TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing do Controle Biológico

Por:   •  5/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  7.924 Palavras (32 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 32
  1. INTRODUÇÃO

A cana-de-açúcar tem grande importância no setor do agronegócio brasileiro. É um setor que está em expansão e atrai grande investimento devido sua flexibilidade e versatilidade na cadeia produtiva de sua matéria-prima, que após ser processada, resulta em produtos como o açúcar, etanol e a energia e após esse processo consegue-se obter subprodutos dessa matéria-prima como a vinhaça, a torta de filtro e o bagaço. Além disso, é a cultura que tem o maior programa de controle biológico de pragas instalado no país (ANUÁRIO BRASILEIRO DA CANA-DE-AÇÚCAR, 2011).

O controle biológico de pragas é um método alternativo de manejo para combater a incidência de insetos nocivos, por exemplo, em culturas agrícolas que utilizam o controle de pragas por meio de um organismo vivo para controlar a ação de outro organismo vivo sobre a cultura, usando um predador natural da espécie nociva.

O Controle biológico da broca-da-cana (Diatraea saccharalis) é utilizado pela maior parte dos fornecedores de cana-de-açúcar que ocupam a região de São José do Rio Preto, que realizam por meio da vespa (Cotesia flavipes) a eliminação da fase larval da (D. saccharalis), sendo uma ação benéfica ao meio ambiente por reduzir a aplicação de inseticidas nas lavouras de cana-de-açúcar (DINARDO-MIRANDA, 2004).

Para a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata) o controle biológico tem como seu principal componente o fungo (Metarhizium anisopliae), que se aloja no corpo da presa na qual é eliminada (DINARDO-MIRANDA, 2004).

A utilização destes métodos alternativos vem aumentando no mercado atual com cerca de 200 produtos de controladores biológicos registrados no mercado com um crescimento anual de 10%. O uso se dá devido às necessidades de práticas sustentáveis, por ser um método mais econômico e por ser um bio-inseticida não tóxico à fauna e a flora, tendo como principais benefícios à redução na aplicação de agrotóxicos nas lavouras e baixo custo, minimizando impactos ambientais e custos com insumos agrícolas e o fornecimento de um alimento seguro e saudável ao consumidor (BIOLOGIA VIRTUAL, 2013).

Em contraponto ao controle biológico, existe o controle químico, que gera um aumento na resistência das pragas, causando desequilíbrio ao meio ambiente, a eliminação de microrganismos benéficos à lavoura e provoca a contaminação do solo com seus resíduos colocando em risco a saúde humana.

Outro método usual de controle de pragas é a queima da cana-de-açúcar que, consequentemente, traz alguns benefícios como a redução da folhagem, redução do risco de acidentes com animais peçonhentos e em destaque a eliminação de pragas como cigarrinhas e brocas como métodos de controle. Contudo, essa prática por não ser sustentável gerou a criação da Legislação 11.241/02 que visa diminuir os danos ambientais.  A estratégia adotada pela Legislação provocou o aumento da colheita mecanizada tendo como consequência o acúmulo dos restos das palhas da cana criando condições ideais para a proliferação das pragas citadas (SILVA e FERREIRA, 2010).

Devido à importância do controle biológico na cana-de-açúcar aplicamos uma pesquisa de mercado que se trata de uma poderosa ferramenta de marketing, cuja aplicação e posterior obtenção de dados para analise auxiliam a identificar o comportamento de consumidores do mercado acerca de um novo produto/serviço com o intuito de fornecer as empresas informações úteis que posteriormente serão utilizadas como insumos para o processo de tomada de decisão em adotar a estratégia direcionada ao mercado, bem como um novo nicho de mercado a ser explorado.

Assim a pesquisa de mercado se transforma em um método útil, quando aplicado para obterem-se informações sobre consumidores pertencentes ao macro segmento rural (fornecedores de cana-de-açúcar), acerca de um insumo que está cada vez mais difundido na cadeia de produção do açúcar e etanol. Trata-se do método alternativo Controle Biológico de Pragas, método que minimiza os impactos ambientais que a cadeia de produção proporciona, aumentando sua sustentabilidade.  

A observação do nível de conhecimento reforça o uso da pesquisa mercadológica como ferramenta de tomada de decisão, pois proporciona vantagens ao produtor, lhe trazendo informações sobre a existência de novos processos e serviços de comercialização (identificador de oferta), redução de custos de produção. Quanto às empresas (biofábricas) que produzem agentes de controle, a pesquisa de mercado assume o papel de propiciar uma visão sobre um mercado consumidor em potencial (identificação de demanda), preços praticados por possíveis concorrentes, preço em comparação com o controle químico, fatores limitantes a comercialização de agentes entomopatogênicos e parasitoides, desenvolvimento de pesquisa para aumento da qualidade do produto oferecido ao mercado para manejo das principais pragas da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis e Mahanarva fimbriolata).

  1. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

Qual é o nível de conhecimento, demanda e utilização do agente químico ou controle biológico por meio da vespa (Cotesia flavipes) e do fungo (Metahizium anisopliae) por parte dos fornecedores de cana-de açúcar na região de São José do Rio Preto/SP em suas áreas?

  1. JUSTIFICATIVA

A relevância desta pesquisa se dá devido os benefícios que o controle biológico oferece ao produtor de cana-de-açúcar a fim de reduzir custos e utilizar um método alternativo e sustentável devido à utilização de agentes naturais, que não causam danos ao meio ambiente.

  1. OBJETIVO GERAL

Identificar os atributos que determinam a escolha de agentes químicos e/ou controle biológico no controle de pragas por parte dos fornecedores de cana-de açúcar na região de São José do Rio Preto/SP.

  1. METODOLOGIA

Para realizar este trabalho efetuamos a pesquisa bibliográfica, o uso de um questionário semiestruturado utilizando a escala de Likert e um levantamento de dados. Esta pesquisa teve como foco analisar o nível de conhecimento, utilização, demanda e atributos que determinam a escolha dos agentes químicos ou biológicos por parte dos fornecedores de cana-de-açúcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)   pdf (300.8 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com