TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aluno “Docente”:Possibidades e Desafios do Estágio

Por:   •  13/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades reflexivas- unidade 1- O Aluno “Docente”:Possibidades e Desafios do estágio

com a leitura do material didático e pesquisa em vídeos e artigos relacionados ao tema, é possível entender a importância da prática do estágio curricular para alunos de licenciatura e as dificuldades enfrentadas por eles. Durante a rotina de estágio podemos analisar melhor a rotina didática da equipe acadêmica (professores, administração, conselho pedagógico) e poder dizer que esse conjunto e indispensável para a resolução de dificuldades enfrentadas por professores de ciências na atuação profissional.

O que foi visto em metodologias de ensino em ciências, vão além das paredes da sala de aula, o ensino deve ser abordado de forma dinâmica e ampla, buscando manifestar a curiosidade do aluno em desenvolvimento nas pesquisas, levando em quanta as duvidas e questionamentos, para que professores possam direcionar os mesmos para experiências e metodologias que proporcionem alternativas de aprendizagem, despertando no aluno o interesse de construir o próprio conhecimento com auxílio do professor.

O professor de ciências tem como objetivo desenvolver no aluno o desejo pela pesquisa, desenvolver a curiosidade e auxiliar para que os alunos obtenham compreensão da matéria através de metodologias para facilitar a compreensão sobre o que lhe é ensinado, utilizando recursos ofertados pelas instituições.

No decorrer do estágio observei que muitos do que se aprende na graduação não se resume ao ver na prática e muitas vezes são esses um dos motivos que levam alguns profissionais da área ficarem desanimados e muitas vezes desistirem da pratica de ensino. Porem são desafios que devemos enfrenta para melhoria na educação.

O profissional deve se manter motivado e atualizado sempre buscando uma melhoria. Ser professor não é uma tarefa fácil, tanto pelas limitações enfrentadas nas instituições de ensino quanto na interação entre professor-aluno, podendo ser observado que infelizmente a classe estudantil não estão interessados em aprender, muitos alunos acham que o tempo passado dentro da sala de aula é apenas um tempo que eles são obrigados a cumprir o que torna ainda mais difícil a tarefa do professor em passar o conteúdo ainda mais difícil. Assim só dificulta o professor de da uma aula mais dinâmica para ter a interação do aluno, o professor enfrenta grande dificuldade em relacionar medidas de aprendizagem aos alunos com aas apresentadas pelos conteúdos curriculares, presentes nos objetivos de ensino, as vezes não dispondo de materiais necessários, para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.

Algumas variáveis que tornam o processo da implantação do ensino de ciências que estão descritas nos parâmetros Curriculares Nacionais

(PCNs) se destacam: a formação do profissional da educação, incluindo graduação, funcionamento da instituição de ensino as condições de trabalho, praticas educativas adotadas por professores. As ações dos professores podem atuar como barreira em relação diretrizes do PCNs, podendo ser aceitas, repelidas ou ainda adaptadas á pedagógica. Podemos considerar três grupos de desafios enfrentados na formação de professores.

Podemos considerar três grupos de desafios enfrentados na formação de professores de ciências, sendo o primeiro grupo: as condições de trabalho e finalidades de ensino, que a borda a má remuneração de professores, a jornada de excessivo de trabalho, a precariedade na estrutura escolar (material didático, biblioteca e laboratórios) e a influência negativa na preparação de conteúdo pedagógico, pois os professores de ciências acabam preparando curriculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com