TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  18/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ESTÁCIO DE SÁ POLO PRADO

CURSO DE BIOMEDICINA

______________________________________________

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

BELO HORIZONTE

JUNHO de 2022

_________________________________________________

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE BIOMEDICINA

Relatório apresentado à Disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Biomedicina, da Universidade Estácio de Sá, como exigência para aprovação da mesma.

Orientador: ________________________________________________________________________

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PRADO - BELO HORIZONTE

JUNHO 2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................pág.

2.  O Estágio Supervisionado.....................................................................................pág.

2.1. Breve histórico da Instituição................................................................................pág.

2.2. Localização............................................................................................................pág.

2.3. Descrição das Atividades diárias desenvolvidas no Estágio.................................pág.

2.3.1. Microagulhamento

2.3.2. Ledterapia

2.3.3. Jato de Plasma

2.3.4. Limpeza de pele

2.3.5. Ultrassom 3 mHz

2.3.6. Ultrassom Microfocado

2.3.7. Endermologia

2.3.8. Massagem

3. CONCLUSÃO.........................................................................................................pág.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................pág.

1. INTRODUÇÃO

A Organização Mundial de Saúde define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social (Misselbrook, D., 2014). Desde os primórdios que o bem-estar era valorizado por diversas culturas e civilizações, as mulheres sempre foram mais referidas, no que concerne a estética, do que os homens ao longo da história, devido à sua beleza lendária, ao fato de serem símbolo de fertilidade e de desejo por parte do homem. Cleópatra foi sem dúvida uma das mulheres mais cobiçadas da história e que se socorria de inúmeras técnicas de embelezamento: os banhos com leite de cabra e os óleos para a pele eram alguns deles. Também a maquiagem teve uma grande importância para a saúde e era sistematicamente usada por Cleópatra. A composição dos produtos de maquiagem protegia a pele dos efeitos do sol não favorecendo o seu envelhecimento precoce (Gonçalves, J. P., 2013). A evolução ao longo do tempo tem vindo a catapultar esta área para o dia a dia das populações, fazendo parte integrante das suas vidas. Cada vez mais assistimos a uma procura generalizada, seja nas faixas etárias, géneros, culturas ou classes sociais, dos serviços de Estética, Cosmética e Bem-estar.

Integrado no plano de estudos do Curso Técnico e Superior Profissional (CTeSP) em Estética, Cosmética e Bem-estar encontra-se a unidade curricular de Estágio que tem por finalidade garantir aos/às estudantes a possibilidade de contacto com locais de prática onde poderão desenvolver competências na área do curso. Neste curso, em particular, o Estágio visa a integração das áreas da estética/cosmética e do termalismo/SPA numa componente prática em que o(a) estudante é conduzido a aplicar os conhecimentos teóricos em contexto real de trabalho, desenvolvendo competências específicas do Técnico Superior Profissional de Estética, Cosmética e Bem-estar (TSP ECBE). Este Guia Orientador de Estágio tem como principal objetivo a compilação e clarificação dos pressupostos para o desenvolvimento de competências em Estágio. De um modo simples e claro, pretende-se dar a conhecer num primeiro capítulo os objetivos do curso e a sua estrutura curricular. Num segundo capítulo apresenta-se o regulamento de avaliação de conhecimentos dos CTeSP da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei), bem como algumas normas de realização desta unidade curricular. 1 Regulamento nº 878/2016, de 21/09 - Regulamento de Avaliação de Conhecimentos dos Cursos Técnicos Sup

2.  O Estágio Supervisionado.....................................................................................pág.

A estética é uma área de atuação profissional que evolui a cada dia e traz a formação de profissionais especializados com base científica nas aplicações e ações terapêuticas. Ao assistir indivíduos com disfunções do sistema tegumentar e linfático, há a possibilidade de melhoramento e de restauração de desvios estéticos (aparência) e da autoestima, com vistas à qualidade de vida dos usuários. Os tratamentos são tanto faciais como corporais, com aplicação externa. Cada caso avaliado é tratado de forma única, gerando bem estar ao indivíduo.

O Estágio é de natureza curricular pelo que deve refletir a atividade profissional sem descurar o processo de ensino e aprendizagem e apresenta como objetivo primordial a aprendizagem e o desenvolvimento de competências profissionais. No final do Estágio, o/a estagiário/a deverá ter adquirido conhecimentos relevantes que lhe permitam desenvolver funções profissionais na empresa/instituição de acolhimento. Pretende-se que, no decorrer do Estágio, o/a estudante atinja os objetivos gerais, específicos e transversais:

Objetivo Geral: Compreender e aplicar conceitos teóricos e práticos na área de atuação do TSP ECBE.

Objetivos Específicos: - Integrar conceitos aprendidos nas unidades curriculares precedentes. - Aplicar os conhecimentos teóricos previamente adquiridos em diferentes contextos profissionais. - Adequar a linguagem ao/à cliente/contexto profissional. - Treinar a análise crítico-reflexiva na tomada de decisão. - Aplicar princípios científicos, éticos e técnicos inerentes à sua função.

Objetivos Transversais: - Desenvolver a capacidade de planificação e gestão do tempo. - Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe. - Desenvolver capacidade para trabalhar autonomamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com