TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumo Consciente

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

Consumo consciente

Na sociedade contemporânea, baseada nos princípios do sistema capitalista, o incentivo ao consumo é altíssimo, pois é um fator necessario para a manutenção da economia dentro desse modo de produção. Entretanto, extinguindo o hábito consumista, onde o cidadão compra diversos itens excessiva e desnecessariamente, e pensando antes de comprar, é possível consumir consientemente, evitando diversas consequencias negativas ao meio no qual vivemos.

De acordo com um relatório de uma ONG chamada Fundo Mundial para a Natureza (WWF), que busca a conservação e recuperação ambienteal, a população mundial está consumindo mais do que a Terra é capaz de repor, o que vem causando incontáveis danos ao meio ambiente. E com o passar dos anos, o consumo aumenta, e devido à exploração exarcerbada dos recursos naturais para geração de matéria-prima voltadas à fabricação de mais produtos, os danos ao meio ambiente tendem a aumentar também. Por consequencia, é notória a necessidade de uma drástica redução do consumismo, ou seja, cortes no consumo de produtos que não são necessários, a fim de prevenir consequencias irreversíveis ainda maiores ao meio, tais como o esgotamento de recursos renováveis, como a agua, a floresta e o solo, e os não-renvaveis como o petróleo.

Além disso, o consumidor deve se mostrar igualmente consiente na hora da compra. No modo de produção capitalista, as empresas só lucram e se fortalecem se seus produtos forem comprados, sendo o consumidor o responsável por determinar quais das empresas irão se consolidar no mercado. Logo, outra medida significativa dentro do cenário do atual sistema é a escolha seletiva da marca/empresa na hora de realizar a compra do produto. Ou seja, quando o cidadão for realizar uma compra deve escolher a empresa pautado na conduta ética e sócio-ambiental da mesma, e assim, irá fortalecer as empresas que contribuem com o desenvolvimento sustentável e podendo tirar do mercado empresas que não se preocupam em preservar o meio ambiente. E dessa mareira, podendo reverter a atual tendência de consumo superior à capidade de renovação da Terra.

Portanto, se torna evidente que com a população consumindo conscientemente, o meio ambiente seria conservado. Se torna, então, de extrema urgencia a necessidade de se buscar maneiras para conciliar o progresso econômico e a preservação dos recursos ambientais. E para a compreensão da importância deste modo de consumo por parte da sociedade é de grande relevância a criação de políticas públicas e palestras pautadas no consumo consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com