TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  14/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

O que é lactose?

Lactose é   um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e galactose. E ela quem proporciona o sabor levemente adocicado no leite. A enzima lactase é responsável por hidrolisar a lactose em glicose e galactose, que podem então ser absorvidas na corrente sanguínea e utilizadas para a produção de energia. Sem a enzima lactase suficiente no nosso organismo, a lactose se move através do intestino, provocando sintomas digestivos. A quantidade de lactose que irá causar sintomas digestivos vai depender de indivíduo para indivíduo, conforme a quantidade ingerida e o seu o grau de deficiência. Os produtos lácteos que contêm lactose são todos os tipos de leite de vaca, cabra, queijo, sorvete, manteiga e iogurte, existem também produtos que nem sempre informam que existe lactose em sua composição e por esse motivo é necessário ficar atento a esses nomes, proteínas do soro, caseína do leite, açúcar de leite, coalhada e nata como por exemplo.

Intolerância x Alergia

A intolerância a lactose é a falta de produção da enzima lactose, que gera a incapacidade de absorver a lactose presente no leite. A deficiência de lactase conduz à má-digestão de lactose e consequente intolerância, conforme a lactose não digerida passa pelo colón, é fermentada por bactérias, havendo produção de ácidos orgânicos, e gases, resultando em cólicas, dor e
diarreia. Existe hoje no mercado alimentos zero lactose, importante salientar que nestes produtos, apenas a lactose é retirada ou transformada em outras moléculas mais facilmente digeríveis. Todos os demais macro e micronutrientes do leite se mantêm intactos. Há também medicamentos que contém enzimas que hidrolisam a lactase e permitem a digestão, porém para fazer uso dessa enzima é necessário prescrição médica.

A intolerância é facilmente confundida com alergia a proteína do leite, a qual se trata de uma alergia alimentar.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (19.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com