TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de ensino de ciências biológicas e natureza

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia de ensino de ciências biológicas e natureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Fazendo uma reflexão sobre os conceitos da aprendizagem no ensino fundamental, percebe-use que precisa inovar suas formas de interagir entre professores e alunos, nas primeiras séries do ensino fundamental. Desta forma os alunos melhoram seu desenvolvimento e se interessam mais pelos estudos, também é de grande importância o estimulo dos pais das crianças, pois a família e inicio da formação de cada um de ambas as partes trabalham juntas facilitam mais o desenvolvimento dos alunos, jogos educativos, brincadeiras e outros são imprescindíveis para um bom desenvolvimento e nos conhecimentos.

Aprender brincando melhora o desenvolvimento da criança, brincadeiras educativas transformam o mundo das crianças, e traz a esperança de um futuro melhor. No inicio deste trabalho observei que as crianças gostam mais de brincadeiras onde elas possam tocar nos objetos como nas aulinhas de matemática os jogos de dados fazer contas com grãos de produtos.

Nas aulas de português as letrinhas recortadas onde elas podem montar palavras com o nome delas e dos seus coleguinhas de aula, etc. Educar brincando significa, educar mais e melhor a educação infantil é um conjunto, pois conseqüentemente e a escola que cabe a desenvolver um trabalho onde considera experiência de toda a comunidade escolar para a elaboração de um plano de trabalho.

A aprendizagem de forma integrada contribui para o desenvolvimento infantil da relação de se estar com os outros, é atitude básica de respeito e confiança, e uma das formas mais fáceis da criança ampliar os seus conhecimentos sobre a realidade social e cultural. Quando falamos de criança falamos do ser humano que é um sujeito histórico, nessa perspectiva de criar um espaço social para infância, a educação escolar se tornou um lugar reservado somente para elas. A criança deve desenvolver tarefas e atividades que favorecem o desenvolvimento sensorial- motor e emocional e social.

O relatório de estágio do ensino fundamental constituído por vários itens como análise e pesquisa com professores e alunos da escola estagiada, é feito bservações das atividades são aplicadas través de plano de aula. E desta forma se constrói o relatório, este estágio tem como objetivo buscar desenvolver e melhorar as formas de aprendizagem para que facilite o entendimento do aluno no momento que o professor passar as atividades, É fundamental e muito importante que o estagiário se aprofunde em busca conhecimentos sobre o ensino fundamental, por que é a partir daí que o aluno começa construir seu mundo dentro da sociedade, e para que enriqueça seu profissionalismo e tenha um boa formação como pedagogo. Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas observações e leituras de livros,

2 DESENVOLVIMENTO

A avaliação é um elemento muito importante no processo de ensino e aprendizagem, pois é através dela que se consegue fazer uma análise dos conteúdos trabalhados tratados na unidade temática. A avaliação reflete sobre o nível do trabalho do professor como do aluno, deve ser utilizado como um instrumento de dados sobre o aproveitamento dos alunos. Também determina a assimilação dos conceitos de normas que, ajudam o professor a melhorar a sua metodologia de trabalho, também ajuda os alunos a desenvolverem a auto confiança na aprendizagem.

“De acordo com Libâneo (2008, p.200), a avaliação escolar é uma parte integrada do processo de ensino-aprendizagem, e não uma etapa isolada. Há uma exigência de que esteja concatenada com os objetivos-conteúdos-metódos expressos no plano de ensino e desenvolvidos no decorrer das aulas.” (PG 185).

Este autor explica sobre a avaliação educacional como trabalhar em uma tarefa didática, como professor, pois deve acompanhar todos os passos do processo de ensino aprendizagem. Com para como vão sendo obtidos dentro da sala de aula no decorrer do trabalho o professor e os alunos, conforme os objetivos propostos, sendo isto trazem dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias.

O ato de avaliar faz parte da história do ser humano, de transformar sonhos em realidades, pois em nosso dia-a-dia sempre estaremos enfrentando situações, no planejamento de ensino fundamental vem trazendo decisão para professores sobre atuação concreta, no cotidiano pedagógico, envolvendo ações entre professores e alunos.

A educação hoje em dia vem, por ser considerada a merecer maior atenção das autoridades, legisladores e educadores, pois é uma preocupação que acompanha a maioria das pessoas, pois a avaliação faz parte da vida.

O objetivo do presente livro que explica a metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza, busco a entender na significação das palavras, saber o conhecimento é buscar o que nos ensina a palavra, as explicações no contexto da formação de professores e justificá-la mais no interesse desse estudo.

2.1 IDENTIFICAÇAO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado na Escola Municipal Básica Santo Antônio número 127 no período de 24 a 28 de março de 2014 a escola está localizada na Rua Santa Luzia localizada no Bairro Santo Antônio de Irani Santa Catarina com o CEP: 89.680-000 telefone-3432-20906 representada pela diretora Q uélen J. De Abreu de Ávila com o e- mail: eebisalultelles@cda.sdr.sc.gov.br Com horário de funcionamento das 07h30min as11: 30 à Educação infantil das13h00 as17h00 Ensino fundamental tempo integral os níveis etapas ou modalidades de atendimentos educação infantil, e anos iniciais do ensino fundamental. O núcleo possui 120 alunos deste total quatro são alunos inclusos que necessita de cuidados especiais, A turma foi à segunda série do ensino fundamental.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Os métodos e conceitos da instituição nos passam um sentimento de segurança, percebe-se que os alunos se sentem bem no ambiente da escola em que estuda, a instituição possui profissionais bem formados nas áreas que eles atuam e nos mostram com clareza que os conhecimentos pedagógicos não só significa interagir, mas nos mostra que é necessário que se faça trabalho de mediação intervindo profundamente nos conceitos referentes aos conhecimentos.

Buscar incansavelmente desenvolver trabalhos nos aspectos sociais para aumentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com