TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DE ENSINAR E EDUCAR COM QUALIDADE

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO TABOÃO DA SERRA

CURSO PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: História Da Educação e da Pedagogia,

Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e

Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual,

Direitos Humanos.

.

MARIANA APARECIDA RA 2278641891

Os desafios de ensinar e educar com qualidade

NOME DO TUTOR: NELLY CARLA REIS BARROS

TABOÃO DA SERRA / SP

2017

INTRODUÇÃO

De acordo com o que foi observado no relato das professoras muitas acreditavam que, para alfabetizar as crianças, era necessária muita seriedade com propostas de atividades intensas diárias, inclusive com muita tarefa de casa. Outras professoras questionavam e afirmavam, incessantemente, que as crianças eram desligadas, que não tinham interesse, que embora com idade entre 6 e 8 anos, a todo tempo só queriam saber de internet, de aplicativos, independentemente de suas classes sociais. E, ainda, algumas professoras que relatavam que seus alunos só queriam brincar e ainda não haviam despertado para a alfabetização.

Nesse sentido, viu-se a necessidade de uma Formação para Professores, com foco Possibilidades de aprendizagem das crianças; o direito de brincar, e o uso das tecnologias na alfabetização.

Sabemos que toda criança para se alfabetizar terá que se interagir com outras pessoas, ter contato com muitos textos de diferentes gêneros disponíveis na sociedade e, principalmente, produzir seus próprios textos, exigindo uma escola mais comprometida com este entendimento, o que implica em práticas adequadas e de profissionais preparados, engajados, atualizados com as novas tecnologias para dar conta desta aprendizagem.

Nesta nova perspectiva já não é mais tarefa exclusiva de único professor, mas é compromisso de toda a escola e também da própria sociedade. O desafio é de que todos, em parceria, trabalhem juntos, produzindo didáticas de alfabetização que realmente ensinem e não permitam a criança ou o jovem sair da escola sem este conhecimento tão necessário para sua integração no mundo comandado pela linguagem.

No processo de alfabetização de turmas de 1º e 2º ano de Ensino Fundamental, a utilização da tecnologia pode tornar a aprendizagem significativa e prazerosa o uso dos computadores representa uma educação mais comprometida com a atualidade. Utilizar o computador na escola para aprender a ler e a escrever significa uma dupla inserção para alunos que, também, não tem acesso ao computador, isto é, estaremos introduzindo a criança no mundo letrado e, também, no mundo da informática.

O brincar está relacionado á criatividade, nesse sentido, todo sujeito precisa de atividades sem que possa ser criativo.

O lúdico aborda as ações do brincar e que estas podem ser organizadas por meio de jogo, brinquedo e da brincadeira. O jogo possibilita a construção do conhecimento. De acordo com Almeida (2004), enquanto a criança joga: estabelece metas; antecipa resultados; analisa possibilidades; constrói o saber, esses são alguns exemplos.

Segundo Kishimoto (2008), o lúdico na educação se justifica porque: é um recurso pedagógico; os jogos e as brincadeiras proporcionam a observação das habilidades e do interesse dos educandos.

Atualmente, existem muitos programas educativos (software educativo), visando facilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares.

As mudanças na educação dependem de educadores maduros intelectual e emocional e também de alunos curiosos e motivados facilita enormemente o processo

Atualmente, a educação nacional passa por um período confuso e contraditório. De um lado a tendência à produção em série, à rotina repetitiva sem reflexão; de outro o consenso de que é preciso ser inovador, gerando uma espécie de modismo.

Conforme Souza (2000):

Seria desejável que essa transição ocorresse de forma a ampliar as possibilidades de aprendizagem das crianças, incorporando novas metas, sem que para isso seja preciso desconsiderar formas de trabalho pedagógico apropriadas para cada faixa etária.

Dessa forma, novas políticas pedagógicas precisam ser criadas de maneira a permitir aos profissionais da educação um maior desenvolvimento de práticas educativas que estejam comprometidas com as novas formas de ser e agir, As TIC, modificam as práticas sociais e de maneira especial, as práticas educativas (Coll,2010), trazendo novos cenários e desafios na educação.

É nessa perspectiva que Candau (1997) diz que nos últimos anos tem sido muito enfatizado que a escola é o lócus ideal para a formação do professor, pois dessa forma se consegue que os professores possam refletir mais seriamente sobre suas práticas em sala de aula.

JUSTIFICATIVA:

A formação contínua de professores dos anos inicias torna-se consequência no que diz respeito a superação da fragmentação dos sistemas de graduação na formação docente.

Desta maneira a formação continuada têm a função de proporcionar ao professor a atualização com as mais recentes pesquisas sobre as didáticas das diversas áreas, além da reflexão sobre a prática. Este trabalho deverá ser organizado e acompanhado pelo coordenador pedagógico e supervisor, dentro das necessidades dos docentes

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) define no inciso I, Art. 61a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante capacitação em serviço. No inciso III,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com