TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 11

TRADE-OFF

Conceito:        É um processo de escolha entre grandes alternativas avaliando a questão custo x benefício.

É toda vez em que você tiver que tomar uma decisão, entre 02 grandes alternativas por exemplo:

        - Eu vou fabricar um determinado item

        Ou

        - Eu vou Contratar de terceiros

Esse tipo de opção você vai analisar pontos pró, pontos contra, algumas tem uma vantagem financeira, por exemplo eu mandar fazer fora pode ser que me saia mais barato, por outro lado eu fico vulnerável em relação aquele meu fornecedor, veja que sempre tem 02 lados.

Essa dúvida que você vai ter, vai fazer por uma escolha nós vamos chamar de TRADE-OFF e todo processo de gestão da produção e as decisões tomadas nessa área sempre são baseadas em grandes escolhas que nós vamos chamar de TRADE-OFF.

REDE DE OPERAÇÃO

Como é esse processo e como é que ocorre.

As redes de operação é quando você consegue sincronizar todo o conjunto de atividades que você exerce dentro da empresa e também as atividades que são executadas por terceiros.

Quando você consegue sincronizar todos esses processos, você consegue visualizar um sistema de produção integrado.

Para compreender melhor os processos internos, vamos olhar a seguir os processos de produção e veja como é que eles operam, como é que acontece no exemplo a seguir:

Processos de produção indústria automobilística:        A linha de montagem de um carro pode ser dividia em 03 etapas principais: a) o corte das chapas de aço que formam o esqueleto do automóvel, b) pintura da carcaça e c) encaixe dos componentes elétricos e mecânicos.

As linhas de montagem mundo a fora segue sempre essa ordem básica.

As industrias atuais com relação ao tempo de FORD está no nível de automação ou seja o uso cada vez mais de robôs na linha de montagem.

Houve duas grandes evoluções dentro do processo produtivo, causada por 02 grandes elementos:

        - Possibilidade de termos tecnologia, para ser aplicada dentro da linha de produção, com isso utilizar esses determinados recursos para obter determinados resultados.

        - Própria estrutura das empresas que começou a ser organizada de tal forma para que uma empresa acabasse auxiliando a outra.

AUTOMAÇÃO E ROBOTIZAÇÃO

        A consequência desse processo é você automatizar cada vez mais as atividades dentro da organização.

        Automação é tornar as coisas de forma automática, sem a necessidade de que alguém acione algum instrumento ou alguma ferramenta.

        Robotização é a utilização de determinados equipamentos, como robôs que fazem certas atividades de forma mecânica.

Exemplo:        Uma solda e uma série de outras atividades que nós pode verificar.

Dentro do processo produtivo a utilização dessas 02 ferramentas, permitem que nos ganhemos na escala de produção, maior flexibilidade porque determinados equipamentos podem ser rapidamente ajustados de um ponto a outro.

Quando utilizamos a robotização, você consegue ter uma precisão, uma maior qualidade daquilo que está sendo desenvolvido e o que está sendo produzido naquele momento. Principalmente pontos de solda com grande precisão ou determinados ajustes e muitas vezes são colocados robôs dentro das linhas de produção e atividades aonde as pessoas podem ser profundamente afetadas, principalmente na inalação de determinados tipos de solventes e coisas que ali são colocadas.

A utilização desses mecanismos nos trazem grandes benefícios.

PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM MASSA

Conceito:        São aqueles que produzem grande quantidade de bens com as mesmas características, podendo haver pequena quantidade de variações em seus produtos.

Melhor rendimento:        Menor nível de paralisação dentro da linha de produção, com isso é possível otimizar o custo, reduzir o custo e oferecer ao mercado um produto mais acessível.

Exemplo:        Ter um carro acessível o mais barato possível, significa o desenvolvimento desse negócio ou dessa atividade para o futuro.

A produção em massa tem como conceito, fabricar um conjunto muito grande produtos todos iguais sendo essa a ideia central. Porem dentro do conceito de produção em massa existem várias formas de produzir em função do produto ou seja já existem vários sistemas cujos processos de produção são diferenciados.

PROCESSO DE PRODUÇÃO CONTÍNUA

Conceito:        São aqueles realizados em grande escala ou grandes lotes. Originalmente todas as indústrias utilizavam este processo e à medida que forma adicionadas variações resultando em diferentes modelos, passou-se a manufaturar em lotes.

Tecnicamente todas as indústrias de uma forma geral, buscam a produção em massa porém nem todas conseguem fazer, nós vamos identificar que dentro desse mecanismo de produção em massa é em função do produto em função das características dos materiais que fazem o seu suprimento e por vezes até a forma de utilização dele ou como o consumidor vai fazer a sua aquisição.

Há necessidade de eu faça algumas alterações no processo e também para nos consigamos ter uma compreensão maior, começaram a surgir diversos tipos de modelos de produção em função da forma pela qual ele são processados.

SISTEMA DE PRODUÇÃO EMPURRADO

Conceito:        São aqueles em que a empresa manufatura o produto e o oferece ao mercado. Desta forma a orientação é do produtor ao consumidor e a empresa tem que decidir sobre a quantidade e realizar a produção.

O sistema de produção empurrada é o mais tradicional, qual foi a origem de todos os fatores eu primeiro fabricava o produto e depois ofertava ele ao mercado desde os tempos de FORD.

Na prática acontece que é uma tendência natural.

Exemplo:         eu tenho uma indústria vou fabricar esse produto e vou colocá-lo ao mercado.

A maior parte dos produtos que você ainda encontra são de uma forma geral todos empurrados.

Exemplo:        quando você chega no supermercado, nós vamos encontrar produtos prontos esperando serem adquiridos então são produtos que de certa forma são empurrados, não que você seja obrigado a comprar aquele produto mas estando ele disponível para sua compra, porque não teríamos a paciência de esperar uma panificadora assar o pão do jeito que você quer e você não ficaria aguardando aquele tempo todo, sendo mais prático você chegar ter o pão pronto e assado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com