TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Formação matemática da professora polivalente :desafios de ensinar o que nem sempre aprendeu

Por:   •  14/2/2017  •  Resenha  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                                                   Rosiane Souza santos¹

    A formação matemática da professora polivalente :desafios de ensinar o que nem sempre aprendeu é tema do capítulo I do livro “a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender,” editado em 2009, escrito pelas autoras Adair Mendes Nacarato licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, com pós-doutorado em estudos biográficos pela UFRN, Brenda Leme da Silva Mengali licenciada em História pela Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista-SP (FESB) e em Matemática pela Universidade São Francisco (USF), Itatiba-SP e Cármen Lúcia Brancaglion Passos licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, com mestrado e doutorado na área de Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

     Este capitulo é divido em três partes que trazem reflexões  a cerca dos desafios enfrentados pelas professoras polivalentes de aprender e de ensinar matemática nas series iniciais,diante de uma formação deficitária em matemática. As autoras apresentam que nos últimos trinta anos  houve um intenso  movimento de reformas  curriculares para o ensino da matemática, em 1930 os currículos trouxeram  aspectos  inéditos em relação  ao  ensino de matemática, tendo como pontos positivos a inserção de  novos assuntos e uma visão ampliada,  no entanto a ênfase no ensino estava  em  conteúdos operacionais, nessa época a formação de professores para ensinar na educação infantil  e nas series iniciais era  o curso de habilitação em magistério, sendo que este curso não oferecia uma formação especifica em matemática para esses professores. Assim como o curso de magistério pouco contribui para a formação matemática das futuras professoras, os cursos de pedagogia mostravam- se também deficitários.A grade curricular do curso de pedagogia apresenta poucas disciplinas direcionadas ao conteúdo de matemática o que implica muitas vezes uma formação que não dar subsídios para esses professores compreenderem as abordagens de matemática apresentadas nos documentos curriculares.Houve no decorrer da história a preocupação com o ensino de matemática nas series inicias, no entanto há uma lacuna na formação dos professores o que contribui para um ensino de matemática reducionista a cálculos, já que não há como um professor ensinar o que não aprendeu.

      As reformas na LDB instituíram a formação  em nível superior dos professores das series iniciais e a elaboração dos PCNS. Após a publicação dos PCNS o MEC investiu na avaliação do livro didático, porém esse processo não garantiu a qualidade do ensino de matemática e nem a compreensão que a professora tem das propostas apresentadas. Devemos ser críticos e pensar na escolha do livro didático feito pela escola que muitas vezes está condicionada a fatores políticos. O livro didático é um recurso importante, todavia nos professores não podemos limitar nossa prática, e devemos buscar outros recursos didáticos para um ensino de matemática  que possibilite aos alunos uma aprendizagem significativa.

      As autoras tecem considerações sobre o processo de formação das alunas do curso de pedagogia enquanto estudantes da educação básica, e apresentam  as visões  que essas jovens têm sobre matemática. A partir dos relatos das futuras professoras, foi possível analisar que muitas relacionavam matemática com uma visão utilitária, outras têm uma visão reducionista de matemática relacionada a cálculos e operações. Os relatos das alunas de pedagogia dialogam  com a realidade atual  na qual  a matemática ainda é vista por  muitas pessoas   ligada a contagem de coisas no cotidiano, ou a apenas como  assuntos relacionadas as operações  e cálculos .Em uma sociedade matematizada como a nossa é direito do cidadão ser alfabetizado matematicamente, é necessário maiores investimentos na formação inicial desses professores, repensando o curso de pedagogia que abrange muitas disciplinas mais não aprofundam nesses conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com