TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Início do desenvolvimento vertebrado: Endoderma – O tubo digestivo e seus derivados

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

Início do desenvolvimento vertebrado: Endoderma – O tubo digestivo e seus derivados.

Antes de tratarmos do sistema digestivo é de bom entendimento iniciar o trabalho relatando a função do endoderma embrionário que é de construir o revestimento de dois tubos dentro do organismo. O primeiro tubo se estende através do comprimento do corpo e é chamado de tubo digestivo e brotos desse tubo formam o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. E o segundo tubo é o respiratório, que se forma como uma protuberância a partir do tubo digestivo, se bifurcando e se transformando nos dois pulmões e participam de uma câmara comum na região anterior do embrião conhecida por faringe e através da mesma saem bolsões epiteliais exteriores que se originaram as amígdalas, as glândulas, tireóide, timo e paratireóide.

Os tubos digestivo e respiratório são ambos derivados do intestino primitivo que se forma-se durante a 4ª semana, quando a prega neural, caudal e lateral incorporam a porção dorsal do saco vitelino no embrião e neste momento o tubo digestivo esta fechado na sua extremidade cranial e na sua extremidade caudal, posteriormente, as membranas bucofaríngea e cloacal que fazem o fechamento do tubo digestivo se rompem e estabelecem a comunicação com o exterior do embrião formando a abertura que irá originar o ânus.

O tubo digestivo é revestido na sua maior porção pelo endoderma, exceto nas suas extremidades – a cavidade bucal primitiva e a cavidade anal são revestidas por ectoderma. O epitélio das extremidades cranial e caudal é derivado do ectoderma do estomodeu e do proctodeu, respectivamente. O endoderma do intestino primitivo origina a maior parte do epitélio e das glândulas do trato digestório. O endoderma especifica informações temporais e posicionais essenciais para o desenvolvimento do intestino. Então à medida que o endoderma se comprime em direção ao centro do embrião, é formado o intestino anterior e posterior e os mesmos se derivam nas seguintes formas:

ORIGENS

Intestino anterior:

• Faringe primitiva e seus derivados;

• Sistema respiratório inferior;

• Esôfago e estômago;

• Duodeno, proximal à abertura do ducto biliar;

• Fígado, aparelho biliar e pâncreas.

Intestino posterior:

• Septo Urorretal;

• Canal Anal.

Seguindo a proposta do trabalho solicitado a ser apresentado e depois de uma explanação sobre a faringe primitiva, focaremos agora nas partes das seguintes derivações do tubo digestivo deixando para outra ocasião a parte do sistema respiratório.

Derivados do intestino anterior:

• Esôfago e estômago

O esôfago se desenvolve a partir do intestino anterior imediatamente caudal à faringe. A separação da traquéia do esôfago se dá pelo septo traqueoesofágico. Inicialmente o esôfago é curto, mas ele se alonga rapidamente, graças principalmente, ao crescimento e à descida do coração e dos pulmões. Seu epitélio e sua suas glândulas são derivados do endoderma. A porção final do intestino anterior é inicialmente uma estrutura tubular e inicialmente aparece como um alargamento fusiforme da porção caudal do intestino anterior e está orientado no plano mediano. Esse primórdio logo se expande e se amplia dorsoventralmente e isso leva à formação da curvatura do estômago e à medida que o estômago se desenvolve, ele roda, vagarosamente, 90º graus no sentido horário, em torno do seu eixo longitudinal e após a rotação, o estômago assume a posição final, com seu eixo maior quase transversal ao eixo maior do corpo.

• Duodeno

Desenvolve-se a partir da porção caudal do intestino anterior, da porção cranial do intestino médio e do mesênquima esplâncnico associado ao endoderma dessas porções do intestino primitivo. A junção das duas porções do duodeno se dá após a origem do ducto biliar.

• Fígado, aparelho biliar e pâncreas;

O fígado, a vesícula biliar e as vias biliares originam-se do divertículo hepático da porção caudal do intestino anterior. O divertículo hepático expande-se para o septo transverso, cresce rapidamente e forma duas porções:

• A porção maior, cranial, dá origem ao primórdio do fígado.

• A pequena porção caudal origina a vesícula biliar.

O septo transverso é uma massa de mesoderma esplâncnico situado entre o coração e o intestino médio. Ele forma o mesentério ventral nessa região. Assim células endodérmicas se proliferam e originam cordões entrelaçados de células hepáticas e células epiteliais de revestimento de ductos biliares e intra-hepáticos, os cordões hepáticos, primórdios dos sinusóides hepáticos. O fígado apresenta crescimento rápido ocupando uma grande porção da cavidade abdominal superior. A quantidade de sangue oxigenado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com