 empresas foram constituídas, entretanto, 69.246 se extinguiram, deixando a taxa de mortalidade em 15%. Além de abrir uma empresa, para ser empreendedor, é preciso também fazer com que o negócio prospere e seja bem sucedido.

De acordo com pesquisas efetuadas pelo SEBRAE (1999) e também da colocação de vários autores como Dolabela (1999a;b), Degen (1989) entre outros, muitas empresas morrem nos primeiros anos de existência. A causa da mortalidade é atribuída a inúmeros fatores, como falta de planejamento, de capital de giro etc., mas até então não relacionaram essas causas com a falta de características empreendedoras do empresário.

O que ocorre, muitas vezes, é que o desemprego e até mesmo a vontade de deixar de ser empregado, a pressa em ganhar dinheiro, e um dos maiores erros que é o de misturar o dinheiro da empresa com o pessoal, comprometendo assim todo o controle financeiro, são variáveis que levam o empreendimento ao insucesso.

Segundo (GREATTI,L;PREVIDELLI,J.J, 2004) ,Não se pode dizer que o perfil empreendedor é o fator condicionante da mortalidade das empresas, pois são inúmeras as variáveis internas e externas, que influenciam na longevidade empresarial. O fato é que este fator interno que influencia no sucesso e no fracasso do empreendimento pode estar relacionado com as características individuais que formam o perfil do empreendedor.

Visto que os estudos anteriores eram direcionados para o sucesso e perfis dos empreendedores dos mesmos, entre outros, o presente estudo se direcionará para a busca dos fatores determinantes que levam as pequenas e medias empresas do Piauí ao fracasso.

2 OBJETIVOS

2.1  Objetivo geral

Verificar os fatores na qual influenciam as pequenas e medias empresas na trajetória de insucesso

2.2 Objetivos específicos

- Analisar o perfil dos empreendedores;

-Identificar a mortalidade precoce das pequenas e medias empresas.

3 PROBLEMA

3.1 Problema

Quais os principais fatores determinantes que levam as pequenas e medias empresas à mortalidade?

4 JUSTIFICATIVA

O presente estudo é relevante contribuindo com a literatura, a pesquisa e de caráter exploratório, efetuando um estudo dos fatores determinantes do fracasso das pequenas e medias empresas do estado do Piauí.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com