TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição E Esporte

Ensaios: Nutrição E Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

A atividade física sempre existiu na história da humanidade. Estudos antropológicos e evidências históricas relatam a existência desta prática desde a cultura pré-histórica, como um componente integral da expressão religiosa, social e cultural. (JAMA 1996.)

Atualmente, o exercício físico é uma necessidade absoluta para o homem, pois com o desenvolvimento científico e tecnológico advindo da revolução industrial e da revolução tecnológica, pela qual passamos nos deparamos com elevado nível de estresse, ansiedade e sedentarismo que compromete a saúde de boa parte das populações de países desenvolvidos e em desenvolvimento. (JAMA, 1996.)

Durante muitos anos, a periodização de treinamento tradicional era realizada dividindo-se todo o programa sazonal em períodos menores de treinamentos de múltiplas habilidades atléticas. Assim, a combinação entre a evolução do esporte e da Ciência do Esporte contribuiu para o acúmulo de uma quantidade enorme de conhecimento, evidências e tecnologias de treinamento. (Matveyev, 1981.)

As demandas energéticas de cada fase do planejamento do treinamento desportivo seja ele no modelo tradicional ou em blocos para atletas ou praticantes de atividade física são diferenciadas e estabelecidas de acordo com a orientação da carga do treinamento são: intensidade, duração, volume e frequência de cada sessão de treinamento (Andreia Naves et al. 2014). (BALLOR, 1988)

Para a aplicação da nutrição ao tipo de treinamento que o atleta está realizando com o objetivo de potencializar a desempenho; além de conhecer como o treinamento é programado, é de suma importância conhecer as demandas energéticas de cada sessão de treinamento em relação à carga empregada. (Zakarov A, 2003)

A compreensão do papel de cada macronutriente no metabolismo energético se torna crucial para aprimorar a interação entre a ingestão e o armazenamento e o desempenho nos exercícios. A qualidade e a mistura dos macronutrientes na dieta diária afetam profundamente a capacidade de realizar exercícios, a resposta ao treinamento e a saúde global. (Zakarov A, 2003)

O corpo humano extrai continuamente a energia dos nutrientes e a utiliza para executar uma quantidade considerável de energia para a ação muscular durante a atividade física, porém o corpo também gasta energia para exercer suas funções metabólicas em repouso. A transferência de energia ocorre graças a milhares de complexas reações químicas que utilizam uma mistura balanceada de macro e micronutrientes assim como um suprimento e utilização contínuos de oxigênio. O termo aeróbio descreve reações energéticas que necessitam de oxigênio. Em contrapartida, as reações químicas anaeróbicas geram energia rapidamente e por curtos períodos de tempo sem a utilização de oxigênio. A transferência rápida de energia anaeróbia mantém um alto padrão de desempenho nos esforços máximos de curta duração. (Zakarov A, 2003)

Para que os músculos exerçam sua função eles necessitam de energia, a qual é liberada pelo desdobramento das moléculas de ATP (trifosfato de adenosina) nas próprias células dos músculos esqueléticos. O suprimento de ATP nas células musculares é obtido através da ressíntese de ATP, com a intervenção de três sistemas: via fosfogênica ou anaeróbio alático, glicólise anaeróbica ou anaeróbia lática e sistema aeróbio ou fosforilação oxidativa. Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com