TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Por:   •  14/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

LISTA DE EXRCÍCIOS

Curso: Agronomia - 8ª Fase - Integral - 2016/2

Professor: José Martins dos Santos

Componente Curricular: GCS011 - Meio ambiente, economia e sociedade

Aluno: Geraldo Santiago de Oliveira Santos

Conteúdo de NP1

1. Em que consiste a crise ambiental? Demonstre os principais determinantes e como eles se manifestam no cotidiano. Dê alguns exemplos locais.

R: A crise ambiental se dá quando a extração de recursos ou a geração de dejetos é maior do que a capacidade do ecossistema de reproduzi-los ou recicla-los, ou seja, o predomínio da depredação e/ou poluição. O sistema econômico global é por si só um grande gerador de impactos ambientais, atua na área de geração de riqueza e consumo exacerbado imposto via mídia aos consumidores. A natureza é desconsiderada no sistema de produção uma vez que a produtora de bens de consumo a considera-a como fonte ilimitada de recursos. Um exemplo de crise ambiental em descaso com a natureza a poluição do rio Tigre por dejetos residenciais na cidade de Erechim.

2. Caracterize o sistema capitalista contemporâneo. Em seguida destaque os aspectos restritivos à sua expansão decorrentes da crise ambiental.

R: É um Modo de Produção definido pelas forças produtivas e pelas relações sociais de produção. As forças produtivas constituem os meios de produção e a tecnologia empregada, o que por sua vez, corresponde ao atual estágio de conhecimento técnico-científico. Já as relações sociais de produção compreendem as relações entre as duas principais classes: Burguesia X Proletariado. Os aspectos restritivos a esse modelo socioeconômico atual a sua expansão são: recursos naturais, poluição mundial, petróleo, alimentos e expectativa de vida irão frear ao logo do uso extensivo da natureza como fonte de produção levando ao colapso o sistema de produção

3. Descreva o fluxo asfixiante de consumo. Em seguida estabeleça a relação entre consumo, felicidade e meio ambiente.

R: Muitas vezes o consumo é associado a felicidade, mas embora esta relação seja também relacionada a qualidade de vida, não tem relação com a capacidade de consumo. Desta forma, o fluxo asfixiante de consumo se mostra vinculado a competitividade, a insegurança, a ansiedade e a alienação, e estas características são adquiridas desde a infância através de incentivos ao consumo por meio da propaganda, mídias e outros recursos. Isto faz com que sejam criadas falsas necessidades no consumidor, resultando no consumo desenfreado e desperdício.


Além disso, o fluxo asfixiante pode estar relacionado a solidão e a depressão, pois a cultura do consumo prega a adequação a este fluxo, e esta geralmente é atrelada a uma felicidade superficial que depende da capacidade de consumo de cada um, para assim, ter uma aceitação social e uma identidade padronizada aceitável. E, quanto ao desperdício, este interfere diretamente no meio ambiente, na extração desordenada de matérias primas e poluição resultante de processos industriais.

4. O que vem a ser FIB e quais são as suas dimensões? Em seguida dê seu parecer acerca desse conceito de felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com