TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA SEM SOFRIMENTO, NEM COMPLICAÇÕES

Por:   •  30/1/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Missão Salesiana de Mato Grosso

Universidade Católica Dom Bosco

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

NOME DA DISCIPLINA: PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO – RECUPERANDO O PENSAR.

NOME DO ALUNO: IDACELIA SANTOS DA PAZ

DATA:   29/09/2017

MATEMÁTICA SEM SOFRIMENTO, NEM COMPLICAÇÕES.

Um dos fatores que desencadeiam o fracasso escolar é o temor e a dificuldade em algumas matérias, principalmente a matemática e dela surge a desmotivação nas outras disciplinas. Servantes parte do pressuposto que é possível trabalhar a disciplina sem problemas e com sorriso nos lábios, despertando a afetividade e afinidade pelos conteúdos que envolva pensamento lógico matemático. A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas pessoas e oferece, em geral, várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas.

O ensino bem planejado dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade, porém o que temos visto é uma matemática complicada e sem utilidade para a vida pratica do aluno, com conceitos engessados cálculos e fórmulas para decorar que se tornam insignificantes tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Uma das possíveis estratégias que o professor pode explorar para aumentar o interesse, a curiosidade e a criatividade dos alunos é o uso dos jogos, que, quando usados com fins pedagógicos mostram a importância em situações de aprendizagem, pois aumentam a construção do conhecimento.

Faz-se necessário uma nova visão por parte dos professores que visa compreender que o ensino da matemática é importante, e vai além das fórmulas e operações matemáticas, exige afeto prazer e significados, pois a mesma tem um papel decisivo para resolver problemas da vida cotidiana e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. A aprendizagem acontecem quando a prática pedagógica interage no contexto e na necessidade do aluno. Nesse sentido, sendo a aprendizagem significativa para o aluno, este se tornará menos rígido, mais flexível, menos alheio, isto é, perceberá mais seus sentimentos, interesses, limitações e necessidades.

Desse modo, a escola deve possibilitar melhores condições de aprendizagem, selecionando atividades e metodologias que promovam o resgate da auto estima da criança. Servantes afirma que é possível e viável transformar o medo em prazer nesta área de conhecimento tão assustadora para a maioria dos alunos. Dessa forma os alunos tornam-se mais hábeis para aprender desenvolvem suas noções, aprofundam seus conhecimentos e capacidades matemáticas, reconhecendo o seu valor e sua aplicação na realidade, e desfazendo o mito que a matemática é uma disciplina de seleção, exclusão e reprovação escolar, cabe ao professor e toda equipe pedagógica promover situações e despertar nos educandos a afetividade e a empatia pela matéria, pois com prazer e significado a matemática passa a fazer parte do contexto social dos mesmos. Partindo da percepção que não há um único meio de trabalhar a matemática o de transmitir conhecimentos e formulas prontas, qualquer processo de aprendizagem parte do interesse, motivação, afetividade e na empatia esses são fatores que fazem a diferença no processo acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (239.6 Kb)   docx (497.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com