TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Por:   •  28/11/2015  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

JACOBI, Pedro. "Meio ambiente e sustentabilidade"

Resenha

Pedro Jacobi é professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP. No texto "Meio ambiente e sustentabilidade" o autor aborda o desenvolvimento sustentável como uma alternativa positiva para diminuir ou sanar os problemas enfrentados pelo meio ambientes.

A concentração populacional desordenada e o crescimento urbano vêm promovendo uma cultura de deteriorização de qualidade de vida. É explícito o impacto que a sociedade vem causando ao meio ambiente. A crise ecológica que se configura no panorama socioambiental urge ser sanada, e com o propósito de mudar a realidade complexa encontrada decorrente da sociedade contemporânea surgem duas correntes de desenvolvimento sustentável.

A primeira corrente surgiu a partir de interesses econômicos por volta da década de 70. O objetivo desta era conseguir estabilizar juntamente a ecologia e a economia por meio de um congelamento da população global e do capital industrial. Já a segunda surgiu a partir das críticas de Estocolmo também na década de 70, tendo como fundamento a crise ambiental. Esta corrente enfoca o desenvolvimento sustentável, pois acredita que a partir deste pode-se garantir uma estruturação do meio ambiente.

A preocupação intensa com o desenvolvimento sustentável representa para a sociedade uma possibilidade de garantir mudanças sócio-políticas que sustentem as comunidades. A problemática da sustentabilidade assume uma função essencial na reflexão sobre as dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se evidenciam.

O conceito de desenvolvimento sustentável tratado no texto por Jacobi surge para enfrentar a crise ecológica. O ponto chave desta abordagem é que o tema é tratado de forma teórica de maneira que vêm atreladas as questões de ordem prática. Jacobi enfatiza a necessidade de inverter a tendência auto destrutiva da natureza pelo desenvolvimento sustentável.

Dentro da abordagem o autor cita outro estudo no âmbito da ecologia. Dentre estes, Jacobi enfatiza as cinco dimensões tratadas por Sanchs (1993): Sustentabilidade social, econômica, ecológica, espacial e cultural. Estas dimensões estão acopladas no entendimento do referido autor ao conceito então usado eco desenvolvimento. “[...] o ecodesenvolvimento, que propõe ações que explicitam a necessidade de tornar compatíveis a melhoria nos níveis de qualidade de vida e a preservação ambiental”. (JACOBI, p. 176).

O ecodesenvolviemento surge com o objetivo de apaziguar os processos dicotômicos ambientais e socioeconômicos. Esse problema que ainda hoje não foi solucionado ganhou uma nova ótica partindo da preocupação da sociedade em harmonizar o homem e o meio ambiente. De acordo o autor:

O fator diferenciador entre ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável reside a favor deste último quanto à sua dimensão globalizante, tanto desde o lado do questionamento dos problemas ambientais como desde a ótica das reações e soluções que são formuladas pela sociedade. (JACOBI, p. 178)

Um dos questionamentos que aparece no texto é com relação à superação das contradições e o poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com