TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo Consciente Hélio Mattar

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS CCHSA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

Componente Curricular: Educação Ambiental.

Compreensão reflexiva sobre o texto Consumo Consciente

Hélio Mattar

  1. Baseado no texto de Hélio Mattar, o que significa consumo consciente?

Consumo consciente significa o consumo com consciência de seus impactos e que está voltado para a sustentabilidade da vida no planeta. O consumo consciente é o ato de adquirir e usar bens de consumo de forma que o mesmo seja de necessidade, e não para se sentir bem, ou porque a mídia está impondo.

  1. Como, para Mattar, a transformação de hábitos (para uma outra realidade poderá vir a partir do individuo?

A partir do momento em que as empresas se conscientizem que, para terem a sua sustentabilidade econômica que é de grande interesse da mesma, tem que haver uma troca com o planeta, e posteriormente uma conscientização do ser humano. A partir do momento em que se tem essa conscientização as pessoas passarão a consumir o necessário. Assim estarão contribuindo para uma vida melhor, menos consumo, e mais vida.

  1. Segundo o autor, porque as pessoas não estão felizes? Mostre esses sintomas no texto.

Porque elas não estão felizes com a própria vida. Trabalham muito para consumir muito, até mesmo sem ter a necessidade daquele consumo, a sobrecarga de trabalho e vida e o mundo, faz com que as pessoas sintam-se  em um ambiente competitivo e agressivo, levando a essa necessidade excessiva de consumo é como se, o consumo fosse de alguma forma preenchesse o ego, o bem estar, dai vem a frase “ trabalhei muito, então vou consumir porque mereço”. Muitas das vezes esse consumo é sem necessidade alguma, vai pro lixo sem antes mesmo ter sido utilizado, isso somente para seu “bem” estar e por cumpri uma meta do mundo competitivo.

  1. Qual é a importância da mídia para se conseguir um consumo consciente? Mostre através do texto essas ideias do autor.

A mídia tem uma grande importância, e eficiência que pode ajudar na conscientização do consumo. Mais para a mesma atingir uma grande massa de pessoas é preciso que haja uma linguagem que atinja qualquer publico, em qualquer classe social, como Hélio Mattar nos mostra. É preciso adaptar-se a uma linguagem global. Para isso o instituto Akatu faz um trabalho de capacitação de voluntários para que ele seja um multiplicador e um reeditor de informações que possam atingir um numero maior e assim mostrar a importância do consumo consciente.

  1. Após a compreensão do texto, você acredita que é uma pessoa consciente? Justifique sua resposta.

Não. Infelizmente ainda há um consumo sem a verdadeira necessidade, mais não de modo exagerado. Consumo mais de alimento, quanto a objetos, roupas, sapatos, bolsas, etc. só compro se houver mesmo a necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com