TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS DE ENSINAR CIÊNCIAS

Por:   •  7/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL

FSG

Joice Maria Chaves Oliveira

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Desafios de ensinar ciências

Lagoa Vermelha - RS

2020

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

E OS DESAFIOS DE ENSINAR CIÊNCIAS

 O estágio supervisionado com certeza irá ajudar o aluno a analisar e refletir sobre seu futuro ambiente de trabalho e sua futura profissão. Por tanto, o aluno de estágio precisa enfrentar a realidade munido das teorias que está aprendendo ao longo do curso, das reflexões que faz a partir da prática que observa, de experiências que viveu e que vive enquanto aluno, das concepções que carrega sobre o que é ensinar e aprender, além das habilidades que aprendeu a desenvolver ao longo do curso de licenciatura, no meu caso ciências biológicas. E o momento que temos para refletir sobre o ato de educar, principalmente de ensinar ciências pois com certeza ser professor de ciências e uma atividade desafiadora se não difícil, pois é a construção do conhecimento científicos.

 E o desenvolvimento tecnológico está crescendo em uma velocidade muito rápida o aluno está muitas vezes a frente do professor nesse aspecto, para isso o professor precisa do auxílio da escola para trabalhar com essa nova realidade. E preciso pesquisar, experimentar, pois atuamos com crianças dinâmicas e curiosas e precisamos levar essa curiosidade mais a frente, trazendo assim trabalhos mais práticos, experiências, outras formas além do caderno e o livro didático que embora seja o principal instrumento do professor, tem suas deficiências e limitações. O professor e os alunos devem fazer uso consciente e crítico do livro didático e de outras fontes de pesquisa como revistas, CD-ROM, DVD, programas educativos de televisão, jornais, internet, museus, laboratórios, exposições e feiras, dentre outros recursos paradidáticos, de forma planejada, sistemática e articulada a fim de melhorar o processo de ensino aprendizagem. Outro desafio que devemos destacar é a aproximação entre pesquisa em ensino de ciências de tal forma que a qualidade das pesquisas possa refletir de forma satisfatória na pratica docente, através da divulgação e debates dos resultados obtidos através das pesquisas e preciso tentar desenvolver a busca conjunta a aprendizagem coletiva, levando as ideias do aluno em consideração.

Rompendo com o que já propunha Freire (2002, p. 22) ao afirmar que “ensinar não é transferir conhecimentos”, mas estabelecer um processo de construção de saberes e de relações com o contexto vivido. Assim, o estágio supervisionado constitui-se em importante etapa na formação do futuro professor, conscientizando o a importância de seu futuro trabalho. O estagiário como vimos no, “ vídeo Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio”, ele deve avaliar-se permitindo verificar como está sendo o seu desempenho. Esse mecanismo de avaliação possibilita ainda a análise crítica da prática, a comparação com atividades realizadas anteriormente, o planejamento das próximas atividades, o reconhecimento e reparo dos erros cometidos e a escolha de novas estratégias de ensino em relação a determinados conteúdos, ensinando a analisar e refletir criticamente sua prática educativa e, ainda, com sua formação permanente para ensinar cada vez melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (551.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com