TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PRONTUÁRIOS ELETRÔNICOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIDADES DE SAÚDE

Por:   •  20/12/2017  •  Dissertação  •  5.539 Palavras (23 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 23

A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PRONTUÁRIOS ELETRÔNICOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIDADES DE SAÚDE

Autor: Francisco Xavier de Freitas Souza[1]

Resumo: O estudo objetivou o reconhecimento e desafios da implantação da Educação Ambiental (EA) nas unidades de saúde. Um dos instrumentos mais importante para a diminuição do impacto ao meio ambiente nas unidades de saúde é o prontuário eletrônico. Seu uso evita ao máximo os gastos incessantes de papéis e além do mais a eficiência no atendimento aos pacientes e a vida dos profissionais que são usuário dessa ferramenta tão importante. Pesquisa de abordagem exploratória e bibliográfica, tendo como importância o levantamento de alguns estudos realizados referente à temática discutida. Através desse levantamento, é preciso reconhecer que a implantação da Educação Ambiental é bastante desafiadora, pois engloba, principalmente, a carência de uma política ambiental institucional que funciona como arcabouço financeiro para o seu desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE: Meio ambiente, prontuários eletrônico, educação ambiental e saúde.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, é notório observar a contínua e diária vinculação de informações acerca dos impactos ao meio ambiente, sejam previsíveis ou imprevisíveis. Esse processo, cada vez mais, vem crescendo de forma assombrosa, e seus reflexos são sentidos no cotidiano social e nos espaços de trabalho. Infelizmente, apesar disso, poucas medidas são tomadas no sentido de frear ou reduzir o impacto ambiental.

Por conta disso o presente trabalho teve como propósito responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a contribuição do uso do prontuário eletrônico como instrumento de Educação Ambiental (EA) e na ação de responsabilidade socioambiental das unidades prestadoras de serviço de saúde?

A hipótese central levantada nesse trabalho foi que a utilização de tecnologias da informação, especificamente os prontuários eletrônicos, contribui para a diminuição do impacto ambiental em todo setor da unidade de saúde.

A contribuição da TI é de fundamental importância no desenvolvimento das funções da administração no âmbito das organizações que prestam serviço de saúde. Da mesma forma, que o programa de prontuários é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a ferramenta mais importante para armazenamento de informações, recuperação e análise do atendimento médico. Neles são contidas as informações sobre as doenças, possíveis riscos, diagnósticos, prognósticos, resultados de testes e exames, condutas terapêutica, entre outros.

        Dessa forma, o presente estudo colaborou em analisar a contribuição do uso dos prontuários eletrônicos como instrumento de Educação Ambiental e na ação de responsabilidade socioambiental das unidades de saúde.  

        O primeiro capítulo aborda de forma resumido o conceito e importância da gestão ambiental; responsabilidade socioambiental.

        O segundo capítulo apresenta de forma clara e objetiva o conceito e os serviços da Tecnologia da Informação (TI), e sua importância nas organizações que prestam serviços de saúde a população. Descreve ainda, a relevância da utilização dos prontuários eletrônicos no setor de atendimento das clinicas que prestam serviços de saúde e também a contribuição do uso dos prontuários eletrônicos como instrumento de educação ambiental nas unidades de saúde.

METODOLOGIA

A pesquisa foi orientada pela abordagem de pesquisa exploratória no qual Severino (2016) fala que esse tipo de pesquisa busca fazer apenas levantamento de informações de um determinado assunto, delimitando assim o campo da pesquisa, traçando as condições de manifestação desse objeto.

Outra ferramenta utilizada para elaboração do presente artigo foi à pesquisa bibliográfica que é definido por Lakatos et al (2017) por abranger toda bibliografia que já é tornada público em relação ao tema proposto, desde suas publicações avulsas, boletins, jornais, dentre outros registros disponíveis. Sua função é colocar o pesquisador em contato direto com tudo que foi produzido, tanto na escrita, dito ou filmado sobre o tema determinado, inclusive conferências seguidas por debates que tenham sido transcritas de alguma forma.

  1. GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
  1.  A gestão ambiental: conceito e importância nas organizações

Trazer para o centro das discussões o conceito de gestão ambiental e mostrar como ele pode vir a impactar diretamente a maneira como indivíduos e empresas atualmente consomem os recursos naturais e descartam resíduos, podem ser passos decisivos para que a lógica de consumo intensivo de recursos próprio do capitalismo moderno seja revista. Para Reinaldo Dias: “Gestão ambiental é a expressão utilizada para se denominar a gestão que se orienta para evitar, na medida do possível, problemas para o meio ambiente.”

Com ascensão das indústrias na Europa no século XIX, também houve a época do grande crescimento exponencial provocado por várias catástrofes ambientais que tiveram grandes repercussões, seja local, regional ou global. Já no Brasil, com o intenso ritmo de industrialização na década de 1960 e com o aumento da população para o território urbano, provocou também o intenso impacto ao meio ambiente. A contaminação se deu no ar, água ou solo. Reinaldo Dias. Já nessa época se pensou em como reduzir os impactos ao meio ambiente e se chega a duas conclusões: instalar tecnologia no final do processo produtivo para reter a contaminação gerada, ou realizar atividades de prevenção da contaminação ao longo de todo processo produtivo. As instalações tecnológicas demandam altos custos. Já a prevenção, além de resultar na melhoria da qualidade do produto gera benefício para empresa com a diminuição dos custos dos produtos. (Reinaldo Dias)

Com o passar dos tempos, a maioria das empresas já estão buscando meios para contribuir com o meio ambiente, sua qualidade e capacidade de suportar a vida humana. A relevância dessa preocupação se reflete na relação sociedade e meio ambiente. Nesse processo mútuo, a sociedade pode se tornar mais ou menos preocupada em função da forma como as organizações melhoram ou pioram a qualidade do meio no qual vivemos. (Ana Beatriz)

Com a maior conscientização da sociedade, mais será exigida o termo de desempenho ambiental. A década de 1980 foi marcada pela maior conscientização ambiental devida aos grandes acidentes ambientais ocorrido na década. Por conseguinte, nos anos de 1990 surgiram termos como proatividade ambiental e perspectiva ambiental, o famoso ‘ganha-ganha’, propostas essas que se beneficiam o meio ambiente e as organizações, além da criação do termo ecoficiência. Já no século XXI se inicia o posicionamento da gestão ambiental como um dos principais objetivos das organizações, no qual é marcada pela difusão de práticas e instrumentos de gestão ambiental, inserindo temas ambientais nas várias áreas das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com