TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.302 Palavras (26 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 26

Universidade Federal do Ceará

[pic 1]

Centro de Ciências

Departamento de Biologia

Disciplina: Imunologia

Estudo Dirigido referente ao conteúdo da 1ª. AP

Capítulos do Abbas: 7ª ed. 1, 2, 3, 4 e 12 (Sistema Complemento) ou 8ª ed 1, 2, 3, 4 e 13 (Sistema Complemento)

Orientações:

Para o melhor aproveitamento e aprendizagem, sugere-se que inicialmente você leia atentamente as questões do ED1 que estão separadas em blocos referentes aos capítulos. Então, você poderá utilizar as questões para direcionar melhor seus estudos.

Após leitura das questões, leia o conteúdo referente no capítulo do livro que está usando, faça anotações de sua leitura, marque termos da Imunologia, trabalhe com mapas conceituais ou procure a definição no glossário do livro. Indiquei uma bibliografia básica, mas você pode procurar o conteúdo em outras edições ou outros livros de Imunologia que tenha acesso. Escolha e se organize como for melhor para facilitar sua aprendizagem, mas lembre-se que estabelecer uma rotina de estudo é fundamental para aprendizagem.

Durante e após a leitura, se tiver dúvidas compartilhe no Fórum Permanente no SOLAR. Concilie a leitura do conteúdo de cada capítulo com as respostas às questões do ED1. O arquivo a ser entregue (anexado no sistema) pode ser digitado ou manuscrito. Caso você só tenha como dispositivo tecnológico o seu celular, uma sugestão é que baixe um App Cam Scanner (para escanear documentos e salvá-los em formato pdf) e um App para leitura de arquivos .pdf anotados (sugiro Acrobat Reader para Windows, Android, IOS; Foxit Reader para Linux). Dessa forma, para resolução das atividades, você pode fazer manuscrito e escanear no próprio smartphone. Após responder às perguntas, você deverá anexar o arquivo de respostas. Atente para o prazo final do portfólio. Essa atividade contará até 6 pontos da avaliação parcial 01, cada questão portanto valerá 0,176 pontos.

Atente para o prazo de entrega final e vá respondendo às questões ao longo das seis semanas. Bons estudos!

Questões referentes aos assuntos do Capítulo 01- Propriedades e Visão Geral das Respostas Imunes e do Capítulo 2: Células e Tecidos do Sistema Imunológico

  1. Qual o principal objetivo das respostas imunológicas? Quais as principais etapas seguidas pelo organismo que podem levar à defesa do mesmo?

R.: O principal objetivo das respostas imunológicas é prevenir as infecções do organismo e erradicar as infecções estabelecidas. O organismo começa a se defender após essas seguidas etapas: 1. Quando ocorre a entrada de um corpo estranho no organismo, ultrapassando a pele, os leucócitos são acionados, dando início a todo o processo do sistema imunológico. A defesa contra esses microrganismos é realizada por reações iniciais de imunidade inata, na qual os mecanismos de defesa celulares e bioquímicos, existentes antes da infecção, respondem rapidamente a esta, e mais tardiamente ocorre a imunidade adaptativa, onde há maior especificidade no combate a um antígeno.

  1. Diferencie a imunidade inata e a imunidade adaptativa em relação às suas características e componentes.

R.: Imunidade inata: 1. Possui diversidade limitada, codificada pela linhagem germinativa; 2. Tempo de resposta ocorre em questão de horas; 3. Tem baixa especificidade para moléculas compartilhadas por grupos de microrganismos relacionados e moléculas produzidas por células do hospedeiro lesionadas; 4. Não possui memória imunológica; 5. No caso de reinfecção, a resposta imunológica será idêntica a da primeira infecção.

Imunidade adaptativa: 1. Tem uma diversidade muito grande; 2. O tempo de resposta ocorre em alguns dias; 3. Possui alta especificidade para antígenos microbianos e não microbianos; 4. Possui memória imunológica; 5. Se houver uma reinfecção, a resposta imunológica será bem mais rápida do que quando comparada com a primeira infecção.

  1. Defina o que é imunidade ativa e imunidade passiva. Exemplifique cada um dos tipos de imunidade ativa (natural e artificial) e passiva (natural e artificial).

R.: Imunidade Ativa: a imunidade ativa é um dos tipos de imunidade adaptativa/adquirida que é induzida através da exposição do organismo a um antígeno estranho levando a ativação de linfócitos. Nesse tipo de imunidade, o indivíduo imunizado tem papel ativo na resposta ao antígeno. Essa imunidade pode ser adquirida de forma natural (indivíduo é infectado pelo vírus da dengue, mas após se recuperar possui anticorpos contra o vírus) ou artificial (indivíduo imunizado através de vacina contra o vírus da catapora).

Imunidade Passiva: a imunidade passiva é a imunização por meio da transferência de anticorpos específicos de um indivíduo imunizado para um não-imunizado. Um exemplo de imunidade passiva natural seria o da mãe transferindo anticorpos para o filho através da amamentação. Já um exemplo de imunidade passiva artificial, podemos usar como exemplo o uso de soros antiofídicos (possui anticorpos prontos).

  1. As características da imunidade são necessárias para que o sistema imune desempenhe as funções normais protetoras do hospedeiro e levam ao equilíbrio das respostas. Cite exemplos dessas características e seu papel no equilíbrio das respostas.

R.: 1. Especificidade e diversidade: garante que a resposta imune a um microrganismo seja direcionada especificamente a ele e não gere reações adversas. Já a diversidade permite que o sistema imune responda a uma grande variedade de antígenos.

  1. Memória: aumenta a habilidade no combate a infecções repetidas pelo mesmo organismo. Isso facilita a resposta imunológica e reduz em parte o gasto de energia para a defesa.

  1. Não reatividade ao próprio: previne a lesão ao hospedeiro durante as respostas aos antígenos estranhos. Dessa forma, o corpo garante o combate a infecção sem agredir a si mesmo.
  1. Defina a hipótese da seleção clonal.

R.: A hipótese da seleção clonal estabelece que a linhagem germinativa codifica muitos receptores de antígenos diferentes – um para cada determinante antigênico para o qual um indivíduo será capaz de montar uma resposta imune. Cada antígeno seleciona um clone preexistente de linfócitos específicos e estimula a proliferação e diferenciação daquele clone.

Essa hipótese possui quatro princípios básicos:

- Cada linfócito carrega um único tipo de receptor com uma especificidade única.

- A interação entre uma molécula estranha e um receptor de linfócito capaz de se ligar a esta molécula com alta afinidade leva à ativação do linfócito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (574.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com